Pilares da Gestão de Empresas

Os conselhos sobre como gerir uma empresa serão sempre genéricos – na vida empresarial, intervém uma infinidade de variáveis e ninguém melhor que o dono de determinado negócio para o conhecer em profundidade. Mas há questões mais gerais que todos os empresários conhecem e não podem ser descuradas

No dia-a-dia, é frequente deixarmo-nos absorver por tarefas urgentes, acabando por perder foco no que é mais importante. O êxito empresarial baseia-se nos seguintes pilares fundamentais:

 

Controlo de custos

No que diz respeito à informação indispensável para gerir um negócio, a informação sobre os custos assume um papel fundamental na sobrevivência de uma empresa. Este tipo de informação é vital para a tomada de decisões e para a correta determinação das despesas (que devem, recomenda, ser controladas de forma rigorosa). De nada adianta ter um bom planeamento se, durante a execução, não existir um bom método de acompanhamento e gestão que permita garantir a realização do plano, medir os resultados, avaliar a eficiência, definir novas ações que viabilizem as metas.

 

Solução de Gestão Integrada

Um ERP, como o Sage 100cloud permite reunir todas as necessidades de um negócio dentro uma única solução de gestão integrada. A automatização dos processos da empresa permite ganhar tempo e recursos e potencia as decisões de negócio com uma visão transversal e informada!

 

Recrutamento rigoroso dos melhores recursos humanos

No processo de seleção de colaboradores, deve-se sempre procurar os talentos mais proeminentes; desta forma poder-se-á delegar responsabilidades com mais confiança. E nós acrescentamos que não só é fundamental contar com os melhores para os pontos-chave, mas para todo o modelo de negócio. Uma boa gestão de pessoas faz a diferença no sucesso de uma empresa.

 

Descentralização das decisões

Uma vez que a empresa conta com recursos humanos selecionados com base na excelência, o passo seguinte é brindá-los com a autonomia necessária para que as decisões importantes não recaiam sempre sobre as mesmas pessoas.

 

Como é que uma solução de gestão integrada pode ajudar a gerir uma empresa?

Todos os aspetos do negócio poderão ser controlados, desde reduzir os custos produção e distribuição, diminuir os tempos de rotação de stocks, melhorar a gestão financeira e de tesouraria, ter acesso a relatórios completos para controlar os riscos de negócio e tomar as melhores decisões estratégicas.

 

Uma empresa não é uma ilha, imune às mudanças à sua volta

É necessário ter-se sempre presente que nada é estanque, o que significa que a estrutura de gestão e as equipas deverão ter flexibilidade para reagir com eficácia aos imprevistos – positivos ou negativos – e garantir, na medida do possível, que os planos de negócio contemplam estes ‘imponderáveis’. Esta ‘ginástica’ na gestão implica, por exemplo, que as grandes decisões estratégicas tenham em conta alterações inesperadas.

Uma boa gestão não é a que nunca comete erros – ninguém está isento de falhar – mas sim a que consegue responder adequadamente aos percalços quando eles surgem.

 

Artigo publicado originalmente em Jornal Económico.