5 perguntas a Cláudia Gomes
Queremos que conheça melhor os colaboradores que tornam possível o sucesso do Sage Partner Program. Nesta entrevista, Cláudia Gomes, Channel Marketing Manager, explica em que consiste a iniciativa Digital Partners, a grande aposta em termos de marketing neste ano fiscal e recorda a importância do programa de co-marketing, na qual a Sage apoia até 50% as iniciativas dos Parceiros em ações de Marketing Digital.
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Há quanto tempo trabalha na Sage? Pode descrever-nos a sua função?
Ingressei na Sage há 12 anos, e na realidade as minhas funções têm vindo a ser de alguma forma variadas, se bem que sempre relacionadas com a área de marketing. A minha primeira função foi de responsável de Comunicação Interna, tendo, alguns anos mais tarde, desempenhado funções na equipa de Marketing & Communication na Sage, assim como uma experiência de 2 anos na equipa internacional de Marketing, onde desempenhei funções de Operational Marketing Enterprise Market Europe.
Atualmente, e desde Outubro de 2017, as minhas funções estão integradas na equipa de Field Marketing da Sage, como Channel Marketing Manager, com o principal objetivo de apoiar os nossos Parceiros no crescimento de seus negócios, compartilhando as ferramentas e estratégias da Sage que podem contribuir para o seu sucesso (tais como informar e partilhar com os nossos Parceiros, os Programas, Iniciativas, materiais e campanhas de marketing, assim como criar e desenvolver projetos que os apoiem nas suas próprias iniciativas de marketing e geração de negócio).
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Que feedback sobre o SPP tem recebido, em particular no que se refere à Sage Partnews, totalmente dedicada aos Parceiros?
Um dos maiores desafios na minha função de Channel Marketing na Sage passa pela otimização da comunicação com o nosso canal de Parceiros, uma vez que temos um Canal de cerca de 700 Parceiros com formas de aceder e interesses na comunicação muito diferenciados. Hoje em dia sabemos cada vez melhor que o excesso de comunicação, ou a comunicação indiferenciada são fatores para o enorme insucesso da comunicação. Portanto, o nosso maior desafio é conseguir fazer chegar da forma correta, atempada e apelativa a informação e iniciativas aos nossos Parceiros, de forma a que possa apoiar o seu negócio, a não criar entropia, e conseguir ser um facilitador.
A Sage Partnews, assim como a dinamização das áreas de marketing no Portal mySage, fazem parte desta estratégia de ir cada vez mais ao encontro do que os nossos Parceiros necessitam, disponibilizando materiais de marketing atualizados e personalizáveis, assim como notícias, informações, entrevistas, eventos, testemunhos, em que podem também participar e que poderão apoiar o crescimento do seu negócio.
Também o Sage Partner Program, quer em termos de programa, quer em termos de pontos de contacto com os Parceiros é algo a destacar, uma vez que muitas vezes deparamo-nos com algumas dúvidas acerca do programa. Nomeadamente dos benefícios que traz aos nossos Parceiros, e que tentamos comunicar cada vez mais regularmente, para que possamos ter um ecossistema informado e alinhado com a nossa estratégia, numa parceria win win.
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A Sage acaba de lançar o Programa Digital Partners. Em que consiste esta iniciativa e quais as principais vantagens para os Parceiros?
A iniciativa Digital Partners é a grande aposta no nosso canal de Parceiros em termos de marketing, este ano fiscal. Sabemos que, embora muitos dos nossos Parceiros já trabalhem e invistam na sua presença online de forma mais regular e profissionalizada, há já algum tempo, outros têm vindo a fazer esse caminho de uma forma mais gradual. O facto é que com a pandemia COVID-19 o próprio funcionamento do mercado alterou, de forma muito rápida, a necessidade da transformação digital dos negócios e das empresas. O comportamento de compra mudou, e os negócios devem necessariamente reinventar-se e seguir esta tendência com vista a serem cada vez mais bem-sucedidos.
Foi isso que fizemos: quisemos, mais uma vez, estar ao lado dos nossos Parceiros nesta transformação e criar um projeto “chave na mão” em que possibilitamos que tenham um website online, não só com a informação Sage completamente atualizada pelo nosso departamento de marketing, mas também com a informação do seu negócio e dos seus serviços e expertise destacados, com um custo muito acessível.
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Como está a correr o projeto-piloto com 75 Parceiros? Quais são os objetivos de crescimento para a segunda fase, a partir de Outubro?
Os nossos objetivos, na segunda fase do projeto, passam por duas fases: escalar o projeto Digital Partners aos restantes Parceiros da Sage interessados em aderir ao programa, investindo na melhoria e atualização do seu website; assim como apoiar os Parceiros que já implementaram a primeira fase na dinamização dos novos websites e na aposta em Marketing Digital, através da criação de conteúdos e campanhas de marketing que permitam os sites e as redes sociais dinamizarem-se, cada vez mais, e serem uma fonte de oportunidades de negócio cada vez maior.
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Que outras iniciativas e novidades gostaria de destacar ao nível do apoio aos Parceiros no seu processo de Transformação Digital?
Ao nível de apoio aos Parceiros, gostaria de destacar ainda o apoio co-marketing. Esta é uma iniciativa na Sage que visa apoiar até 50% as iniciativas dos nossos Parceiros em ações de Marketing Digital, desde a criação de website e dinamização da presença digital, como referia acima do projeto Digital Partners, mas também comunicações ao nível de emails marketing segmentados e personalizados, presença em eventos verticais específicos online, criação de testemunhos de Clientes, entre outras iniciativas de angariação de oportunidades de negócio e que incrementem a sua presença digital.
Cláudia Gomes
- Cargo: Channel Marketing Manager
- Local: Almeirim
- Experiência profissional: Comunicação Interna, Marketing Mid-Market, Channel Marketing.
- Formação: Licenciatura em Publicidade e Marketing, MBA em Gestão Comercial e Marketing
- Hobbies: Viajar, Ler, Tedx e Podcasts, ir à praia, estar com a família e amigos
- Citação/frase inspiradora: “Pedras no Caminho? Guardo todas. Um dia vou construir um castelo”
- Contacto: [email protected]