Entrevistas

5 perguntas a Ricardo Carriço

Queremos que conheça melhor os colaboradores que tornam possível o sucesso do Sage Partner Program. Nesta entrevista, Ricardo Carriço, Account Manager, Enterprise Market, explica em que consiste o projeto Costumer Journey e explica as principais vantagens do Sage X3 e Sage XRT face ao ERP convencional. Destaca ainda o lançamento da nova funcionalidade Health Check que permite um check-up completo ao ERP Sage X3.

 

Há quanto tempo trabalha na Sage? Pode descrever-nos a sua função

Entrei para a SAGE em 1995 e já se passaram mais de 25 anos desde então (como o tempo passa rápido…). No início integrei a área comercial em Lisboa da “antiga” Infologia. Depois desempenhei durante vários anos a função de Account Manager no segmento Small & Medium Entreprises onde tinha como principal responsabilidade o acompanhamento comercial de um conjunto de Parceiros nessa unidade de negócio. 

Mais recentemente, há cerca de 2 anos e meio aceitei um novo desafio para integrar a equipa comercial Mid-Market da Sage Portugal, desempenhando atualmente a função de Account Manager, sendo responsável por toda a base instalada de Clientes diretos e indiretos desta unidade de negócio.

 

Em que consiste o projeto Customer Journey e de que modo a Sage tem vindo a acompanhar os Clientes com negócios em crescimento?

De um modo muito simples, com o projeto “Customer Journey” pretende-se que os Clientes Sage de outras unidades de negócio que estejam em fase de crescimento, ou que comecem a sentir a necessidade de evoluir para soluções mais robustas, mais inovadoras, e acima de tudo mais adequadas aos seus “novos” requisitos, possam fazer essa evolução dentro do ecossistema Sage, quer essa “jornada” signifique uma migração, ou apenas complementar as suas atuais soluções, para soluções do Enterprise Market, nomeadamente o ERP Sage X3 ou o Sage XRT Treasury.  

Neste processo de “evolução natural” dos Clientes Sage é muito importante também conseguirmos garantir que todos os intervenientes no mesmo, desde os Parceiros que nos referenciam esses Clientes até aos respetivos Account Managers das outras unidades de negócio que os acompanham diariamente, se sintam totalmente envolvidos e acompanhem esta evolução. É muito gratificante podermos ter acompanhado já vários casos de sucesso do projeto “Customer Journey” onde conseguimos ajudar esses nossos Clientes no crescimento dos seus negócios ao disponibilizarmos-lhes soluções mais adaptadas às novas exigências do mercado com que se viram confrontados, e continuarem assim com um maior foco no seu negócio.

 

Quais são as principais vantagens do Sage X3 e Sage XRT face ao ERP convencional? 

Assente numa tecnologia 100% Cloud, o Sage X3 é uma solução muito flexível, e facilmente escalável para ser capaz de suportar toda a organização, uma vez que oferece funcionalidades poderosas que podem ser configuradas para se poder adaptar a cada Cliente na sua maneira individual de gerir o seu próprio negócio. O Sage X3 permite ainda uma gestão transversal de múltiplas instalações, empresas ou unidades organizacionais, regiões e países (com as suas respetivas legislações) a partir de uma única instância comum instalada.

Ao contrário das soluções “tradicionais” que dependem fortemente de integrações de software complementar para suportar processos específicos da indústria, o Sage X3 inclui funcionalidades prontas a usar na maioria das indústrias de distribuição e produção. Todos estes são fatores bastante diferenciadores do ERP Convencional! Se a todas as vantagens do ERP SAGE X3 juntarmos as vantagens das Soluções Sage XRT Treasury (para uma Gestão Avançada da Tesouraria) e Business Exchange (para a gestão das comunicações bancárias), então teremos seguramente a “cereja no topo do bolo”. 

 

Que novidades de produto estão a merecer destaque neste momento?

Lançamos recentemente em Portugal a oferta do SAGE XRT em SaaS com a qual passamos a disponibilizar aos nossos Clientes todas as vantagens do alojamento em Cloud (liberdade de infraestruturas e recursos internos, disponibilidade, actualizações de versões,…) que lhes permitem uma otimização de custos e um maior foco no negócio.

Adicionalmente gostaria também de referir o lançamento dos Sage X3 Learning Memberships, em que, através de uma subscrição anual, os nossos Clientes podem disponibilizar aos seus colaboradores o acesso total aos percursos formativos do Sage X3 disponíveis na Sage University.

Por último referir também a disponibilização aos nossos Clientes dos Sage X3 Expert Services, onde este mês estamos a dar a conhecer aos nossos Clientes (e a convidá-los a experimentarem) um desses serviços, o Health Check e assim poderem fazer um check-up completo ao seu ERP Sage X3.

 

Como é que os Clientes Mid-Market estão a reagir a este momento desafiante? Existem sinais positivos quanto à aposta na digitalização como fator critico para a retoma?

Os clientes Mid-Market estão a reagir com uma resiliência notável a este momento desafiante. Obviamente que o impacto das novas circunstâncias com que todos se viram confrontados é diferente consoante com o sector de atividade em que operam, mas todos se agilizaram para se adaptarem a esta nova realidade, dotando as suas infraestruturas das ferramentas necessárias para esse efeito, e onde obviamente a contínua aposta nas nossas soluções continua a ter um papel muito importante, diria mesmo “crucial”!

É cada vez mais notória a preocupação, e consequente aposta, dos nossos Clientes num controle mais efetivo das suas operações em tempo real, na obtenção de informação “on-line” que lhes permita a tomada de decisões “just-in time”, bem como na forte aposta na digitalização. E uma vez mais, continuam a apostar na Sage como o seu Parceiro tecnológico e de negócio para superar estes novos desafios! 

 


Ricardo Carriço

  • Cargo: Account Manager, Enterprise Market
  • Local: Sage Lisboa
  • Experiência profissional: Mais de 25 anos a criar, manter e dinamizar relações comerciais com clientes e parceiros potenciando o crescimento do negócio Sage e dos seus parceiros. 
  • Hobbies: BTT, Snorkeling, e passar tempo de qualidade com a família e amigos
  • Citação/frase inspiradora: “Isto não é fácil, escusava era de ser tão difícil!”
  • Contacto: [email protected]