5 perguntas a Rafael Fernandes

Queremos que conheça melhor os colaboradores que tornam possível o sucesso do Sage Partner Program (SPP). Rafael Fernandes descreve em que consiste o seu trabalho como Partner Account Manager de um conjunto de Parceiros do segmento Financials e destaca a importância das Sage Partner Sessions. “Com a retoma à normalidade é muito importante que estejamos mais próximos do nosso canal de Parceiros”, justifica.

 

Há quanto tempo trabalha na Sage? Pode descrever-nos as suas funções?

Entrei na Sage em 2018, através da referenciação de um colaborador (programa de referenciação Sage). Atualmente sou Partner Account Manager de um conjunto de Parceiros do segmento Financials. O principal objetivo como Partner Account Manager é garantir uma maior proximidade entre a Sage e os nossos Parceiros, e encontrar soluções para os desafios que estão a enfrentar, para atingir o objetivo e o seu potencial máximo. Através das mais diversificadas estratégias da Sage, potenciamos o desenvolvimento e crescimento de negócios, bem como a captação de novos Clientes, através das propostas de valor apresentadas que correspondem às mais exigentes necessidades do mercado. E, essencialmente, apoiamos os nossos Parceiros no crescimento das suas empresas.

 

Que feedback sobre o Sage Partner Program (SPP) tem recebido por parte dos Parceiros?

O Sage Partner Program (SPP) espelha a estratégia de negócio da Sage e é uma peça essencial no nosso modelo de negócio. Sendo os Parceiros a alavanca mais importante na comercialização e divulgação da marca Sage em Portugal, oferece uma estrutura de apoio ao negócio e define todas as vantagens e obrigações de ambas as partes.

Genericamente os Parceiros que trabalham em particular com o mercado dos profissionais de Contabilidade, valorizam a transparência, estabilidade e ambição que o SPP propõe.  É por isso uma ferramenta que os parceiros valorizam, contribuindo ao longo do ano com sugestões tornando o Sage Partner Program cada vez mais ajustado ao esforço e ao reconhecimento de cada Parceiro.

 

Como avalia a importância das Sage Partners Sessions, agora trimestrais, para o sucesso do SPP?

Com a retoma à normalidade, é muito importante que estejamos mais próximos do nosso canal de Parceiros. Esta série de eventos, são uma oportunidade única de reforçar a nossa relação e de traçarmos juntos um caminho de crescimento, assente na resposta às necessidades dos nossos Clientes que sofreram mudanças profundas ao longo do último ano em consequência da Covid-19. Cada uma das sessões pretende reforçar e dar ferramentas para ajudar os Parceiros na transformação num SaaS Partner de Sucesso:

  • Ser Digital – hoje mais do que nunca é fundamental estar online, estar visível num mercado digital e gerar oportunidades de negócio através da presença digital;
  • Ser Especialista – num mercado cada vez mais global, é fundamental distinguirmo-nos e posicionarmo-nos de acordo com a nossa especialidade seja na tecnologia, no setor de atividade, ou no know-how específico. Acima de tudo é importante sermos diferenciadores;
  • Ser Colaborativo – esta é de facto uma das grandes forças do ecossistema de Parceiros, a sua dimensão e know-how, sinergias que podem ser estabelecidas, quer entre o ecossistema interno, quer com entidades externas que aumentem o valor da nossa oferta;
  • Ser Conquistador – Talvez a força mais importante, que passa por ter, ou desenvolver, um perfil orientado à angariação de novos negócios – o chamado Hunter.

 

Segundo um estudo recente da Sage 81% das PME espera regressar aos níveis de rentabilidade pré-pandemia. São números que surpreendem pela positiva?

Sim, demonstra ser um cenário bastante animador, embora existam obstáculos a ser ultrapassados.


O mesmo estudo refere que o aumento dos custos e a falta de apoios públicos são os principais obstáculos. Crê que é uma visão comum aos Parceiros Sage?

Sim, temos ainda um grande grupo de Parceiros que operam sozinhos, tem uma estrutura empresarial em desenvolvimento e necessitam deste tipo de apoio para a estabilização da empresa e deste contributo para o crescimento e sucesso dos seus negócios.

  


Rafael Fernandes

  • Cargo: Partner Account Manager
  • Local: Lisboa
  • Experiência profissional: Professor 3º Ciclo Ensino Básico , Sales Representative ; Comercial
  • Formação: Licenciatura em Artes Plásticas
  • Hobbies: Cinema 
  • Citação/frase inspiradora: “As melhores conquistas da vida são as mais difíceis” Sigmund Freud
  • Contacto[email protected]