“As soluções Sage têm uma usabilidade superior”

A Year2K, com sede em Almada, assume-se como uma “marca de confiança” que nasceu numa altura em que as lojas de informática surgiam como cogumelos… e fechavam com a mesma velocidade. “A aposta de exclusividade nas soluções Sage, que vem praticamente desde o início, foi uma decisão fácil de tomar”, afirma Alexandre Amaro.

A vida profissional de Alexandre Amaro confunde-se com a história da Year2K. A empresa surgiu no ano 2000 (daí o nome Year2K) e ele entrou para a empresa em 2006 como um dos seus sócios-gerentes. “Até essa altura”, recorda, “a empresa era muito vocacionada para o consumidor final e precisava de dar resposta a um mercado empresarial que tinha já os computadores e a Internet – mas nos quais não confiava e deles não sabia tirar partido.” Foi nessa altura que começou “a sério” a atividade da Year2K no mercado empresarial, com colaboradores dedicados e praticamente em exclusividade.

A empresa nasceu como uma loja “de rua” no Laranjeiro, em Almada, que ainda hoje é a sede da empresa, apesar de já ter sido remodelada totalmente por duas vezes. Alexandre Amaro assume que “a Year2k é uma empresa em constante mutação e que tem sabido atualizar-se e crescer com o passar dos anos, mas sempre sob o lema que acompanha a empresa desde a sua fundação e que é ‘estamos sempre no mesmo sítio para o receber’”.

“É nesse sentido”, explica, “que, apesar de termos feito remodelações e algumas pessoas terem entretanto saído para dar lugar a outras, a empresa e a sede são as mesmas desde a fundação. Consideramos que somos uma marca de confiança que nasceu numa altura em que abria uma loja de informática em cada esquina e fechava no mês seguinte, e sinal disso é termos clientes que nos visitam há mais de 10 anos.”

Transição para o setor empresarial

A transição do mercado de consumo para o setor empresarial surgiu com naturalidade. Como refere Alexandre Amaro, “rapidamente tivemos procura pelo mercado empresarial em Almada e foi com naturalidade que, uns anos mais tarde, começámos a vender programas de faturação a esse tecido empresarial e, mais concretamente, em 2006, iniciámos a comercialização das aplicações Sage, na altura com o software Gespos, da Escripóvoa.

“A nossa jornada da Sage tem vindo a transformar-se à medida que vamos sendo desafiados a apostar em novos produtos e mercados”, explica o sócio-gerente da Year2K. “Começámos a vender softwares da Sage ao pequeno retalho como forma de facilitar a vida dos pequenos negócios na gestão de clientes e stocks; anos mais tarde, com as obrigações fiscais, o nosso volume de negócio nesta área cresceu consideravelmente, constituindo hoje uma das nossas principais atividades.”

“Atualmente, o nosso mercado-alvo e o nosso posicionamento passou a ser, quase em exclusividade, voltado para as empresas, ao mesmo tempo que a área geográfica de atuação aumentou consideravelmente e, atualmente, temos clientes espalhados por Portugal Continental e Ilhas, além de trabalharmos com empresas multinacionais com sucursais em Portugal”, diz Alexandre Amaro.

Em exclusivo com as soluções Sage

Este responsável não esconde a importância que as soluções Sage tiveram e continuam a ter no sucesso da Year2K: a Sage é hoje um dos principais parceiros da empresa, com a venda das soluções e serviços associados aos produtos Sage a representarem cerca de 30% da sua atividade. Além disso, “as soluções Sage foram, e ainda hoje são, uma porta de entrada para a venda de outros produtos e serviços a novos clientes; por outro lado, facilmente conseguimos criar outras oportunidade de negócio nesses novos clientes, seja no desenvolvimento de aplicações à medida para interligar outros sistemas com as soluções Sage, seja na venda de soluções complementares, como por exemplo segurança ou backup.”

A Year2k trabalha em exclusivo com as soluções Sage em todos os mercados onde esta tem soluções, uma aposta de exclusividade que “vem praticamente desde o inicio e que foi uma decisão fácil de tomar”, reconhece Alexandre Amaro. “Do que conhecemos das aplicações da concorrência, achamos que a Sage consegue ter uma usabilidade muito superior – conseguimos facilmente colocar um cliente de retalho a trabalhar ao fim de uma ou duas horas sem necessidade de grandes configurações.”

Mesmo no Sage 100cloud, “devido à complexidade de juntar a contabilidade com a faturação, os tempos de implementação e formação situam-se muitas vezes em 3 a 5 dias, o que mesmo assim consideramos um prazo muito curto fase à concorrência. Aqui ainda há margem para melhorar, mas a experiência e o conhecimento da aplicação por parte dos técnicos, ajuda a mitigar as dificuldades.”

Mercado está a mudar para a cloud

Alexandre Amaro não tem dúvidas de que o futuro do mercado está nas soluções que suportam infraestruturas baseadas na nuvem.

“O mercado está claramente a mudar para a cloud. É uma tendência mais do que confirmada – o que antes era encarado com receio, hoje é visto como obrigatório. Nos próximos um a dois anos, todas as aplicações terão de estar na cloud e têm de poder ser usadas nos diversos tipos de dispositivos que os utilizadores têm ao seu alcance; isto é uma solicitação para todos os tipos de mercados. Outro dos desafios, que é sem dúvida uma oportunidade, é a interligação dos diversos sistemas: hoje, os clientes não querem ficar apenas numa aplicação de gestão que dá a informação formatada de uma só maneira; pelo contrário, querem ter acesso aos dados e ligar esses mesmos dados com outros de todas as fontes de informação com que trabalham – algo que dantes era uma realidade apenas nas grandes organizações mas que hoje passou a estar também ao alcance das empresas de menor dimensão.

 

Passar de técnicos a consultores

Por esta razão, a Year2K também mudou a sua abordagem aos clientes, como explica Alexandre Amaro: “com o decorrer dos anos, passámos de técnicos a consultores, porque deixámos de ser apenas aqueles que iam ao cliente resolver eventuais problemas, para passarmos a ser alguém que conhece a realidade das empresas e procura sempre as melhores soluções para as suas necessidades e, principalmente, capaz de antecipar os problemas e resolvê-los antes mesmo de eles existirem.”

Pode saber mais sobre a Year2K aqui.

 

Saiba como tornar-se Parceiro Sage https://www.sage.com/pt-pt/parceiros/tornar-me-parceiro/