Software ERP. Vertical ou horizontal?

O software ERP pode otimizar a empresa, maximizar a eficiência operacional e melhorar a nossa vantagem competitiva. No entanto, ao escolher a melhor solução para a empresa, podem surgir dúvidas relativamente ao modelo vertical ou horizontal.

 

Um software ERP, como já dissemos muitas vezes, é o sistema nervoso central de qualquer empresa, especialmente quanto maior for o seu tamanho e mais complexa a sua operação.

Quando uma empresa é gerida com um ERP, todas as operações de frontoffice e backoffice são integradas e unificadas num único programa. Algo que evita a duplicidade de dados, reduz os riscos e a possibilidade de erros e permite ter, de forma simples e rápida, uma visão do negócio e do seu rendimento.

Ou seja, o software ERP pode otimizar a empresa, maximizar a eficiência operacional e melhorar a nossa vantagem competitiva. No entanto, ao escolher a melhor solução para a empresa, podem surgir dúvidas relativamente ao modelo vertical ou horizontal.

 

O que é uma solução vertical 

A primeira coisa a fazer é distinguir bem as diferenças entre as soluções verticais e horizontais e entender o que são cada uma delas.

Entendemos por solução vertical aquele software que se define e constrói de acordo com os requisitos específicos de um setor, indústria ou utilizador. O objetivo, ao desenvolvê-lo desta forma, é que as suas funções e processos sejam específicos e exclusivos para esse setor/classe em concreto.

Geralmente, os softwares verticais são mais personalizáveis para uma empresa ou organização, dado que desta forma é possível satisfazer melhor as suas necessidades específicas. 

Evidentemente, os ERP não são os únicos softwares que podem desenvolver-se de forma vertical. Mas quando uma ferramenta o é, está pensada para determinados processos, por isso, qualquer negócio que não pertença à mesma classe/setor, não encontrará utilidade nessa ferramenta.  Ou seja, se tivermos uma solução médica, só aqueles que pertencem a este ramo da saúde poderão encontrar valor nessa solução, e talvez nem mesmo o setor farmacêutico possa tirar partido desta solução vertical.

Por conseguinte, as soluções verticais são desenvolvidas e concebidas para um determinado grupo de utilizadores. E esta é, precisamente, uma das grandes diferenças em relação às soluções horizontais, que se desenvolvem com um objetivo geral muito mais amplo.

 

Quando o ERP é vertical 

No caso concreto do software ERP, dizemos que estamos diante de uma solução vertical quando esta ferramenta foi desenvolvida para um setor concreto de atividade (automóvel, fabrico, peixaria…) com o fim de dar resposta às necessidades particulares desta indústria.

Ainda que um software ERP vertical permita também fazer a gestão da empresa em todos os seus departamentos, no seu desenvolvimento foram tidos em conta os processos específicos de um setor concreto. Em vez de apostar pela inclusão de muitas características genéricas, esta modalidade aposta por uma maior personalização verticalizada. Além disso, têm em conta parâmetros comerciais específicos da indústria a que se dirigem, o que também reduzem as necessidades de personalização da ferramenta. Para que estas soluções sejam altamente eficazes, os developers devem estar bem familiarizados com a atualidade do setor, de forma a que conheçam e atualizem constantemente as políticas reguladoras que possam afetá-los, bem como as tendências da indústria específica em que operam.

 

O que é uma solução horizontal 

Face à opção das soluções verticais, o mundo do software também propõe o modelo horizontal. Como dizíamos anteriormente, um software horizontal é aquela ferramenta que foi pensada, concebida, desenhada e desenvolvida para ser utilizada pelo público em geral, sem importar casos concretos de utilizadores, empresas ou indústrias.

Devido a esta conceção mais ampla, costumam ser aplicações cuja usabilidade é mais simples. Além disso, eles também dão uma boa resposta para necessidades de utilidade de objetivos gerais. De facto, por vezes, os instrumentos horizontais são assim (solução de finalidade geral).

 

O ERP horizontal 

Tendo em mente o que são as aplicações horizontais, já podemos inferir que quando o software ERP é horizontal foi desenhado para poder ser útil a uma ampla variedade de indústrias e empresas. Este tipo de ferramentas tem uma ampla gama de funcionalidades básicas com as quais se pode dar resposta a necessidades comuns da maioria dos negócios: vendas, armazém, fornecedores, faturação, recursos humanos, faturas, encomendas…

Geralmente, estes softwares ERP horizontais integram-se com soluções complementares para facilitar a gestão correta. Graças às API, estes sistemas facilitam a integração com outras soluções específicas, ou para uma determinada tarefa (como o controlo horário), ou para necessidades específicas de um setor específico (como a leitura de códigos de barras com dispositivos específicos para esse efeito, que são geralmente muito úteis em armazéns).

Dado que os ERP horizontais são de objetivo geral, é aconselhável verificar o seu grau de personalização, os módulos que podem ter específicos para o setor de atividade a que se destina, bem como as ferramentas ou soluções de terceiros que possam funcionar sem problemas com esta aplicação, a fim de poder adaptar a solução às nossas necessidades específicas.

 

Que tipo de software ERP deve escolher?

Se a escolha de um ERP já se apresenta como uma das mais importantes que toda a empresa deve tomar, decidir-se por um horizontal ou vertical também não tem uma resposta fácil e rápida.

Não existe uma fórmula mágica nem resposta unânime para todos, já que depende muito do tipo de empresa e, sobretudo, do setor industrial em que opere a nossa empresa. Por exemplo, se a nossa atividade se desenvolve numa indústria altamente regulada (como é o caso dos alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos ou químicos), talvez um ERP vertical conheça mais detalhadamente quais são cada um dos estritos requisitos de cumprimento e rastreabilidade, embora para isso tenhamos que pagar uma aplicação mais cara do que uma horizontal.

Por isso, devemos avaliar muito bem se um de objetivo geral pode satisfazer corretamente todas as nossas necessidades concretas graças à integração de determinados módulos ou aplicações de terceiros, que complemente as funções do ERP horizontal.

Cada empresa é única e deve valorizar muito bem os prós e os contras de um e outro modelo. Em ambos os casos, escolher o parceiro certo é fundamental para ser capaz de fazer a escolha e a implementação correta de ferramentas destinadas a ser a nossa espinha dorsal no negócio.

Asavin Wattanajantra é o especialista global da Sage em grandes empresas. Dedica-se à tecnologia e inovação no mundo empresarial, abordando temas como ERP, indústria, distribuição, blockchain e inteligência artificial.

 

Artigo publicado originalmente em Blog Sage Advice