“O Sage For Accountants é o suprassumo dos softwares de contabilidade”

Fundada em junho de 1987 por João Rocha e mais dois sócios, seus amigos de infância, a Contaguima é um dos mais antigos gabinetes de contabilidade de Guimarães. Desde o início que o objetivo da empresa foi o de “servir com rigor, competência, organização e confiança o enorme tecido empresarial da cidade”. Mais de 30 anos depois, o projeto continua a crescer e a sociedade inicial dos três amigos mantêm-se até aos dias de hoje.

 

João Rocha é Licenciado em Contabilidade pelo ISCAP e possui o Mestrado em Auditoria obtido na mesma instituição. Na CONTAGUIMA é um dos sócios gerentes, responsável sobre toda a área informática. Na sua opinião, o negócio da contabilidade evoluiu imenso ao longo destas três décadas. “Quem se propõe entrar neste tipo de negócio, tem que ter plena consciência da absoluta necessidade de evolução contínua: não se pode parar no tempo!”, A experiência adquirida por cada de um dos profissionais desta área é, naturalmente, muito importante; contudo, pode não ser suficiente para encarar os desafios de hoje – as leis saem em catadupa e as exigências a nível fiscal e legal são, cada vez mais, incrivelmente apertadas, pelo que só com um processo de aprendizagem contínua podemos enfrentar este cenário e, ao mesmo tempo, mantermo-nos competitivos no mercado”, afirma.

Onde João Rocha vê uma evolução negativa no setor é na rentabilidade. “As empresas, direta ou indiretamente, dão hoje o dobro do trabalho, sem que haja uma proporcionalidade no valor das avenças”. E o responsável pela Contaguima reconhece que “existem muitos empresários que escolhem o seu contabilista pelo fator preço, em detrimento de valores que poderiam acrescentar valor ao seu negócio; o mercado está assim, e toda a gente tem que se adaptar”.

 

A Sage tem sido um parceiro fundamental

Ora, é precisamente para dar resposta a tudo isto que é crucial escolher os melhores parceiros, nomeadamente quanto aos processos vitais do negócio, onde surge à cabeça o software de contabilidade. “Posso dizer, como aliás o digo à ‘boca cheia’, que em muito boa altura escolhemos a Sage como parceiro fundamental”, reconhece João Rocha.

A Contaguima está a usar o Sage For Accountants, que considera ser “o suprassumo dos softwares de contabilidade, um programa feito à medida das necessidades dos gabinetes de contabilidade. Aqui na empresa, e jeito de brincadeira, costumamos dizer que a sua ideia e construção não foi só obra de programadores e contabilistas – teve também intervenção divina!”

João Rocha recorda que, desde a apresentação do programa que ficou ansioso para o testar, dadas as potencialidades que identificou. “Felizmente a LB-Informática, parceiro com quem nos relacionamos há algum tempo, reconheceu em mim características para servir de ‘cobaia’, propondo-nos sermos os primeiros a usar a ferramenta, facto que me deixou orgulhoso e empolgado. Nas primeiras demostrações e formação dadas ao nosso pessoal, e à medida que íamos descobrindo e testando as potencialidades do programa, foi notório em todos os presentes os olhos brilhantes e a boca… aberta!”

“Porque temos clientes onde a contabilidade é feita localmente, conheço perfeitamente outros softwares da concorrência e por isso, e com propriedade, afirmo que o Sage for Accountants é, de longe, o melhor – e, por isso, recomenda-se”, conclui João Rocha.

 

Análise Financeira é a melhor funcionalidade

“Para mim, a principal funcionalidade, que não encontrei em nenhum outro programa, é a ‘Análise Financeira Sage’, com a funcionalidade de ligação ao Excel”, afirma João Rocha. “Dir-me-ão que todos os softwares exportam dados para o Excel, o que está correto; contudo, e que seja do meu conhecimento, só este faz o inverso – isto é, o Excel é que vai ler os dados ao software, e até fora do programa, o que é absolutamente fantástico”.

“Nós tínhamos alguns mapas próprios de gestão para entregar aos clientes, que eram preenchidos manualmente, um processo sujeito a erros e com alguma morosidade. Com esta funcionalidade da Sage, num minuto elaboramos um conjunto de 15 mapas de gestão, onde se inclui o cálculo do IRC em tempo real e com tributações autónomas incluídas! Foi com esta função que me ‘apaixonei’ por este software, que me dá vantagens competitivas, com a devida repercussão na satisfação dos clientes e no prestígio da minha empresa”, explica o responsável da Contaguima, que arrisca o palpite: “acredito que se os colegas com gabinetes tivessem o conhecimento pleno desta potencialidade, não hesitariam um segundo quanto à sua opção informática”.

João Rocha salienta ainda outras características, como os automatismos nos lançamentos, a ligação ao portal E-fatura para lançamento de compras e a integração do SAFT das vendas. Tudo isto, funcionalidades que permitem que “possamos respirar um pouco, ou seja, uma vez cumpridas toda as exigências legais e contratuais, ainda sobra tempo para, entre outros, conciliar contas correntes, bancos e fazer as importantes análises financeiras, para que a Contabilidade seja aquilo que deveria ser: um auxiliar de gestão.”

 

Membro do Sage Accountants Club

De referir que a Contaguima faz parte do grupo restrito de membros do Sage Accountants Club, que reúne clientes na área da Contabilidade que recebem consultoria da Sage mas também lhe fornecem feedback direto e contribuem assim para melhorar o software de acordo com as necessidades reais do mercado.

“Fazer parte do Sage Accountants Club é, desde logo, um prestígio para mim e para a Contaguima. Além de termos conhecimento quase em tempo real das alterações que vão sendo introduzidas no software, é-nos aberta também a possibilidade de sermos nós a propor alterações, que sendo exequíveis e aceites, podem facilitar o nosso trabalho e por consequência, o de todos os colegas”.

Saiba mais sobre a Contaguima aqui.