Webinar sustentabilidade e impacto social

A Sage University comemorou o seu 3º aniversário de forma solidária, reforçando o compromisso da Sage com a concretização da sua estratégia de sustentabilidade!

A Sage University e a Sage Foundation, em parceria com a Ashoka, realizaram um webinar dedicado aos temas da sustentabilidade e do impacto social.

É inegável a importância de podermos ter as mesmas oportunidades de prosperar, contudo, nem sempre isso se verifica! Há barreiras como a discriminação, a pobreza, o (não) acesso à educação e à tecnologia, entre outras, que impedem a igualdade de oportunidades. A par disto, a crise climática pode exacerbar estes desafios, acrescentando muitas vezes um impacto desproporcionado sobre as comunidades menos capazes de se adaptarem e de reagirem rapidamente.

 

Os pilares da nossa estratégia de sustentabilidade

Já ouviu falar de conceitos como “Consumo sustentável” e “Consumo responsável”? O consumo sustentável era uma tendência antes da eclosão da situação pandémica, enquanto o consumo responsável se tem apresentado como a tendência atual. O principal catalisador desta mudança tem sido a digitalização massiva, que tem potenciado uma tomada de decisão mais informada por parte dos consumidores. Esta alteração começa a impactar mais profundamente as empresas que não estejam em sintonia com as preferências dos seus clientes, aumentando a necessidade de estarem alinhadas a essas expetativas se quiserem prosperar.

A sociedade como um todo está já a fortalecer a sua preocupação com a pegada ambiental e com os materiais utilizados nos produtos adquiridos, com as condições de trabalho oferecidas pelas empresas e com o abraçar da inclusão social e diversidade que as empresas demonstram. O consumidor exige cada vez mais informações sobre a forma como as empresas gerem as questões relacionadas com a sustentabilidade. O consumidor tal como o conhecíamos, está em vias de extinção, dando lugar a um cidadão com um perfil mais preocupado com o que compra e com a sustentabilidade das empresas com as quais interage. Os negócios que não forem empáticos com esta realidade, poderão, num curto espaço de tempo, ficar obsoletos e extinguir-se.

Movidas por pilares comuns e basilares, a Sage University e a Sage Foundation juntaram-se à Ashoka para conseguirem partilhar de forma aberta e simplificada como é que as políticas de ESG* podem contribuir como catalisador do desenvolvimento das empresas, sem descurar a proteção do planeta, a diversidade, a inclusão e a equidade corporativa, assim como as boas práticas de governança, ética e integridade na relação com todos os stakeholders. Estas políticas, devem ser uma prioridade para empresas realmente comprometidas com as comunidades onde estão inseridas, no momento de fazer investimentos mais responsáveis.

 

Webinar: Ser sustentável é estar mais à frente

No dia 23 de maio, teve lugar um webinar com o mote “Ser sustentável é estar mais à frente”, onde foram abordadas as estratégias de inovação social e sustentabilidade e as oportunidades que estas representam para as empresas.

Contamos com a participação de Celmira Macedo, fundadora da metodologia EKUI, Ashoka fellow portuguesa e eleita Empreendedora Social Ashoka, em 2021. A Celmira falou-nos de temas como a equidade, o conhecimento para todos, a universalidade e a inclusão numa sociedade que não “deixa ninguém para trás”.

Contamos também com a intervenção de Rosa Ricucci, da Ashoka, entidade social que constrói e cultiva   uma comunidade de líderes de mudança. A Rosa, falou-nos sobre a construção dos programas da Ashoka, recorrendo a um trabalho de “equipa de equipas”, com o investimento nas pessoas e nas práticas de empreendedorismo colaborativo, algo necessário num mundo em que todos podemos ser agentes de transformação social positiva.

Relembramos ainda o nosso Sage Foundation Partner Program, através do qual a rede de parceiros Sage pode fortalecer as suas políticas de sustentabilidade e voluntariado utilizando a Sage Foundation como alavanca. Todos os parceiros aderentes terão à disposição um apoio personalizado, que os ajudará a iniciar ou amplificar os programas que já possuem, a conectá-los aos eventos da Sage Foundation ou a criar eventos personalizados para as suas empresas. Aproveitamos para convidar todos os nossos parceiros a se juntarem nós nesta causa!

Se tiver interesse em rever todos estes temas poderá assistir à gravação deste webinar e aceder às respetivas apresentações. Esperamos que estes conteúdos contribuam para um impulso positivo na sua estratégia de sustentabilidade, permitindo-lhe ir ao encontro das expetativas do novo perfil de consumidor e acelerando o seu negócio!


A equipa Sage University


*
O conceito ESG integra as palavras Environmental (Ambiente), Social (Social) e Governance (Governança Corporativa/ Empresarial)