10 novidades do Consumer Electronics Show (CES) de Las Vegas

A Consumer Electronics Show (CES) de Las Vegas é a principal montra anual das inovações nas quais as empresas de tecnologia estão a trabalhar neste momento. Seleccionamos as dez novidades tecnológicas que marcaram a edição deste ano.

A CES 2020 apresentou os desenvolvimentos tecnológicos mais importantes (e também os mais curiosos) do planeta. Alguns poderão mudar o futuro enquanto outros provavelmente terão tido um sucesso fugaz e serão esquecidos rapidamente. Mostramos as dez inovações que mais nos surpreenderam depois de quatro dias, mais de 175.000 participantes e cerca de 4.000 expositores na edição deste ano da maior feira tecnológica do mundo.

 

1. A cidade do futuro

A Toyota apresentou o seu projeto de construção da “cidade do futuro” no Japão, apelidada de Woven City. O também designado “living laboratory” será construído num terreno de 70 hectares, na base do Monte Fuji, usando inteligência artificial, edifícios de madeira, jardins orgânicos e veículos autônomos. O espaço quer atrair académicos e investigadores, que poderão testar e desenvolver tecnologias de mobilidade urbana, veículos autónomos, casas inteligentes e inteligência artificial, tudo testado num ambiente real.

 

2. Táxi aéreo

A Hyundai e a Uber Elevate apresentaram um táxi aéreo chamado S-A1. O dispositivo usará processos de design inovadores para otimizar a descolagem e aterrissagem vertical (VTOL). Funcionará com baterias elétricas, podendo voar em velocidades de cruzeiro de 290 km / h, com uma altitude entre 300 e 600 e uma autonomia de 96 quilómetros. Com uma cabine para 4 passageiros, o novo veículo pretende ser seguro, silencioso e com preços acessíveis.

 

3. Automóvel inteligente

A Sony surpreendeu tudo e todos com a mostra do seu primeiro automóvel inteligente, o Vision-S. O protótipo incorpora as mais recentes tecnologias de mobilidade, inteligência artificial e cloud computing da empresa japonesa. O veículo possui 33 sensores de condução autónomos preparados para detetar e reconhecer pessoas e objetos dentro e fora do carro, uma experiência de áudio imersiva e profunda e um ecrã panorâmico associado a um sofisticado sistema de informação e entretenimento. Tudo atualizado a partir da cloud.

 

4. O robô rolante

A Samsung apresentou o Ballie, um pequeno robô rolante do tamanho de uma bola de ténis que segue o “dono” para todo o lado. As suas capacidades de inteligência artificial permitem que o robô consiga gerir todas as funcionalidades de uma casa inteligente, que seja um assistente pessoal para o exercício físico e a nutrição e que encontre soluções para as necessidades individuais ​​das pessoas e interaja com seres humanos e animais de estimação. Mais do que um robô, a Samsung designa-o como “um parceiro para a vida”.

 

5. Humanos “artificiais”

Neon, o avatar digital com inteligência artificial da Star Labs, foi uma das apresentações que criou mais expectativas. Este CGI humano (sigla para imagens geradas por computador) pode conectar-se e aprender mais sobre nós, adquirir novas habilidades e evoluir.

 

6. Laptops de ecrã duplo

Projeto Athena é o novo conceito de laptops, com dual screen, apresentado pela Intel. Esses novos laptops projetados para uso diário têm baterias duradouras, processamento gráfico duas vezes melhor que o da geração anterior, Intel Core i7 da décima geração e um design ultrafino e fino, acompanhado por uma tela sensível ao toque.

 

7. Computador com ecrã dobrável

A Lenovo lançou o seu Thinkpad 1X Fold, um computador com uma tela de toque OLED de 13,3 polegadas de plástico, desenvolvida em conjunto com a LG Display. Dobra para dentro e há quem veja este produto como um tablet, outros como um computador, outros ainda como uma espécie de Moleskine virtual.

 

8. Prótese controlada pela mente

BrainCo é uma nova prótese cérebro-máquina criada no Harvard Innovation Lab. Essa prótese é completamente controlada pelos pensamentos do utilizador através de uma faixa para a cabeça que usa ondas cerebrais para dar tarefas diferentes ao braço robótico. Esta inovação foi galardoada com o prémio “Tech for Change” da CES de Las Vegas.

 

9. Máscara que filtra o ar

A empresa Ao Air apresentou a Atmos, uma máscara transparente, que cobre a boca e o nariz, que inclui um sistema de ventiladores que filtram e limpam o ar. A máscara de design futurista também se destaca por não precisar de uma vedação hermética.

 

10. Bicicleta aquática

O Hydrofoiler XE-1 eBike é a primeira bicicleta hidrodinâmica do mundo. Foi projetada para reproduzir a experiência de andar de bicicleta na água e usa a tecnologia disponível nos veleiros da America’s Cup, levando a experiência do ciclismo a novas fronteiras.