5 perguntas a José Luís Pereira

Queremos que conheça melhor os colaboradores que tornam possível o sucesso do Sage Partner Program. Nesta entrevista, José Luís Pereira, Sales Representative – Accountants Segment na Sage, explica em que consiste o Sage Accountants Club que, nas suas palavras, tem-se demonstrado relevante para a consolidação dos conhecimentos dos Parceiros no segmento da contabilidade”.

 

Há quanto tempo trabalha na Sage? Pode descrever-nos a sua função?

O meu percurso na Sage iniciou-se em 2009, na função de Support Services Consultant, no departamento de Customer Services. Em 2019 parti para um novo desafio, mas 3 meses depois regressei para abraçar um novo projeto na Sage no segmento das empresas de Contabilidade, segmento este é que a minha área de formação e no qual tenho gosto. O Sage Accountants Club é desde Maio de 2019 o meu foco, exercendo a função de Sales Representative no segmento das empresas de Contabilidade. Nos primeiros meses com um piloto, em setembro de 2020 com o objetivo de escalar ao canal, que, com o Covid, teve alguma desaceleração, mas que rapidamente, ajustando a metodologia do presencial para o virtual, acabou por se recuperar e assim se manter em crescimento.

 

Que feedback sobre o Sage Partner Program tem recebido? Que tipo de iniciativas são mais valorizadas pelos Parceiros?

Pela minha experiência o novo Sage Partner Program permite impulsionar o negócio da Sage e dos nossos Parceiros, fomentar o crescimento do negócio dos Parceiros e recompensá-los. Apoiados nas empresas de Contabilidade através da referenciação junto dos seus Clientes, os Parceiros encontram no Sage Accountants Club uma oportunidade de negócio, mas também de aprendizagem e de proximidade/suporte aos seus Clientes e tem-se demonstrado relevante para a consolidação dos conhecimentos dos Parceiros no segmento da Contabilidade.

 

Em que consiste a atividade do Sage Accountants Club? De forma tem ajudado a Sage a posicionar-se melhor no Accountants segment?

O Sage Accountants Club consiste num acompanhamento mais próximo das empresas de Contabilidade, de investimento conjunto com os nossos Parceiros, com o objetivo de apoiarmos os nossos Clientes a utilizarem ao máximo o Sage for Accountants e consequentemente obterem uma maior eficiência do gabinete. Esta maximização do tempo é muito valorizada pelos Contabilistas, cujo tempo é muito escasso, pois com todas as obrigações que têm atualmente, têm a necessidade de simplificar os processos. 

O trabalho conjunto Sage/Parceiro com o contabilista permite a partilha da carteira de Clientes da empresa de Contabilidade para trabalharmos comercialmente na proposta de conversão para soluções de faturação Sage, beneficiando assim o gabinete com a conectividade que existe entre a soluções Sage. O Sage Accountants Club tem-nos permitido ter uma grande proximidade com os contabilistas, o que nos possibilita um conhecimento mais realista das ambições e motivações, pelo que facilita respostas mais eficazes e contribui para termos mais satisfeitos com o Sage for Accountants e com a Sage/Parceiro. Estando os contabilistas satisfeitos irão referenciar-nos aos seus colegas e desta forma tornar a Sage mais forte neste segmento.

 

Como é que este segmento tem reagido ao lançamento da nova funcionalidade Arquivo Digital Cloud para o Sage for Accountants?

Derivado à situação atual que atravessamos com a pandemia do Covid-19 e a necessidade do teletrabalho, os Contabilistas começaram a deparar-se com a grande dificuldade de lidar com o papel. Quer no receio de que o papel fosse um meio transmissor do vírus, sendo obrigados a cumprir com um período de quarentena, quer pela dificuldade de fazer chegar os documentos ao contabilista durante o período de confinamento obrigatório ou até mesmo em isolamento profilático. Outra consequência é o atraso no trabalho que tudo isto origina.

Com o lançamento da nova funcionalidade, o Arquivo Digital Cloud, viemos colmatar este problema de lidar com o papel e permitir o teletrabalho aos nossos contabilistas, pois os documentos estão disponíveis em qualquer lugar e a qualquer hora uma vez que ficam alojados na cloud.

A reação dos contabilistas tem sido muito positiva, pois para além do alojamento na cloud e o cumprimento (compliance) com todas as normas do DL 28/2019, também fizemos uma integração automática com os mecanismos de geração de lançamentos que já tínhamos disponível no Sage for Accountants, como por exemplo o efatura connection e a importação do saf-t das vendas. Esta nova funcionalidade vem permitir aos nossos contabilistas “passarem ao próximo nível” que é digitalizarem-se, tendo um desafio que é convencerem os seus clientes na adoção do arquivo digital, pois estes também saem beneficiados com a sua implementação, porque irão ter acesso aos seus documentos quando e onde quiserem, sem necessidade de estarem a pedir ao contabilista que lhe enviem algum documento quando têm necessidade de consulta.

 

Quais são, na sua opinião, os principais desafios e oportunidades dos Contabilistas e Gabinetes de Contabilidade para o ano em curso?

Na minha opinião, o maior desafio para os contabilistas, tal como para as empresas de outras atividades, para o ano que está a iniciar é o Covid-19, tendo em conta a incerteza que vivemos e o trabalho redobrado do contabilista. Estando os contabilistas já muito sobrecarregados com todas as suas tarefas inerente à profissão, o Covid-19 veio sobrecarregá-los ainda mais com as comunicações à segurança social e candidaturas a apoios, etc.

Em termos de oportunidades, diria que esta é a melhor altura para os contabilistas se valorizarem junto dos seus Clientes. É uma oportunidade para avançarem para a digitalização, pois com todos os constrangimentos que existem atualmente, esta é a melhor forma de os colmatar. A digitalização por parte dos clientes permite reduzirem ao máximo os contactos, avançarem para a automatização de tarefas e libertarem tempo para apoiarem mais os seus Clientes, fidelizando-os. Um maior apoio e proximidade, ainda que virtual, aos seus Clientes resultará num sentimento de acompanhamento por parte dos seus clientes, que, nesta fase menos boa, reforçará a sua fidelização.

 


José Luís Pereira 

  • Cargo: Sales Representative – Accountants Segment na Sage
  • Local: Matosinhos
  • Experiência profissional: Support Services Consultant / Sales representative
  • Formação: Licenciatura em Contabilidade
  • Hobbies: Estar com a família, pois com as funções que desempenho de tesoureiro de uma Junta de Freguesia e presidente da Associação de Pais, o pouco tempo livre é para estar com a família.
  • Citação/frase inspiradora: Nenhum obstáculo será grande se a sua vontade de vencer for maior!”
  • Contacto: [email protected]