“Sempre trabalhámos unicamente a marca Sage”

A LB Informática, com sede em Guimarães, trabalha há mais de 15 anos na venda, instalação e assistência das soluções SAGE, tendo adquirido o estatuto de Silver Reseller Partner. A empresa também faz parte do Sage Accountants Club. “É uma excelente iniciativa onde todos ganham: a Sage, os Parceiros, os Gabinetes de Contabilidade e os Clientes dos gabinetes”, justifica o sócio-gerente José Bragança.

 

Quando, entre 1992 e 1999, José Bragança e Alberto Lobo trabalharam na mesma empresa, estariam certamente longe de imaginar que, mais de 20 anos depois, continuaram juntos, desta vez como sócios, na LB Informática e Serviços, Lda.

Com sede em Guimarães, a empresa iniciou a sua atividade no início deste século tendo como ideia base a venda e assistência a software. “Para este projeto”, recorda José Bragança, “precisava de ter a meu lado uma pessoa séria, competente e já com uma boa experiência de assistência e venda de programas; daí o convite que fiz ao Alberto Lobo.”

Desde o início que a opção pela Sage foi a escolha mais óbvia, devido à experiência de ambos os sócios com estas soluções, e que remontavam ainda ao software Infologia. “As soluções eram boas e o suporte eficaz; assim tínhamos a garantia de poder prestar um bom serviço ao cliente. Foi uma aposta ganha e, a provar, desde a criação da LB Informática que sempre trabalhámos unicamente a marca Sage”.

Dada a experiência anterior dos sócios em Gestão Comercial e Administrativa, foi nesta área que foram à procura de clientes, abordando sobretudo os Gabinetes de Contabilidade. “A boa implementação no mercado que as aplicações Sage tinham e o facto de sermos agentes Sage, abriu-nos muitas portas – não só de Gabinetes de Contabilidade como também de empresas que usavam a Gestão Comercial Next (hoje Sage 100cloud), mas para as quais não tinham bom apoio”, afirma José Bragança.

“A Sage 100cloud é uma aplicação muito completa e, na minha opinião, pouco valorizada, dado que tem a contabilidade totalmente integrada, o que faz com que um lançamento na Gestão Comercial possa ser automaticamente refletido na Contabilidade e, assim, ter sempre os dados em tempo real”, explica.

“Já na altura havia muita falta de técnicos com conhecimentos nesta aplicação; mas nós acompanhámos o desenvolvimento desta linha desde a sua criação e, por isso, o nosso conhecimento era (e continua a ser) muito vasto. Temos sempre acompanhado e implementado todas as soluções inovadoras que a Sage tem apresentando e assim mantendo sempre os nossos clientes na linha da frente”, conclui. Hoje, a LB Informática orgulha-se de ter ao seu serviço técnicos com 30 anos de experiência nas soluções Sage.

 

Soluções com potencial de crescimento

As soluções Sage representam uma fatia muito significativa na faturação da LB Informática, direta e indiretamente. “São ferramentas muito boas e com elevado potencial de crescimento”, considera o sócio-gerente da empresa. Além disso, a empresa complementa a sua oferta com outros serviços, como é o caso do backup da informação dos clientes, com monitorização permanente do seu sucesso, bem como serviços de manutenção do hardware dos clientes, entre outros. “Assim, os clientes sentem-se seguros”, explica José Bragança. “A comprovar isso, está um NPS (Net Promoter Score) feito pela Sage de 100% – hoje somos Sage Silver Partner, mas estamos em vias de nos tornarmos Sage Gold Partner no final do ano.”

Para este responsável, um dos aspetos diferenciadores da Sage face à concorrência consiste no facto de, ao optar por ter linhas três linhas de programa (SAGE For Accountants, Sage 100cloud e Sage 50cloud), as aplicações terem sido uniformizadas de forma a que um utilizador, ao aprender a trabalhar numa linha, fica apto a trabalhar noutra linha qualquer, pois o interface é igual em todas elas.

Esta abordagem traz também vantagens em termos de suporte ao cliente: “o apoio ao cliente torna-se bem mais fácil e, assim, o desenvolvimento e manutenção dos programas por parte da Sage fica também mais facilitado, deixando recursos livres para a inovação das aplicações. O suporte técnico tem vindo a melhorar consideravelmente, acompanhando as necessidades dos parceiros”.

 

Futuro está na mobilidade e segurança

Hoje, a LB Informática olha para o futuro de forma confiante. “Os clientes vão precisar, cada vez mais, de soluções sofisticadas, que lhes permitam obter toda a informação necessária ao seu negócio, de uma forma rápida, consistente e segura”, defende José Bragança, para quem “a mobilidade e a segurança vão ser dois dos aspetos mais importantes: se, por um lado, os clientes precisam de ter toda a informação no seu sistema, por outro lado querem ter a certeza de que essa informação não está acessível para qualquer pessoa.”

E é precisamente essa segurança que a Sage oferece. “No Sage for Accountants por exemplo, a legislação permite que o suporte em papel não tenha de ser guardado se os documentos forem digitalizados. Os gabinetes vão poder consultar toda a informação a partir de qualquer lugar com um simples clique, pois tudo estará digitalizado. Ou seja, há mais informação no sistema, mas também existe a necessidade de maiores cuidados em termos do seu acesso e segurança. A LB Informática oferece soluções de segurança para garantir um nível de segurança muito elevado, não só no acesso remoto, como também em relação às ameaças existentes”.

 

Sage Accountants Club

 A LB Informática faz parte do Sage Accountants Club, uma iniciativa da Sage à qual José Bragança atribui muitos méritos. “É uma excelente iniciativa, na qual só deteto vantagens, porque nela todos ganham: a Sage, os Parceiros, os Gabinetes de Contabilidade e os Clientes dos gabinetes. Um gabinete que adira ao Sage Accountants Club vai beneficiar de um apoio específico para aproveitar ao máximo a sua solução; e, com as clínicas Sage, os colaboradores do gabinete especializam-se mais na solução.”

O responsável da LB Informática salienta também o grupo do Whatsapp, “no qual temos um canal muito rápido para sabermos das novidades, mas também de resolução de problemas – um grupo de que fazem parte, entre outros, os responsáveis do apoio técnico e do desenvolvimento do programa. “

José Bragança vê na utilização das soluções Sage um círculo virtuoso: “O gabinete, ao recomendar-nos ao seus clientes, vai conseguir que estes passem a utilizar soluções Sage e, com isso, permitir-nos importar automaticamente os documentos gerados na gestão comercial do cliente; como as operações de lançamentos para o gabinete ficam muito mais reduzidas, isso permite-nos o tratamento da informação de forma mais célere e, assim, o gabinete pode disponibilizar as várias análises ao cliente também mais rapidamente. Para nós, Parceiros, isto gera negócio. E, se gera negócio para nós, gera também para a Sage – e, assim, todos ficamos a ganhar, pois os clientes ficam fidelizados”.

 

Saiba mais sobre a LB Informática aqui.

Saiba mais sobre o Sage Partner Program e como se pode tornar Parceiro Sage em www.sage.com/pt-pt/parceiros.