5 perguntas a Bruno Coelho

Queremos que conheça melhor os colaboradores que tornam possível o sucesso do Sage Partner Program. Nesta entrevista, Bruno Coelho, Product Manager do Sage 50cloud, explica em que consiste e quais as vantagens do add-on e-Commerce do Sage 50cloud Loja e releva mais algumas novidades e surpresas que, nas suas palavras, “irão ajudar os nossos Parceiros a darem um boost nos negócios em 2021”.

 

Há quanto tempo trabalha na Sage? Pode descrever-nos a sua função?

Completei o meu primeiro ano de Sage no início de fevereiro de 2021. Tenho a responsabilidade de Product Manager do Sage 50cloud e como tal descrever a minha função é algo complexo pois estou envolvido em praticamente tudo o que tenha a ver com o produto e como tal acabo por interagir com os vários intervenientes deste processo.

Num ano tão diferente como foi 2020, esta interação com as várias equipas foi especialmente desafiante, mas foi uma aprendizagem com a experiência dos nossos clientes, parceiros e colegas que juntos partilharam as necessidades que identificaram e com esse conhecimento avançamos para novos desenvolvimentos que tiveram um forte impacto na digitalização dos negócios dos nossos clientes. 

 

Que feedback sobre o Sage Partner Program tem recebido? Que tipo de iniciativas são mais valorizadas pelos Parceiros?

Desde o meu primeiro dia que percebi que o Sage Partner Program (SPP) é uma aposta em distinguir e valorizar o esforço envolvido pelos nossos parceiros, em fortificar a base instalada e em fazer crescer novos negócios. Por parte dos vários Parceiros que adotaram esta mentalidade conjunta, tenho recebido um feedback muito positivo até porque de uma forma muito recorrente este SPP ajuda-os a perceber quais são as medidas a tomar para poder alcançar as metas pré-estabelecidas. 

O SPP é hoje uma alavanca para a relação de parceria com a Sage e o resultado é um compromisso mútuo que beneficia todas as partes, o Cliente, o Parceiro e a Sage.

Iniciativas como o apoio ao design e comunicação dos próprios Parceiros através de ações de co-marketing têm sido muito apreciadas porque lhes permite potenciar novas oportunidades de negócio usando os recursos e ferramentas que são colocadas ao seu dispor.

 

Em que consiste o conetor e-commerce e quais as principais vantagens para os utilizadores do Sage 50cloud?
O add-on e-Commerce do Sage 50cloud Loja, permite a partir de tecnologias de integração criar um conector que irá ligar plataformas de comércio eletrónico e lojas online ao seu backoffice, permitindo-lhe gerir num só local os vários canais de venda online e físicos, simplificando assim o tratamento logístico e financeiro. Esta solução destina-se a todas as empresas que estão a começar a vender online ou que precisam aumentar a rentabilidade através de novos canais que promovam os seus produtos ou serviços a nível global. E permite integrar facilmente as suas lojas online, Shopify, Prestashop ou Woocommerce com o Sage 50cloud, simplificando a faturação e a gestão logística das suas encomendas.

As vantagens do add-on e-Commerce da Sage são a rapidez na gestão das encomendas (as encomendas registadas nas lojas online integram automaticamente no backoffice, sem necessidade de trabalho administrativo adicional), o maior controlo da faturação (os dados da faturação das vendas online são automaticamente integrados na área financeira do Sage 50cloud e os respetivos documentos gerados), a agilidade na gestão de stocks e preços (a gestão de stocks disponíveis é gerida de forma centralizada no backoffice, onde facilmente se controla os stocks por armazém e também os preços, famílias, cores e tamanhos) e proporcionar a máxima rentabilidade do negócio (a gestão integrada das vendas permite tirar o máximo proveito do comercio online, fazendo crescer e solidificar o negócio).

 

Qual tem sido a recetividade dos utilizadores relativamente à introdução do QR Code nas soluções de faturação?

Como sabemos o tema do código QR, tem sido um pouco conturbado devido ás várias alterações à questão de obrigatoriedade e datas de implementação tendo estas medidas passado a serem obrigatórias apenas em 2022. Mas segundo o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), já aprovado, as pequenas e médias empresas que as adotem terão acesso a um benefício fiscal que majora os gastos para efeitos de IRC e IRS.

A solução Sage para o código QR foi implementada de forma simples e atempadamente, o que permitiu aos nossos parceiros e clientes terem tempo para tratar das várias situações que poderiam impactar a sua implementação, como por exemplo a necessidade de alterar layouts personalizados dos próprios clientes ou até alterar impressoras para modelos compatíveis com a funcionalidade de impressão de código QR.

Esta preparação por parte da Sage, ajudou a que os clientes ainda que reticentes com esta nova exigência legal, pudessem aceder aos benefícios fiscais da sua adoção antecipada. É de referir ainda que, graças aos mecanismos de automatização criados nas nossas aplicações, muitos dos clientes puderam migrar automaticamente os layouts de impressão usados para os novos (já com QRCODE), apenas com um clique.

 

Que outras novidades de produto merecem destaque dentro da estratégia da Sage para este novo ano?

Tal como aconteceu no ano passado, existem várias atualizações legais que farão parte das releases de produtos deste ano fiscal, tais como a faturação eletrónica (e-Invoicing) para a administração pública que se torna obrigatória a partir de 1 de junho de 2021, para as pequenas e médias empresas fornecedoras de organismos públicos ou a obrigatoriedade de aposição de uma assinatura eletrónica qualificada nos PDF de acordo com o Artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 28/2019.

Quanto a novidades não legais, teremos funcionalidades como o auto-update, trocas e devoluções entre lojas usando o Loja connection, integração com TPA da Ingénico e mais algumas surpresas que irão ajudar os nossos parceiros a darem um “boost” nos negócios em 2021.

 


Bruno Coelho 

  • Cargo: Product Manager, Sage 50cloud Portugal
  • Local: Porto / Matosinhos
  • Experiência profissional:Tendo iniciado com analista e programador em várias áreas e tecnologias, rapidamente evoluí o meu caminho para a gestão de projectos de negócio e gestão de equipas de desenvolvimento, passando por várias funções organizativas até chegar hoje à gestão de produto.
  • Formação: Master em Direção e Administração de Empresas (MBA)
  • Hobbies: Dança, desenho e animação cultural (teatro)
  • Citação/frase inspiradora: “Continued innovation is the best way to beat the competition.” – Thomas Edison
  • Contacto: [email protected]