10 perguntas para testar se é um empreendedor nato

Já pensou em criar o seu próprio negócio? Tem alguma grande ideia que sonha pôr em prática? Responda às seguintes 10 questões e verifique se possui as características e qualidades necessárias para se tornar um empresário de sucesso.

  1. É um apaixonado?
    Existe alguma coisa de que nunca se canse? Um assunto que conhece a fundo, mas que quer desenvolver ainda mais? No mundo dos negócios, a paixão é a chave para o sucesso. Vai precisar dela para superar dificuldades e convencer as pessoas a acreditar nas suas ideias.
  2. Tem milhares de ideias?
    É o tipo de pessoa que entra numa loja e vê imediatamente uma oportunidade? Consegue sempre detetar as falhas? É uma pessoa que está sempre a dizer: “Alguma vez pensaste em…? Ou “Seria melhor se…”. Então, nesse caso, tem o espírito criativo e construtivo de um empresário. Quer abrir um negócio? Aqui estão cinco boas razões para ir em frente.
  3. É uma pessoa eficiente?
    De um modo geral, costuma olhar para as coisas sob todos os aspetos antes de agir? Ou lança-se imediatamente e vai afinando os pormenores ao longo do caminho? Os empresários raramente pedem licença antes de agir. Assumem as suas responsabilidades sem receios e agem sem demora.
  4. Pensa depressa e bem?
    Os empresários são capazes de assimilar informações e de adquirir novas competências rapidamente. Uma empresa nascida atrás de uma mesa de cozinha pode crescer e tornar-se uma grande multinacional. Está disposto a sair da sua zona de conforto e a adquirir novos conhecimentos para ter sucesso?
  5. Acredita em si?
    Os empresários podem ter dúvidas, mas nunca deixam que as suas incertezas os distraiam do seu objetivo. Ter autoconfiança e confiar no seu próprio juízo são características indispensáveis para um empresário. Isso não significa que esteja sempre certo. Os empresários ouvem os conselhos construtivos dos especialistas e estão dispostos a mudar de tática se as coisas não estiverem a funcionar como deveriam.
  6. É resiliente e adaptável?
    O caminho para o sucesso é longo e cheio de obstáculos. Muitos empresários tiveram de superar obstáculos ao longo do caminho. Não tem um tostão, não consegue arranjar um distribuidor de confiança ou faz figas para que aquela grande encomenda de que estava à espera chegue antes do fim do mês? Um empresário precisa ser capaz de aguentar os golpes e permanecer focado nos seus objetivos.
  7. É persuasivo?
    No âmbito do seu percurso profissional, chegará a altura em que vai comunicar a sua visão e convencer os outros a aderir à sua causa. Os empresários acreditam na sua ideia, estão sempre a pensar nela, por isso, naturalmente, falam dela. Para ser um empresário de sucesso, precisa ser capaz de divulgar os seus produtos e fazer com que as pessoas se interessem por eles.
  8. Gere as suas finanças com cautela?
    Claro, os empresários são apaixonados por negócios e o dinheiro pode ser um dos seus indicadores de sucesso, mas eles sabem sempre quanto dinheiro têm na conta, de que precisam e estão a par do preço das coisas. Quer tenham começado com as suas próprias poupanças ou obtido ajuda de um investidor rico, os empresários sabem que as más decisões financeiras podem afundar rapidamente um negócio.
  9. Sempre teve jeito para o negócio?
    Richard Branson, fundador da Virgin, começou o seu primeiro negócio quando estava na escola, vendendo uma revista estudantil. Alan Sugar, fundador da Amstrad, começou por vender antenas na parte traseira de um camião. Se é uma daquelas pessoas que arranjava sempre maneira de fazer uns biscates quando era mais jovem, é possível que já tenha as competências e a segurança de um empresário.
  10. Quer trabalhar por conta própria?
    Imagine: é-lhe oferecido o emprego dos seus sonhos, na empresa perfeita, no sítio que quer, com milhares de benefícios. Mas está tão embrenhado na sua ideia que acha mesmo que ela pode ir longe. O que escolhe? Bill Gates, fundador da Microsoft, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook e Steve Jobs, fundador da Apple, desistiram todos dos seus estudos universitários de prestígio para correr atrás dos seus sonhos profissionais. Os verdadeiros empresários sabem que querem trabalhar para si próprios e para mais ninguém.


Keir Thomas-Bryant
é o especialista da Sage nas áreas de Consultoria Financeira e de Investimento.

 

Artigo publicado originalmente em Blog Sage Advice