10 filmes inspiradores para empreendedores

Selecionamos 10 filmes que nos ensinam a saber correr riscos, a nunca deixar de acreditar e de perseguir os nossos sonhos com determinação e confiança. São fontes de inspiração e de espirito empreendedor, que nenhum aspirante a empresário pode perder.

 

Jerry Maguire (1966)

O protagonista (Tom Cruise) é um empresário de jogadores de futebol americano que perde o emprego ao denunciar as práticas pouco éticas desta indústria. Obrigado a recomeçar do zero e só com um atleta no portfolio, Jerry Maguire acaba por vencer não só no negócio, mas também na vida pessoal, mostrando que vale a pena arriscar tudo e acreditar em si.

 

Pirates of Silicon Valley (1999)

O filme descreve os bastidores da rivalidade épica entre Bill Gates e Steve Jobs, dois génios da tecnologia e do empreendedorismo, que não podiam ser mais diferentes em termos de personalidade. O filme inspirou toda uma geração de pessoas que desejavam criar o seu próprio negócio. Foi criado para a televisão em 1999 e agora está disponível na Netflix.

 

The Pursuit of Happyness (2006)

Talvez o melhor filme de sempre no que respeita ao ensinamento de que nunca devemos desistir de lutar para atingir o sucesso. Esforço e tenacidade caracterizam Chris Gardner (Will Smith), que, apesar das dificuldades económicas extremas, consegue vencer todos os obstáculos. Um exemplo de que vale a pena trabalhar e acreditar em nós próprios.

 

Up in the Air (2009)

Ryan Bingham (George Clooney) tem um emprego que poucos invejam: ele é especialista em despedir pessoas. A sua vida decorre entre aeroportos, bares de hotel e histórias de vidas despedaças, mas falta-lhe algo autêntico em que se agarrar. Perante a possibilidade dele próprio perder o seu emprego, ele redescobre o poder do contacto humano e pessoal.

 

The Social Network (2010)

O filme de 2010 de David Fincher conta como Mark Zuckerberg criou o Facebook. É baseado na sua história de vida durante os primeiros anos de lançamento desta rede social e explica porque nem sempre é necessário ter muito dinheiro, experiência ou influência, para lançar um negócio e alcançar o sucesso. O importante é ter uma boa ideia e saber implementá-la.

 

The Fighter (2010)

O pugilismo sempre foi um terreno fértil para guiões cinematográficos repletos de drama, suor e lágrimas. Neste filme, Micky Ward (Mark Wahlberg), oriundo de uma família operária e treinado pelo seu meio-irmão mais velho, não teve um início de carreira prometedor. Mas a sua inabalável confiança e determinação levou-o à conquista do titulo num final épico.

 

Moneyball: The Game of Fortune (2011)

Baseado numa história real, Billy Beane (Brad Pitt), CEO dos Oakland Athletics, farto de derrotas, decide contratar um economista, especialista em modelos estatísticos, para tomar melhores decisões, baseadas em big data e análise prospetiva. Os métodos de Beane, que criaram uma disrupção no baseball, provam que vale a pena arriscar e apostar na inovação. 

 

Jobs (2013)

O filme conta a história empreendedora de Steve Jobs, o fundador da Apple, desde o abandono da faculdade para abrir um negócio na garagem da sua casa até alcançar o sucesso planetário. O espírito de iniciativa, o gosto pelo design, a determinação e um estilo de liderança por vezes implacável, tornou-o um dos visionários mais célebres da tecnologia.

 

Joy (2015)

O filme conta a história real de persistência e superação de Joy Mangano, inventora de objetos para a casa, das quais se destaca a esfregona Miracle Mop. Criada numa família disfuncional e com dificuldades financeiras, o filme ensina a empreender, a inovar, a saber vender uma ideia e, sobretudo, a ter a capacidade de resistir a grandes adversidades.

 

The Intern Official (2015)

Uma jovem empreendedora (Anne Hathaway) cria uma startup de moda de muito sucesso, sendo forçada a contratar um estagiário (Robert de Niro) como parte de um programa de empregos para seniores. O filme aborda o valor da experiência e da diversidade geracional e deixa a lição de que nunca é tarde para definir novos objetivos e lutar por alcançá-los.