12 grandes séries para ver este mês

Novo confinamento, em pleno Inverno, significa mais tempo disponível para ficar no sofá. Confira as séries que estão nos primeiros lugares dos ranking de popularidade das principais plataformas de streaming disponíveis em Portugal.

 

The Crown

Margaret Thatcher, primeira-ministra britânica conhecida por “Dama de Ferro”, e Diana Spencer, a princesa dos contos de fadas que faleceu aos 36 anos num trágico acidente de viação, são duas das personalidades mais marcantes do século XX. Poderosas e marcantes são também as interpretações nesta quarta temporada de The Crown, de Gillian Anderson, como Thatcher, de Emma Corrin, como Diana, e de Olivia Colman, como Rainha de Inglaterra.
Netflix

 

A Very English Scandal
Adaptação do livro de John Preston, A Very English Scandal: Sex, Lies and a Murder Plot at the Heart of the Establishment, sobre o escândalo político e sexual que envolveu Jeremy Thorpe (1929-2014), líder do Partido Liberal e acusado de conspiração pelo assassinato do seu amante Norman Scott. As personagens são interpretadas pelo famoso herói das comédias românticas Hugh Grant e por Ben Whishaw, galardoado com um Globo de Ouro, um Emmy e um Bafta.
HBO

 

Gambito de Dama
The Queen’s Gambit (Gambito de Dama) foi a minissérie mais vista de sempre. Os seis episódios baseiam-se num romance publicado em 1983, por Walter Tevis, e acompanham a vida de Beth Harmon (brilhantemente interpretada por Anya Taylor-Joy), uma órfã norte-americana que aprende a jogar xadrez aos 9 anos de idade e se transforma rapidamente num prodígio mundial da modalidade. O sucesso planetário desta série conduziu a uma renovada atenção para o xadrez.
Netflix

 

The Outsider
Criada a partir de um livro do mestre do suspense Stephen King, este drama de 10 episódios conta a história de uma criança de 11 anos que desaparece misteriosamente na floresta e aparece morta e mutilada num cenário macabro. O seu pai, Terry Maitland, professor de Inglês e treinador de basebol, é o principal suspeito. Com Jason Bateman, Ben Mendelsohn e Cynthia Erivo nos principais papéis, a serie obteve a excelente pontuação de 9,1, no IMDb.
HBO

 

Pátria

Escrita por Aitor Gabilondo e baseada no romance com o mesmo título de Fernando Aramburu, Pátria é a primeira produção da HBO em língua espanhola. Ao longo de oito episódios, acompanha-se a história de duas famílias divididas durante o conflito basco, enquanto tentam lidar com a dor e as contradições morais que a guerra provocou.
HBO

 

Ozark

A história de um contabilista Marty Byrde (Jason Bateman) de Chicago que arrasta a mulher (Laura Linney) e os seus dois filhos para o Missouri para se envolver numa rota de lavagem de dinheiro proveniente do negócio da droga. A mudança para o lago das montanhas Ozark levou esta família disfuncional a acreditar que ali iria conseguir passar despercebida, uma tarefa impossível à medida que o império vai crescendo exponencialmente.
Netflix

 

The Undoing

Thriller psicológico baseado no romance You Should Have Known, de Jean Hanff Korelitz, conta a história da vida aparentemente perfeita de Grace Fraser (Nicole Kidman), terapeuta de sucesso em Nova Iorque, que está prestes a publicar o seu primeiro livro, e do seu atencioso marido (Hugh Grant). Semanas antes da publicação do livro, a vida de Grace transforma-se num caos: a morte violenta de uma mulher, um marido desaparecido e uma sucessão de revelações terríveis.
HBO

 

Succession

Succession conta a história da família Roy, dona de um dos maiores impérios dos media e entretenimento do mundo, a partir do momento em que o patriarca, Logan Roy, decide afastar-se da liderança e os seus quatro filhos herdeiros lutam pela sucessão. Considerada a melhor série de drama em 2020, vencedora de 7 prémios Emmy, foi uma das mais vistas nas plataformas de streaming em todo o mundo.
HBO

 

The Mandalorian

Spin-off do popular universo de Star Wars, criado por George Lucas, a crítica designa esta série que tem apenas duas temporadas de oito episódios, como uma espécie de western com armas laser e naves espaciais. A ação decorre 25 anos depois de O Regresso do Jedi e conta a história de um caçador de recompensas que encontra uma criança misteriosa, aquela que na Internet ficou mundialmente conhecida como Baby Yoda, por ser da mesma espécie que o icónico mestre jedi.
Disney+

 

The Umbrella Academy

Adaptada dos comics The Umbrella Academy, de Gerard Way, a primeria temporada desta popular série de comédia termina com um mega apocalipse iminente e a segunda ocorre imediatamente depois, quando a Umbrella Academy é forçada a voltar no tempo para salvar o mundo. A serie inclui personagens muito peculiares, história mirabolantes e inúmeras referências à atualidade, estando já confirmado que haverá uma terceira temporada.
Netflix

 

Euphoria

Esta série, que não é recomendável para todas as idades, apresenta a visão crua e realista de um grupo de alunos do secundário e das suas experiências pessoais em torno do amor, amizades, traumas, dependências e sexualidade. Altamente elogiada pela crítica, que a compara a uma versão moderna de Menos Que Zero, de Bret Easton Ellis, destaca-se a interpretação de Zendaya como Rue Bennett, uma adolescente viciada em drogas que luta para encontrar o seu lugar no mundo
HBO

 

Raised by Wolves

O mais recente projecto de ficção científica do consagrado Ridley Scott, criador, entre outros, de Blade Runner ou Allien, a história foca-se em dois andróides incumbidos de criar crianças humanas num misterioso planeta virgem. Como a crescente colónia de seres humanos ameaça ser dilacerada por diferenças religiosas, os andróides descobrem que controlar as crenças dos seres humanos é uma tarefa traiçoeira e difícil.
HBO