A.J. Barroso “A exclusividade com a Sage é uma vantagem”

António Barroso, fundador da A.J. Barroso Informática, com sede em Valpaços, acredita que a funcionalidade Arquivo Digital para o Sage for Accountants “transforma significativamente a relação do gabinete com o seu Cliente, quer no armazenamento, quer na gestão e partilha de qualquer documento digital de forma rápida, simples e segura.”

A A.J. Barroso Informática iniciou a sua atividade em 2003, em Valpaços. Na altura, como recorda o seu fundador e diretor-geral, António Barroso, “era apenas mais uma loja de retalho para a venda de equipamento informático.” No entanto, António Barroso identificou de imediato uma oportunidade de negócio, porque a oferta local era praticamente inexistente, sempre com uma estratégia que passaria o mais rápido possível por procurar Clientes empresariais.

E assim foi. Nos primeiros três anos, o crescimento da A.J. Barroso e o seu alargamento a outros segmentos de mercado determinaram a mudança natural para o negócio B2B, refletindo-se o core business atual em sistemas de informação de pequena e média complexidade no setor das PME e instituições públicas regionais, designadamente Autarquias, Instituições de Ensino e Associações.

Tal como aconteceu com inúmeras outras empresas pelo país, a A.J. Barroso apostou na Sage ainda… antes da Sage! O primeiro software de gestão que a empresa comercializou foi o Gespos, para a gestão comercial, e o Gesrest, para a Restauração, ambos produzidos pela Escripóvoa [que, em 2006, foi adquirida pela Sage], tornando-se a empresa, ‘por inerência’, um Parceiro Sage com acesso a todo o portfolio de produtos da marca. A aposta nas soluções Sage revelou-se acertada desde o início. António Barroso recorda que “fomos verificando que a procura pelos produtos da Sage era considerável, bem como a visibilidade que a marca à data já exibia, o que nos permitia uma abordagem mais segura a potenciais Clientes”.

 

Forte crescimento no segmento dos gabinetes de contabilidade

Hoje, o Sage 50cloud Faturação e Loja configuram a quase totalidade da base instalada nos Clientes da A.J. Barroso, algo que se prende com o perfil das empresas da região, essencialmente micro e pequenas empresas na área do retalho, pequena indústria e serviços. No entanto, “nos últimos três anos, temos feito uma forte aposta nos gabinetes de contabilidade com o Sage For Accountants, o que nos permitiu aumentar substancialmente nosso portefólio de Clientes no setor dos contabilistas”, afirma António Barroso. Com estas soluções, conseguimos endereçar globalmente as necessidades dos nossos Clientes, quer com add-ons, quer através de desenvolvimento em parceria com outras empresas Parceiras da Sage.”

A A.J. Barroso aposta na exclusividade da oferta com Sage mas, longe desta ser uma opção limitativa, António Barroso considera que “constitui uma vantagem, uma vez que não nos limita na oferta ao mesmo tempo que nos permite ter uma equipa técnica com competências elevadas nos diversos produtos Sage.”

 

Aposta no arquivo digital e adesão ao Sage Digital Partners

Um produto em que a empresa tem apostado para os seus Clientes tem sido a solução do arquivo digital. “O arquivo digital é a efetiva aposta na transformação digital e na digitalização de processos dos gabinetes de contabilidade. A integração total desse serviço com o Sage For Accountants transforma significativamente a relação do gabinete com o seu Cliente, quer no armazenamento, quer na gestão e partilha de qualquer documento digital de forma rápida, simples e segura.”, refere António Barroso.

De resto, a transformação digital tem sido também uma aposta da própria A.J. Barroso, de que é exemplo a adesão ao programa Sage Digital Partners que se tornou uma alavanca fundamental da sua estratégica de marketing. “O programa Sage Digital Partners é uma importante ferramenta na divulgação, quer da integração dos últimos avanços tecnológicos nos produtos Sage, quer da nossa proposta de valor, reforçando a nossa visibilidade junto dos nossos Clientes”, reconhece Antonio Barroso.

Quanto ao futuro, o responsável pela A.J. Barroso diz que “é difícil apontar um caminho, tantas são as áreas em transformação”, sendo, porém, claro para si que, “à medida que as equipas de gestão dos nossos Clientes são reforçadas com profissionais com cada vez mais competências, acreditamos que a procura por soluções mais sofisticadas irá naturalmente aumentar. Como potencial de negócio, apostaria na migração definitiva para a cloud, uma vez que em Portugal a adoção da tecnologia ainda está consideravelmente abaixo do mercado europeu”, vaticina.

 

Saiba mais sobre a A.J. Barroso Informática aqui