Como é que a Blockchain e o ERP ajudam a Novéal (Grupo L’oréal) a informar os consumidores?

Wandrille Renard, Diretor da Cadeia de Abastecimento da Novéal, e Adrien Geraldes, Gestor de Aplicações, explicam como a integração do Sage X3 foi a melhor resposta ao desafio lançado pela empresa-mãe.

A Novéal é a filial de química verde e biotecnologia do Grupo L’Oréal, o gigante da indústria cosmética. Numa ótica de transparência, o Grupo pretende tornar a composição e as fases de produção dos produtos La Roche Posay totalmente visíveis para o consumidor final, o que pressupõe alimentar uma blockchain. 

Para desenvolver e fabricar a composição dos cosméticos a partir da investigação do grupo L’Oréal, a Novéal emprega 240 pessoas nas três fábricas que possui em França. Wandrille Renard, Diretor da Cadeia de Abastecimento da Novéal, propõe uma visita guiada a essas fábricas. “Temos instalações perto de Roissy, onde implementámos os nossos serviços de apoio e o nosso departamento de Investigação & Desenvolvimento. A nossa segunda fábrica, especializada em biotecnologias, está localizada em Tours. É onde fabricamos plâncton para a Biotherm, referências para a La Roche Posay e desenvolvemos células de rosas para a marca Lancôme. Finalmente, a nossa terceira e principal unidade de produção, situada perto de Pau, produz composições para cosméticos a partir da química verde e emprega 140 colaboradores”.

Durante cerca de vinte anos, a Novéal trabalhou com o software AS 400, “Esta configuração tinha demasiadas limitações. E essas limitações têm obviamente aumentado ao longo dos anos. Já não podíamos tirar partido das últimas tecnologias. O golpe de misericórdia aconteceu com um novo projeto que o Grupo queria implementar. E, claro, também houve pressão por parte dos utilizadores”, conta Adrien Geraldes, Gestor de Aplicações da Novéal.

 

Sage X3, porta de entrada para a blockchain

Para escolher o sistema ERP capaz de gerir os principais negócios da empresa, a Novéal baseou-se num caderno de encargos muito completo. “O nosso projeto incluía a compra, distribuição, fabrico e controlo de gestão. A comunicação de anomalias, que é muito importante para nós, também fez parte do âmbito da consulta”, explica Wandrille Renard.

O Sage X3 foi eleito por unanimidade por atingir todos os objetivos. “Proposto por Kardol, o Sage X3 tinha a capacidade de nos oferecer novas funcionalidades, interfaces, EDIs e mobilidade, além de funções e características standard totalmente adaptadas à indústria química, tais como um sistema de pesagem central. A cereja no topo do bolo é que a ergonomia da solução convenceu imediatamente todos os utilizadores.

O SageX3 é utilizado por todos os colaboradores Novéal. Adrien Geraldes salienta que é essencial que todos tenham acesso ao ERP porque “a comunicação de incidentes constitui uma parte fundamental do nosso sistema de qualidade. Os planos de correção são implementados assim que um alerta é recebido e o mais perto possível do terreno.”

A adoção imediata do Sage X3, inclusive por aqueles que não estão envolvidos nas TI, como os operadores de produção, deve-se ao facto de o ERP estar disponível em modo móvel. “Os colaboradores da cadeia de fornecimento, da produção e logística estão equipados com terminais móveis de ecrã táctil. Isto permite-lhes digitalizar códigos de barras para comunicar as suas operações”, acrescenta.

 

A blockchain para uma rastreabilidade total pelos consumidores

A integração do Sage X3 foi o pré-requisito para o cumprimento do desafio da rastreabilidade em toda a linha. “No âmbito de um projeto de rastreabilidade do ponto de vista do consumidor, precisamos de prestar informações para que todos possam aceder à cadeia completa de rastreabilidade dos nossos produtos através de um Código QR“, continua Adrien Geraldes.

Para alcançar esse resultado, a L’Oréal adotou a blockchain da IBM, uma cadeia ligada a todos os fornecedores que contribuem para o fabrico dos produtos La Roche Posay, o que inclui obviamente, a Novéal e o seu Sage X3 ERP, que enviará informações com regularidade. “Assim, quando ler o código QR de um bálsamo reparador La Roche Posay, o consumidor poderá conhecer a data de entrega na loja ou farmácia, e até mesmo rastrear a data de controlo de qualidade por altura da embalagem, ou verificar a validação do processo de fabrico na nossa fábrica de biotecnologia em Tours.”

Tendo assumido recentemente o cargo de Gestor da Cadeia de Abastecimento após ter acompanhado o projeto de integração do Sage X3 na vertente empresarial, Wandrille Renard conclui, salientando a importância de reduzir o esforço dos utilizadores. “Este projeto de blockchain requer um grande rigor na inserção de informação. Os operadores devem ser capazes de declarar facilmente os produtos em produção e as ordens de produção devem ser corretamente introduzidas no sistema. O Sage X3 também nos proporciona essa funcionalidade”, justifica.

 

Ashley Hindsman
Especialista em Médias Empresas, pagamentos e processamento de salários

 

Artigo publicado originalmente em Blog Sage Advice.