SmartDigit: “A transformação digital já é irreversível”

A SmartDigit atua nas áreas de Outsourcing e desenvolvimento de add-ons, sobretudo para produtos Sage, de quem são Parceiros. O CEO, Ion Gustiuc, anuncia o lançamento de um novo produto destinado a ajudar as empresas na transformação digital.

 

Quais as principais áreas de atuação da SmartDigit, nacional e internacionalmente?

A SmartDigit atua, principalmente, nas áreas de Outsourcing IT, no que respeita a Infraestruturas, Consultoria e Helpdesk, e no desenvolvimento de produtos próprios, que vão ao encontro das necessidades dos clientes. Além disso, desenvolvemos add-ons, para Clientes nossos e de Parceiros que utilizam produtos de faturação Sage.

 

São Parceiros Sage. Como funciona esta parceria e quais as mais-valias para quem opta por este software? Que problemas este software se propõe solucionar?

Somos Parceiros desde a fundação da empresa. Trabalhamos especificamente duas linhas de software – Sage 50cloud e Sage X3. O Sage 50cloud posiciona-se como líder nacional de software para retalho em geral e pequenas e médias empresas, com cerca de 35 mil clientes a nível nacional, e o Sage X3 está vocacionado para a área de indústria ou grandes empresas. Quando existem algumas limitações, a SmartDigit ultrapassa-as com o desenvolvimento de add-ons à medida do Cliente ou projeto em questão.

 

A SmartDigit contribui também para o desenvolvimento de software, nomeadamente através de “add-ons”. De que se trata, exatamente?

No fundo, trata-se de pequenas aplicações 100 por cento integradas com soluções de faturação Sage, que complementam o software com diversas funcionalidades que este não tem por base, assim satisfazendo não apenas as necessidades dos nossos Clientes, como de todo o universo de Clientes dos nossos Parceiros. Da lista atual dos add-ons disponíveis, destaco a SmartAPI, que permite a integração com outros softwares, como o Navision, SAP, Salesforce, Redicom, Bitrix24, entre outros. 

Além disso, destaco também SmartWMS, que é um software de mobilidade e picking, rico de funcionalidades para várias áreas da empresa, desde administração, equipas de vendas, logística, lojas, armazéns…O SmartShop permite a integração avançada com plataformas de e-commerce (Magento, WordPress, Shopify, Prestashop), no caso do Shopify, é um dos conectores mais versáteis e rápidos do mercado.

 

É possível desenvolver soluções personalizadas?

Sim, temos equipas de Consultoria e desenvolvimento de soluções para ambientes Web, Desktop e Mobile. É das áreas onde temos tido bastante crescimento nos últimos anos. Também temos soluções desenvolvidas à medida para clientes dos nossos parceiros, nomeadamente soluções de EDI, DropShipment e armazéns logísticos.

 

Como lidam as empresas nacionais lidam com a questão da transformação digital, desde a chegada da pandemia e do distanciamento social?

No caso da SmartDigit, bem como dos nossos Clientes, estávamos preparados para que cerca de 97% da operação pudesse ser feita em teletrabalho, visto já ter este conceito anteriormente adaptado, tal como toda a parte tecnológica e de infraestruturas preparadas para esta necessidade. Assim, a transição foi fácil e tranquila. Penso que houve mais dificuldade psicológica, por parte das pessoas, em saber lidar com a impossibilidade de conviver com os colegas em ambiente laboral. 

Todavia, acredito que houve muito investimento na área de mobilidade, como penso que, para muitas empresas e respetivos colaboradores, o teletrabalho abriu a possibilidade de mudar o paradigma de trabalho, adaptando-o a uma forma mais flexível de trabalho, conseguindo dedicar mais tempo à família, sem afetar a produtividade. Penso que estamos num caminho irreversível de transformação digital para as empresas, que todos os dias têm de acompanhar a evolução e a transformação, com investimentos contínuos. Caso contrário, vão ser simplesmente excluídas.

 

Quais os objetivos a atingir, de futuro?

Estamos a preparar o lançamento de um produto nosso, alojado no AWS em forma de comercialização SAAS, que já está, de momento, a ser testado em alguns dos nossos clientes, de forma a ajudar à transformação digital das empresas. Este produto – o NIKI24 – está direcionado para Intranet e B2B de uma ou mais empresas a partir de um único local incluindo aplicações móveis. Para alem disso, este é composto por vários módulos e abrange todas as áreas da empresa, desde automação das compras, vendas, financeira, gestão de equipas e recursos humanos, frotas e logística, KPI e dashboards.

Antes, um empresário tinha de adquirir vários softwares diferentes, para conseguir monitorizar os diferentes aspetos da sua empresa. E nenhum deles tinha, depois, ligação entre si. O que fizemos foi criar um software que permita aos empresários monitorizar o estado do seu negócio, em todas as áreas – fazendo ligação com fornecedores, clientes, parceiros e outras aplicações externas em muitos casos – através de uma única ferramenta digital. Esperamos que, com este lançamento, nos seja possível crescer, aumentando a equipa e a faturação. Relativamente ao software Sage 50c, iremos lançar uma solução de caixas self-service pioneira no mercado. Com este produto pretendemos agilizar o processo de venda, permitindo às pessoas evitar as filas de espera.

 

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Entrevista publicada originalmente na Valor Magazine