World Press Photo 2021

Já pode visitar a maior exposição de fotojornalismo do Mundo: o World Press Photo. A edição de 2021, inaugurada a 15 de setembro, realiza-se pela primeira vez num espaço ao ar livre, o Parque dos Poetas, em Oeiras. O fotojornalista português Nuno André Ferreira, de 41 anos, é um dos premiados.

Criado em 1955, o concurso World Press Photo premeia, anualmente, fotografias sobre as grandes questões da atualidade que marcam a agenda das sociedades em todo o mundo. As obras premiadas da 64.ª edição da exposição estarão patentes no Parque dos Poetas em Oeiras, até ao dia 15 de outubro, de segunda a domingo, com entrada gratuita. Aos sábados, das 15h30 às 17h30, o público pode, além da visita à exposição, participar em rallies de fotografia com fotojornalistas de renome. 

Neste ano, o concurso recebeu 4.315 candidaturas de 130 países, dos quais 44 fotográfos de 28 países viram os seus trabalhos premiados. O júri, presidido por NayanTara Gurung Kakshapati, foi formado por 28 profissionais que selecionaram as melhores fotografias e histórias de 2020. “Num ano sem precedentes, marcado pela pandemia e pelos protestos por justiça social em todo o mundo, os vencedores partilharam uma diversidade de interpretações e de perspetivas referentes a essas e a outras questões urgentes, como a crise climática, os direitos das pessoas trans e os conflitos territoriais”, refere a organização.

 

Os vencedores da edição 2021

O júri selecionou a fotografia de Mads Nissen, The First Embrace, como a Fotografia do Ano da World Press Photo e Habibi, de Antonio Faccilongo, como a História do Ano da World Press Photo. O júri também elegeu os vencedores em oito categorias de prémios: Problemas contemporâneos, Notícias gerais, Ambiente, Projetos de longo prazo, Natureza, Spot News, Desporto e Retratos. O fotojornalista português Nuno André Ferreira, de 41 anos, é um dos premiados do World Press Photo 2021. A fotografia tem como pano de fundo as chamas, que se alastram no topo de um monte, e apanha, de perto, um bebé dentro de um carro, com um olhar curioso face à objetiva do repórter fotográfico.

 


World Press Photo 2021
Data: 15 de setembro a 15 de Outubro
Local: Parque dos Poetas, Oeiras
Horários: de segunda a domingo, das 9 horas às 23 horas (de 15 a 30 de setembro – horário de verão) e das 10 horas às 20 horas (de 1 a 15 de outubro – horário de inverno)
Web: https://www.worldpressphoto.org/calendar/2021/oeiras-portugal