Teatro da Comuna celebra 50 anos

A Comuna – Teatro de Pesquisa comemora meio século de existência com a estreia de Fausto, de Johann Wolfgang von Goethe, considerada uma das maiores obras da literatura alemã. A peça está em cena até 19 de junho. 

A peça “Fausto”, com direção artística e encenação de João Mota, é inspirada na versão mais famosa da lenda de Fausto, de Johann Wolfgang von Goethe, considerada uma das maiores obras da literatura alemã. Adaptada a partir da versão em prosa, do autor francês Gérard de Nerval, que foi elogiada pelo próprio Goethe, a peça retrata a trágica história do Doutor Fausto, homem das ciências que, desiludido com o conhecimento do seu tempo, se deixa dominar pela paixão, ambição e sede do conhecimento, vendendo a alma ao Diabo (Mefistófeles), com o qual celebra um contrato assinado com o seu próprio sangue. O pacto, como é suposto suceder nas tragédias, corre mal e culmina em morte, castigo e amor impossível. 

Segundo João Mota, a peça Fausto marca o regresso da companhia ao teatro de pesquisa e à experimentação dramática que marca o trabalho desenvolvido pela Comuna ao longo de cinco décadas. Rogério Vale e Carlos Paulo, ambos no papel de Fausto, Ana Lúcia Palminha, em Margarida, e Hugo Franco, como Mefistófeles, são as principais figuras do elenco.

 

Os 50 anos da companhia de teatro

A aventura da Comuna – Teatro de Pesquisa começou nos anos 70, quando João Mota regressou a Portugal com vontade de ensinar, depois de ter estado vários anos a aprender com o mestre Peter Brook, no Centro Internacional de Pesquisa Teatral, em Paris. Pioneira do conceito de teatro-laboratório em Portugal, a companhia foi fundada em Maio de 1972 por um grupo de atores (Carlos Paulo, João Mota, Manuela de Freitas, Francisco Pestana e Melim Teixeira), sendo membro fundador da Convenção Teatral Europeia. 

O nome foi escolhido pelos ouvintes de um programa da Rádio Renascença, na tentativa de fazer uma homenagem à Comuna de Paris e aos ideais da Revolução Francesa, “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”. O objetivo dos fundadores era trabalhar como um verdadeiro coletivo, em que todos os atores fossem simultaneamente criadores. “Queríamos fazer um teatro que partisse do ator e não só do texto, num constante trabalho de experimentação”.

Em 50 anos de existência, a Comuna realizou cerca de 150 produções, participou em mais de 55 festivais internacionais, de 19 países diferentes e, em Portugal, atuou em 86 localidades e participou em mais de 100 festivais de teatro. Pelos seus palcos passaram mais de uma centena de atores, dramaturgos e encenadores, alguns formados na Comuna e que são hoje nomes de referência do teatro português. Por estas razões, João Mota, foi condecorado pelo Presidente da República no âmbito das celebrações dos 50 anos, que incluíram a exibição de um documentário sobre a intensa atividade da companhia, com depoimentos, entre outros, de de figuras incontornáveis do teatro como Peter Brook, Manuela Couto, Álvaro Correia, Almeno Gonçalves, Cucha Carvalheiro e Ruy de Carvalho.

 

Fausto
Local: A Comuna, (Praça de Espanha, Lisboa)
Horários: quarta às 19h00, de 5ª a sábado às 21h00 e ao domingo às 16h00 (até 19 de junho).
Reservas: 21722 1770; [email protected]