A.J.Maias: “O Sage X3 permite a rastreabilidade na gestão do chão de fábrica”

A A.J.Maias, sedeada em Águeda, é atualmente a terceira montadora de bicicletas a nível europeu. Conheça a história de sucesso desta empresa que se apoiou na solução Sage X3, implementada pelo Parceiro widepartner, para rastreabilizar toda a produção e logística.

A A.J.Maias, S.A., fundada em 1965, é uma empresa que se dedica à conceção, produção e comercialização de componentes para a indústria nacional e internacional de ciclismo, sendo atualmente a terceira maior montadora de bicicletas a nível europeu. Produz desde bicicletas para crianças, citadinas, elétricas e de estrada para mercados como Portugal, Espanha, França, Itália, China, Brasil, Finlândia e Rússia. 

Implantada em Águeda, no coração do “Portugal Bike Vallue”, a A.J.Maias emprega cerca de 180 colaboradores e fabrica cerca de 395 mil bicicletas por ano. A unidade industrial ocupa uma área coberta total de mais de 10.000 metros quadrados, tem uma capacidade de pintura de 500 quadros por hora e de montagem de mais de 2000 bicicletas por dia. 

Com o aumento das solicitações, a A.J.Maias confiou no Parceiro Sage widepartner para o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, como a solução Sage X3, que lhe permitiu obter perceções fiáveis sobre custos, desempenho das etapas do seu negócio ajustadas às preferências e ao fluxo de trabalho da empresa numa plataforma cloud, segura e com acesso móvel aos dados.

 

O desafio

Para dar resposta às exigências do setor e dos seus Clientes, a A.J.Maias precisava de uma solução unificada que acompanhasse o aumento dos pedidos de encomendas e que permitisse fazer uma rastreabilidade completa das bicicletas, assim como a do seu processo de logística complexa. “Todos os dias a informática está mais intrínseca ao próprio processo e linhas de montagem, como tal, temos que ter um software que acompanhe o nosso crescimento. A solução Sage X3 é uma ferramenta necessária para conseguirmos ter a rastreabilidade na gestão do chão de fábrica”, diz o administrador Luís Santiago.

 

O Parceiro

A escolha da widepartner como Parceiro tecnológico, baseou-se por ser uma equipa com referências e experiência no setor da indústria, além da sua ampla capacidade na integração da solução Sage X3, adaptada aos desafios dos negócios dos seus Clientes. “A relação com a equipa widepartner tem sido fantástica, a comunicação é muito fácil e consegue-se fazer de forma simples e aberta, isso leva-nos a resultados mais rápidos. Temos vindo a pedir vários desenvolvimentos ao mesmo tempo e, ainda assim, a equipa da widepartner tem conseguido dar resposta”, diz Rui Tavares, Diretor Geral da A.J.Maias

 

Razões para a seleção do Sage X3

  • Pela captação de dados fidedignos em tempo real (identificação da máquina, tempos, materiais usados/consumos, funcionário, etc.;);
  • Pela centralização de dados na gestão de stocks;
  • Pela capacidade de rastreabilidade completa do produto e dos seus componentes (desde a entrada da ordem de encomenda, criação de ordem de fabrico, etc.) 
  • Pela tecnologia envolvida na solução Sage X3, como sendo uma plataforma web 100% online;
  • Pela capacidade do ERP integrar com soluções verticais especializadas no seu setor, como a solução de Mobilidade e de Chão de Fábrica da widepartner;
  • Pela agilidade oferecida pelo software Sage X3 nos fluxos de produção.

 

Com a solução Sage X3, a A.J.Maias consegue acompanhar todas as etapas de produção das bicicletas sem falhas na comunicação entre os vários departamentos, de modo a responder aos pedidos do mercado e prever cenários exigentes para a sua tomada de decisões.

 

 

Logo_AJMaias

Saiba mais sobre a A.J.Maias aqui.

Case study widepartner aqui.