O Balanço da Contabilidade em 2019 e os desafios para 2020

Para os contabilistas as férias natalícias que se avizinham não é necessariamente tempo de menores preocupações. Por um lado, aproveita-se para dedicar mais tempo à família e para algum descanso. Por outro lado, a preocupação com o trabalho pendente e o que virá a seguir está sempre presente. É, por isso, um tempo ideal para um balanço.

Muitos têm sido os desafios dos Contabilistas Certificados ao longo dos últimos anos. São exemplos, a implementação da entrega das declarações fiscais por via eletrónica, a entrega obrigatória do SAF-T de faturação, a alteração do POC para o SNC e, mais recentemente, a reestruturação que o preenchimento da IES está a sofrer, bem como a exigência da entrega do SAF-T da contabilidade.

Os prazos legais, que são muitos e que se repetem a cada mês/trimestre/ano, facilitam o funcionamento do sistema fiscal. No entanto, este processo de preparação e entrega das obrigações legais depende quase exclusivamente dos Contabilistas Certificados.

 

Sabemos valorizar o nosso conhecimento?…

As muitas exigências fiscais feitas às empresas e aos Contabilistas Certificados direcionam muitas vezes estes profissionais para tarefas meramente contabilísticas e de caráter repetitivo, com vista à entrega das declarações fiscais e ao cumprimento dos seus prazos, desviando-os de funções mais consultivas e de apoio ao negócio das empresas a quem prestam serviços.

Muitos são já os exemplos de profissionais que automatizaram as tarefas repetitivas e de introdução de movimentos contabilísticos, libertando-os assim para serviços de consultoria aos seus clientes, acrescentando assim valor às suas avenças e, simultaneamente, sendo desafiados a atingir outros níveis de satisfação profissional.

 

… e sabemos refleti-lo nos valores cobrados aos clientes?

O conhecimento dos Contabilistas Certificados é adquirido e consolidado ao longo de anos tornando-se vastíssimo. Abrange contabilidade financeira, contabilidade analítica, finanças, banca, seguros, sistema fiscal e laboral, entre outras áreas também do seu domínio.

Os serviços prestados por um Contabilista Certificado são especializados, muitas vezes, até personalizados, e devem por isso ser valorizados, não só pelos clientes que acompanham e apoiam mas, em primeira instância, pelos próprios Contabilistas. Mais do que corresponder às constantes adaptações exigidas à profissão, o maior desafio dos Contabilistas Certificados passa por saberem valorizar devidamente os serviços que prestam, para equilibrar melhor a vida profissional com a vida pessoal.

 

O ano de 2019 tem-se mostrado muito exigente

Para além de todo o trabalho regular, para se corresponder às exigências do SAF-T da Contabilidade, os Contabilistas Certificados tiveram que fazer alterações não só aos planos de contas, para associar as taxonomias, como também aos métodos de trabalho de anos, sobretudo no que respeita a lançamentos contabilísticos.

 

…mas o ano de 2020 prevê-se igualmente desafiante

O próximo ano marcará o exercício da primeira entrega do SAF-T de contabilidade para pré-preenchimento da IES. Por outro lado, será o ano a partir do qual a sistema fiscal terá acesso aos dados contabilísticos e financeiros de todas as empresas. As portas estarão, portanto, abertas para cruzamento de informação, para validação de dados que são, até à data, entregues em diferentes formatos e prazo. Vai iniciar-se assim mais uma etapa de combate à evasão fiscal.

 

Ilda Coelho é Contabilista Certificada desde 2004 e na Sage lidera uma equipa comercial especializada no segmento dos Gabinetes de Contabilidade e Contabilistas Certificados.