Treine a automotivação no trabalho

A automotivação aguça a sua inteligência e estimula a capacidade de superação, através da qual se torna possível cumprir os seus objetivos e metas profissionais e pessoais.

A automotivação, ou a motivação intrínseca, é o segredo da maioria das carreiras bem sucedidas. Um profissional motivado sabe superar as adversidades, aprende a valorizar-se e a reconhecer os seus pontos fortes, a aumentar o seu otimismo e a projetar uma imagem mais confiante de si mesmo, tornando-se mais feliz no seu trabalho e na vida em geral.  Ele encontra dentro de si todos os motivos que necessita para alcançar os seus objetivos, procurando ativamente controlar o seu destino e demonstrando uma enorme capacidade de resiliência quando os acontecimentos não ocorrem exatamente como se previa.  

 

Chaves para a automotivação

  • Conheça o seu ponto de partida. Aceite a realidade como ela é. Avalie os seus pontos fortes e fracos, com autocrítica, escreva-os e enfrente-os honestamente.
  • Pergunte a si mesmo onde quer chegar. Já definiu os seus objetivos de curto, médio e longo prazo? Sabe o que deseja realmente alcançar na vida? As respostas a estas perguntas são essenciais para a motivação provocada por estímulos internos.
  • Identifique o nível de motivação. Que tipo de motivação é a sua? O cumprimento de objetivos? O aumento de responsabilidades? A realização profissional ou pessoal?. Identifique os fatores que realmente valoriza e despoletam a sua energia interior.
  • Visualize os seus desejos. Imagine todos os detalhes das coisas que ambiciona. Todos nós temos o potencial de sermos aquilo que imaginamos ser.
  • Evite a vitimização. Tente escapar à tentação de queixar-se de tudo e de todos. Concentre os seus esforços no sentido construtivo, identificando o que pode fazer para mudar uma situação negativa. Esse comportamento, voltado para a solução de dificuldades, é gerador de motivação intrínseca.
  • Estabeleça metas para agir. Para estimular a automotivação é preciso conciliar os objetivos pessoais e profissionais de longo prazo. Mas é igualmente importante fixar pequenas metas de curto prazo, relativamente fáceis de cumprir com um pouco de esforço. Desta forma, conseguirá ir progredindo de uma forma constante.
  • Meça o seu desempenho. Utilize essa informação para poder corrigir os seus erros ou para aumentar a sua confiança e otimismo.
  • Recompense as suas realizações. É uma boa estratégia celebrar as pequenas ou grandes vitórias, sempre que um objetivo pessoal ou profissional é atingido.
  • Seja proactivo, em vez de passivo. Procure atingir os seus objetivos ou superar os seus desafios, em vez de esperar que as coisas aconteçam por si. Ser o ator em vez de um espectador passivo é um dos principais segredos da automotivação.
  • Aprenda novas competências. Se definiu um objetivo para o qual acha que precisará de habilidades que não possui, não mude a sua meta, aprenda as novas habilidades.
  • Desenvolva autoconfiança. A confiança nasce do autoconhecimento, da autoestima e da determinação. Em vez de se concentrar no problema, concentre-se na solução.
  • Seja tenaz e perseverante em alcançar os seus objetivos. Um profissional desmotivado tende a procurar trabalhos desmotivantes, gerando-se assim uma espiral comportamental negativa. Um profissional motivado raramente desiste diante dos obstáculos tendo, por isso, maior probabilidade de atingir os objetivos.