Descubra as 10 cidades mais sustentáveis ​​do mundo

O top 5 das cidades mais sustentáveis ​​do mundo coloca Londres em primeiro lugar, seguida por Estocolmo, Edimburgo, Singapura e Viena. 

Tornar as cidades sustentáveis ​​é o 17º dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Este índice, da autoria da consultora Arcadis, analisa as 100 melhores cidades do mundo, segundo três grandes critérios estabelecidos pelas Nações Unidas: Pessoas (qualidade de vida e oportunidades de progressão social) Planeta (utilização de energias renováveis, poluição e nível de emissões de carbono) e Economia (qualidade do ambiente de negócios e desempenho económico).  Conheça as dez cidades melhor pontuadas no ranking.

 

1. LONDRES

É classificada como a cidade mais sustentável do mundo devido à sua pontuação elevada no critério ambiental e económico. O relatório destaca a capacidade de Londres em oferecer empregos de qualidade e cair um ambiente favorável aos negócios. Assinala ainda o investimento contínuo em infraestruturas básicas, designadamente na renovação dos sistemas sanitários e de tratamento de águas residuais, que elevaram os padrões londrinos de qualidade urbana.

 

2. ESTOCOLMO

O investimento em infraestruturas sustentáveis, a preocupação em reduzir as emissões de gases poluentes e a boa qualidade do ar são alguns dos pontos fortes da capital da Suécia que apresenta o maior equilíbrio nos três critérios.

 

3. EDINBURGO

Ocupa a terceira posição graças, sobretudo, à pontuação no critério das oportunidades sociais. Destaca-se na igualdade salarial e nos elevados níveis de educação e saúde. Segundo o estudo da Arcadis, é uma das 35 cidades incluídas no perfil de ‘inovadores’, devido à qualidade das infra-estruturas urbanas que geram elevados níveis de conforto e de segurança.

 

4. SINGAPURA

A “Nova Iorque da Ásia” tornou-se um centro de inovação ao nível da tecnologia e da sustentabilidade, embora seja na Economia que ocupa a primeira posição do ranking. A cidade destaca-se no investimento em investigação por parte das universidades e no desenho de um novo sistema de transportes públicos rápidos que visa a redução de veículos poluentes.

 

5. VIENA

A capital austríaca tem sido reconhecida como uma das melhores cidades do mundo para se viver. Destaca para o programa em curso que visa reduzir a pegada de carbono de 3,1 toneladas per capita para apenas 1 tonelada até 2050.

 

6. ZURIQUE

O seu modelo de transporte público está comprometido com a sustentabilidade: rápido, pouco poluente e económico, características que geraram uma redução drástica dos automóveis em circulação na cidade.

 

7. MUNIQUE

Em 2050, espera-se que Munique seja uma cidade 100% abastecida por energia renovável. Apesar dos projetos em curso que visam aumentar a sustentabilidade, o relatório aponta a exposição a possíveis catástrofes naturais como um ponto fraco.

 

8. OSLO

A capital da Noruega destaca-se por alcançar o melhor equilíbrio entre a Economia e o meio ambiente. O reconhecimento das suas iniciativas de combate às alterações climáticas valeu-lhe a nomeação para Capital Verde da Europa em 2019.

 

9. HONG KONG

Apesar de ter uma das maiores densidades populacionais do mundo, o poder económico e o bom desempenho ao nível dos cuidados de saúde fez desta cidade uma das mais pontuadas. 

 

10. FRANKFURT

Frankfurt tem reduzido anualmente 10% das emissões de CO2. A cidade tem como meta chegar a 100% de energias renováveis até 2050 e criar um grande cinturão verde à volta da cidade com 6.000 hectares de carvalho, faia e pinheiro.