6 melhores TED Talks sobre liderança 

Estas palestras curtas, animadas por grandes especialistas mundiais, são sempre uma grande fonte de inspiração. Desde a partilha de experiências e conhecimentos, à análise de grandes tendências ou ao mero entretenimento, as Ted Talks são uma referência global.

Selecionamos uma lista das palestras essenciais que o ajudarão a aumentar as suas habilidades de liderança.

“Liderar como os grandes maestros”, Itay Talgam

Um grande maestro inspira e treina os músicos da sua orquestra para tenham um desempenho extraordinário durante um concerto. Nesta palestra, o especialista em liderança Itay Talgam usa a metáfora das orquestras musicais para comparar os estilos de liderança de cinco grandes maestros com os dos líderes empresariais. 

 

“5 formas de liderar na era da mudança permanente”, Jim Hemerling

O director de People & Organization and Transformation Practices da consultora Boston Consulting Group argumenta que, devido à rapidez dos avanços tecnológicos, hoje estamos a viver uma era de “transformação permanente”. Ele identifica os cinco grandes imperativos estratégicos para transformar as organizações neste cenário em que a incerteza passou a ser a norma.

 

É altruista ou oportunista?, Adam Grant

“Existem três classes básicas de pessoas em todos os locais de trabalho: altruístas, oportunistas e bons colegas”, defende Adam Grantm, professor da Wharton University e autor do best-seller Dar e Receber, Nesta palestra, ele discute esses diferentes estilos de personalidade e oferece estratégias para promover a cultura da generosidade e evitar que os “líderes egoístas” e os seus seguidores, levem a melhor sobre os demais. 

 

“O que necesita para ser um grande líder”, Roselinde Torres

A especialista em liderança Roselinde Torres analisa os atributos de um grande líder, entre os quais se destaca a vontade de quebrar o status quo ou a tradição. A autora explica porque é que hoje existe um deficit de liderança nas organizações e argumenta que os líderes de sucesso são os que permitem aos seus colaboradores atingirem todo o seu potencial. 

 

“Tudo o que aprendi a esquecer sobre liderança”, Jim Whitehurst

Jim Whitehurst, ex-CEO da Delta Airlines, partilha a sua experiência pessoal sobre como o fato de ter sido forçado a mudar de empresa e até de carreira várias vezes ao longo da sua vida, o obrigou a mudar a sua perspetiva sobre liderança, o ajudou a desaprender tudo o que julgava saber e, sobretudo, a ser mais recetivo às mudanças. 

 

“Como os grandes líderes inspiram a ação”, Simon Sinek

Esta é uma das vinte palestras TED Talks mais populares de sempre. O escritor e consultor de marketing Simon Sinek afirma que os grandes líderes mundiais pensam, agem e comunicam segundo um método, apelidado de “o círculo dourado”, e que consiste simplesmente em responder às perguntas “o quê?” (what), “porquê?” (why) e “como?”(how).