Grupo Bernardo da Costa: “A Sage 100cloud ajudou a melhorar toda a gestão da empresa”
O Grupo Bernardo da Costa, fundado em 1957 e com sede em Braga, está presente nos cinco continentes. Desde 2010, que utiliza a solução Sage 100cloud “que permite a integração total entre todos os departamentos e a possibilidade de evolução de acordo com as necessidades”, justifica o CEO Ricardo Costa.
O Grupo Bernardo da Costa é uma organização cujas origens se podem encontrar no longínquo ano de 1957. Foi então que o jovem empreendedor Bernardo da Costa abriu as portas da “Electro Luz Avenida de Bernardo da Costa”, em Braga. Duas décadas passadas, em dezembro de 1979, Bernardo da Costa daria sociedade aos seus filhos, passando a empresa a designar-se por “Bernardo da Costa & Filhos, Lda”.
Com o passar dos anos, e com o reconhecimento dos serviços prestados, cresceram os amigos, os Clientes e os fornecedores. Em 2002, a empresa converteu-se em sociedade anónima, adotando a designação social de “Bernardo da Costa & Filhos, S.A.”, dessa forma cimentando o legado do seu fundador. “Bernardo da Costa não deixou apenas uma empresa; implementou uma herança cultural e de laços familiares da qual muito nos orgulhamos”, explica Ricardo Costa, que entrou para o Grupo Bernardo da Costa em 2002 e do qual é CEO desde 2011.
O grupo está presente nos cinco continentes, trabalhando na distribuição de equipamentos de segurança eletrónica, controlo de acessos, CCTV, domótica, anti-shoplifting, análise de vídeo, chamadas de emergência, instalações elétricas, formação, construção civil, etc. – e com tendência a diversificar, ainda mais, as suas áreas de negócio e a carteira de Clientes. Hoje, o Grupo Bernardo da Costa tem um total de 192 trabalhadores, dos quais 84 em Portugal e os restantes em empresas espalhadas pelo mundo.
O ano de 2020, apesar das mudanças provocadas pela pandemia, acabou por não afetar significativamente a atividade do grupo, dadas as suas áreas de atividade. “O ano passado acabou por ser um ano positivo”, reconhece Ricardo Costa. “No entanto, estamos a viver um período conturbado e começamos a sentir a crise económica que se instalou, não só no nosso país, como no mundo. Tivemos que nos reinventar, procurar novas soluções no mercado adaptadas ao período que estamos a viver e a situação obrigou-nos a pensar de forma diferente na nossa presença digital”, explica.
Mais de uma década com a Sage100cloud
O Grupo Bernardo da Costa está, desde outubro de 2010, a usar o Sage 100cloud, uma solução que tem permitido à organização uma integração total entre todos os departamentos, algo tanto mais importante quanto existem várias empresas sob a alçada do grupo, em Portugal e no estrangeiro.
“É uma solução que nos ajudou a melhorar toda a gestão da empresa”, diz Ricardo Costa. “Desta forma, conseguirmos saber – em tempo real – qual a situação da empresa em todos os aspetos fundamentais para o desempenho e o bom desenrolar do negócio, ao mesmo tempo que nos oferece a possibilidade de evolução de acordo com as necessidades.”
O Sage 100cloud foi implementado através do parceiro VHV, “uma empresa de Braga que, na altura da escolha, mostrou muito conhecimento do programa e grande disponibilidade para ajudar e encontrar melhorias que se adequassem à realidade da nossa empresa e do nosso negócio”, conclui o CEO do Grupo Bernardo da Costa.
Saiba mais sobre o grupo Bernardo da Costa aqui