5 perguntas a Carlos Santos
Queremos que conheça melhor os colaboradores que tornam possível o sucesso do Sage Partner Program. Nesta entrevista, Carlos Santos explica porque a Sage University é uma peça chave para a concretização do SPP. “O nosso objetivo para o futuro é continuar a inovar, sempre com o foco nas necessidades de formação dos nossos Parceiros e Clientes, seja pela disponibilização de novas formações, como pelo lançamento de novas formas de aprendizagem”, refere.
Há quanto tempo trabalha na Sage? Pode descrever-nos a sua função?
Trabalho na Sage há 2 anos, na área de Learning Services, na qual sou coordenador pedagógico de toda a formação que desenhamos e disponibilizamos para Clientes e Parceiros Sage, nas áreas de Produto, Gestão, Fiscalidade, Contabilidade, de Legislação Laboral e também Soft Skills. Reforço que a Sage Portugal é uma entidade certificada pela DGERT, pelo que as nossas ações de formação se encontram ao abrigo do regime jurídico da formação contínua definido pelo Código do Trabalho.
De que forma a Sage University é essencial para a concretização do Sage Partner Program?
Uma das nossas principais missões é a de contribuir para um elevado nível de excelência dos serviços entregues pelos nossos Parceiros. Nesse sentido, a Sage University disponibiliza uma vasta oferta formativa, sendo uma ferramenta fundamental para o aumento da capacitação das equipas dos nossos Parceiros, permitindo a aquisição de competências necessárias para a certificação dos consultores. Assim sendo, a Sage University é uma peça chave para a concretização do SPP.
Que novidades ao nível da formação e da certificação foram lançadas recentemente pela Sage University?
Ao nível da formação, acompanhamos as atualizações introduzidas nas nossas soluções, através das nossas ações de formação e de conteúdos em eLearning. Uma das grandes novidades, ao nível das soluções Sage for Accountants, da Sage 50cloud e da Sage 100cloud, é a criação de formações em formato eLearning a acompanhar a saída de novas releases. A título de exemplo, em junho, serão disponibilizados conteúdos sobre as releases 1, 2 e 3 de 2021, permitindo, desta forma, aos nossos Parceiros atualizarem os seus conhecimentos e aos consultores certificados uma fonte de preparação para a manutenção da respetiva certificação.
No que se refere à formação sobre o Sage X3, a nossa equipa global está continuamente a trabalhar na abordagem de novos temas através de novas formações online, incluindo os novos Expert Workshops e novos conteúdos em eLearning. Muito em breve, teremos novidades com novas formações e certificações, nas funções de Sales e de Pre-Sales.
A Sage University comemora este mês o seu segundo aniversário com uma campanha especial. Qual é o balanço destes 2 anos e quais os principais objetivos para o futuro?
O balanço não poderia ser mais positivo. A Sage University tem tido um contributo fundamental para a transformação digital dos nossos Parceiros e Clientes, no que à formação diz respeito. Esta plataforma de aprendizagem permitiu a que o nosso ecossistema se fosse adaptando à era digital da formação online e em eLearning e quando entrámos no período de quarentena, os nossos Clientes e Parceiros já estavam completamente familiarizados com esta realidade.
A Sage University também permitiu que a nossa formação chegasse mais facilmente aos nossos Parceiros e Clientes, dispersos geograficamente por todo o país. Agora, mais Clientes e Parceiros têm possibilidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre as nossas soluções, bem como nas áreas de gestão, fiscalidade, contabilidade, da legislação laboral, entre outras temáticas, podendo fazê-lo a partir do local que lhe seja mais oportuno.
O nosso objetivo para o futuro é continuar a inovar, sempre com o foco nas necessidades de formação dos nossos Parceiros e Clientes, seja pela disponibilização de novas formações, como pelo lançamento de novas formas de aprendizagem.
Existem sinais positivos quanto à aposta na formação como fator crítico para a retoma?
Desde o início da situação de pandemia que procurámos disponibilizar aos nossos Parceiros e Clientes ações relacionadas com as medidas de apoio às empresas, o lay-off, o teletrabalho, entre outros temas críticos quando se deparavam com novos desafios devido ao confinamento.
Agora a orientação é para temáticas relacionadas com a retoma da economia. Por exemplo, recentemente tivemos uma formação sobre as medidas de apoio à contratação do IEFP, que ao ter tido uma grande adesão demonstra, não só que os nossos Clientes estão otimistas quanto à recuperação económica, como veem na formação uma fonte de aprendizagem e de informação que os apoia nesta nova fase de crescimento económico.
A Sage University cá estará para os acompanhar e apoiar a desenvolver os seus negócios.
Carlos Santos
- Cargo: Learning Services Programs Management & Delivery
- Local: Lisboa
- Experiência profissional: Iniciei a minha atividade profissional na área de formação, na gestão de projetos de formação co-financiados e coordenação e gestão de ações de formação.Ao longo da minha carreira profissional, passei também por outras áreas: Responsável Comercial e Coordenador de eventos empresariais e Gestor Comercial e Manager na área de Franchising. Antes de Integrar a Sage, exercia as funções de Business Developer de Formação orientado para a consultoria de formação.
- Formação: Licenciatura em Relações Internacionais
- Hobbies: Ler, cozinhar, ver boas séries (…do meu ponto de vista) e uma boa conversa com a família e amigos.
- Citação/frase inspiradora: “Se não acreditar em si, quem acreditará!”
- Contacto: [email protected]