Sage One, uma oportunidade ou uma ameaça?

O Sage One é uma oportunidade de negócio a valorizar. Aconselhamos os nossos Parceiros a apostar neste nicho de mercado, com vista à oportunidade futura de evolução, em particular para o Sage 50cloud.

O Sage One é uma oportunidade ou uma ameaça? Para contextualizar a resposta a esta questão, considero essencial iniciar este artigo com outras interrogações:


Qual é a importância da angariação de novos Clientes?

O empreendedorismo é a base do crescimento sustentável de qualquer organização e reside numa competência que é a capacidade de gerar valor, identificando os problemas,  procurando as oportunidades e ajustando-se à constante mudança – das expetativas, motivações e necessidades do consumidor; das politicas socioeconómicas, legais e fiscais, entre muitas outras. As empresas que querem crescer têm de ser empreendedoras e para tal, é fundamental terem a angariação de novos Clientes como um dos seus objetivos de foco, se não o mais importante.
   

Devemos ser cuidados e/ou criteriosos face aos diversos perfis de Clientes?

Dentro do que é a missão e objetivos da organização deve estar bem delineado quais os perfis de Clientes que queremos impactar e desenvolver a nossa proposta de valor direcionada. No entanto, surgindo oportunidades, elas devem ser avaliadas de forma pormenorizada antes de serem descartadas. Dando um exemplo, de algumas marcas de veículos de luxo em que hoje, disponibilizam no seu portfolio veículos citadinos, tendo ajustado a sua oferta à mudança do mercado que procura um veículo mais fáceis de estacionar, mais ecológicos, mas mantendo o conforto.
   

O Sage One é então uma oportunidade ou uma ameaça??

Uma oportunidade, porque das mais de 700.000 empresas ativas em Portugal, um número significativo ainda processa a faturação de forma manual ou procura soluções de faturação simples e com mobilidade. É precisamente nestes dois nichos que se encaixa na perfeição o Sage One. Algumas das maiores empresas nacionais e mundiais nasceram de start-ups, com a ambição de um crescimento sustentável, mas no que respeita ao sistema de faturação, é usual o início de atividade apoiar-se em soluções de faturação com bom rácio custo-benefício. É natural que à medida que vão crescendo, estas start-ups se vão adaptando aos novos desafios impulsionados pelo crescimento e procurando suporte à decisão em soluções de faturação com maior capacidade de gerir e organizar stocks, aumentar a capacidade de proposta de valor ao Cliente, uma solução de maior interação, conetividade com Clientes, mas também com os contabilistas, entre outras. Como tal, um potencial Cliente que procure uma solução de faturação simples, intuitiva, que cumpra com a expetativa e cujo custo seja razoável, a que se proponha o Sage One, não vai necessariamente estagnar. Deve ser visto como potencial de evolução e uma excelente oportunidade de acompanhar o Cliente desde o nascimento ao seu crescimento.  Concretizando, um novo cliente de Sage One assim que é conquistado, passa imediatamente a “potencial” de upsell para a Sage 50cloud, Sage 100cloud e até Sage X3.

 

Ao mesmo tempo é uma ameaça, para a concorrência dado que o nicho de Clientes especifico de Sage One procura rapidez no arranque de trabalhos, uma solução de faturação que direcione o Cliente ao processo, sem necessidade de formação inicial e com apoio especializado rápido e diretivo. O Sage One que mantem um alto nível de satisfação de cliente – Net Promoter score (NPS) de +45,8 – tendo a experiência na utilização como a caraterística mais valorizada, seguido dos serviços ao cliente, da qualidade e fiabilidade do produto, do preço e da satisfação com a marca.

 

Alguns pontos adicionais que reforçam o Sage One como oportunidade de negócio para os nossos Parceiros:
  • Alargar o portfolio de soluções Sage, desde o Cliente mais pequeno ao de maior dimensão – Promove uma relação duradoura com o cliente, transformando-se no melhor parceiro de negócio para o cliente, sendo aquele que suporta e acompanha o crescimento do seu negócio.
  • Aumentar o número de Clientes Sage e usufruir dos benefícios assentes no Sage Partner Program (SPP).
  • Criar redes de referenciação – O Sage One, pelas suas características, é uma solução de fácil referenciação, abrindo uma janela de oportunidade escalável. Por exemplo, permite que a entidade presente em todas as empresas, desde o seu nascimento, operacionalidade e encerramento, que é o Contabilista, referenciar aos seus Clientes o Sage One para faturarem, podendo o Contabilista, através da plataforma do Sage One Toc recolher atempadamente toda a informação que necessita, sem necessidade de deslocações e perdas de tempo, tal como a faturação, consulta de orçamentos, faturas enviadas e vendas realizadas. O Contabilista pode também usar o Sage One para faturar pelos seus Clientes.
  • Tornar-se mais competitivo face a concorrência direta neste segmento – fortalecer a capacidade de fecho de negócio com novos clientes, mas também na retenção de parque ativo.
  • O Sage One como “anzol” para a angariação de novos clientes que no curto, médio e longo prazo se transformarão em potencial de upsell para o Sage 50cloud, Sage 100c e Sage X3.

 

Algumas dicas quanto à oferta Sage, que podem apoiar os nossos Parceiros na estratégia e operacionalização de captação de novos Clientes:

  • O Sage One consta da Tabela de Preços e no Sage Partners Program (SPP);
  • O Sage Accountants Club, potencia a referenciação através dos seus membros Contabilistas, sendo o Sage One um excelente “anzol”;
  • O nível Premium do Sage for Accountants engloba na sua proposta de valor a oferta de empresas Sage One para que o Contabilista possa usar para faturar ou ceder ao seu cliente (excluem-se aqui licenças a clientes Sage)

 

A título de conclusão, o Sage One é uma oportunidade de negócio a valorizar, aconselhando os nossos Parceiros a apostar neste nicho de mercado, com vista à oportunidade futura de evolução, em particular para o Sage 50cloud. A acompanharem as tendências de mercado na aposta numa solução native cloud e a criarem uma relação de confiança e proximidade com os clientes, desde o primeiro passo, permitindo-lhe uma experiência de simplicidade, apoio e superação de expetativas. A aposta no Sage One permite também alargar a presença de mercado do Parceiro na sua zona geográfica, impactando um maior número de potenciais Clientes e permitindo-se ser escalável e mais abrangente.  


“Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem.”, por Maquiavel

“Aprendi que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.”, por William Shakespeare

 

Paula Teixeira
Sales Manager Sage