A ARCO Lisboa celebra o seu 5.º Aniversário

A feira de arte contemporânea internacional celebra a sua quinta edição em formato presencial na Cordoaria Nacional. Participam 61 galerias de 12 países.

A ARCO Lisboa, a feira de arte contemporânea internacional produzida pela IFEMA Madrid e pela Câmara Municipal de Lisboa, celebra a sua quinta edição, de 19 e 22 de maio, na Cordoaria Nacional. Durante quatro dias, Lisboa será novamente um dos centros artísticos e culturais mais atrativos e interessantes da Europa, com a participação de galerias, artistas, colecionadores, curadores e outras instituições culturais, museus e projetos artísticos. 

A feira conta com a participação de 61 galerias de 12 países. O eixo principal, o Programa Geral, é composto por uma seleção 42 galerias. Algumas delas são estreantes, caso de Elvira González, Galeria 111, Galería de las Misiones, Heinrich Ehrhardt, Rosa Santos ou as austríacas Lukas Feichtner Galerie e Zeller Van Almsick, que assim se juntam a galerias de renome como as nacionais Cristina Guerra Contemporary Art, Fernando Santos, Pedro Cera, Pedro Oliveira, Vera Cortês ou as provenientes de outros países como Alarcón Criado, Greengrassi, Helga de Alvear, Juana de Aizpuru, Krinzinger e Leandro Navarro.

 

Opening Lisboa dá visibilidade às galerias mais jovens

Como já é habitual, a ARCOlisboa também dá visibilidade às galerias mais jovens que, pelo seu recente trajeto ou pelas novidades que trazem ao contexto português, apresentam propostas interessantes permitindo descobrir novos criadores. Nesta linha, através da secção Opening Lisboa, cuja seleção foi feita por Chus Martínez e Luiza Teixeira de Freitas, a feira será um espaço onde será possível explorar 11 galerias como Double V, Fran Reus, Lehmann + Silva, Silvestre, Verve, o ATM e Intersticio, as quais participam pela primeira vez.

O programa África em Foco, volta a centrar-se na investigação da arte contemporânea do continente africano, sendo formado por oito galerias selecionadas pela curadora Paula Nascimento. Inclui espaços do Uganda – Afriart Gallery -, Moçambique – Arte De Gema -, África do Sul – Everard Read-, Angola – Movart-, assim como de França – Gallery 193. 

A ArtsLibris também volta a formar parte da ARCOlisboa, contando com o seu espaço especializado em publicações de artistas, livros dedicados à fotografia, ao pensamento contemporâneo, a autoedição e publicações digitais. Por fim, o Fórum ARCOlisboa, tem na prática artística um dos principais eixos desses debates, nos quais serão abordadas outras questões atuais como a relação entre a arte e os NFT’s.

 

Art week com um programa cultural paralelo

A ARCOlisboa converteu-se desde a sua primeira edição numa verdadeira art week. Em articulação com as principais instituições de arte locais será elaborado um programa cultural paralelo à feira inclui inaugurações e visitas a exposições e coleções privadas, inaugurações e outros eventos.

De referir, por último, que em simultâneo com a feira na Cordoaria, a ARCOlisboa irá realizar-se também em formato online, a partir do dia 13 de Maio, permitindo assim o acesso remoto aos conteúdos, através de representações das galerias na plataforma ARCO E-XHIBITIONS disponível no website da ARCOlisboa.

ARCO Lisboa
19 e 22 de maio
Cordoaria Nacional (Lisboa)
https://www.ifema.es/pt/arco-lisboa

 

Agenda Maio: 10 sugestões