Sage 50cloud e jogos de tabuleiro
Basta olhar para o nome, A Jogar É Que A Gente Se Entende, para percebermos que este não é um café como os outros. Para ajudar num negócio que propõe mais de mil jogos de tabuleiro aos seus clientes, Dina e Manuel Silva, contam com o Sage 50cloud.
A Jogar É Que A Gente Se Entende surgiu em 2018 em Vila do Conde, a terra natal de Dina e Manuel Silva, proprietários do espaço e responsáveis por concretizar a ideia de criar o primeiro “café com jogos de tabuleiro” em Portugal.
A ideia surgiu depois de alguns anos a viver em Londres, onde Dina era terapeuta ocupacional numa câmara municipal e fazia adaptações de casas de crianças com deficiência e o Manuel geria duas farmácias veterinárias.
Ambos desejavam voltar a Portugal, mas de forma planeada: “pretendíamos regressar com um plano que nos completasse”, explica Manuel Silva. “Como gostávamos muito de jogos de tabuleiro, a ideia de abrir um café de jogos de tabuleiro em Portugal surgiu um pouco a medo – a ideia não foi nossa, uma vez que já existem imensos cafés de jogos de tabuleiro pelo mundo – mas fomos corajosos ao ponto de trazer esta ideia para Portugal.”
“Fizemos muita pesquisas online, fomos a muitos cafés de jogos em Inglaterra, Toronto e no resto da Europa para entender como funcionam estes espaços e perceber o que queríamos e o que não queríamos que fosse o nosso projeto”, afirma Dina Silva.
O primeiro café de jogos de tabuleiro em Portugal
Uma das adaptações foi o ajuste dos valores de taxa de jogos para a realidade de Portugal assim como o espaço físico propriamente dito: os jogos estão escondidos numa “gruta” de forma que, acima de tudo, o que se vê é um café onde se comem uns petiscos. Foi uma estratégia para “não assustar as pessoas e convidá-las primeiro a tomar um café e, depois de lá estarem e perceberem como funciona o café/jogos, pedirem para experimentar”, diz Manuel Silva. “Sabíamos, e continuamos a ter bem presente, que este é um negócio de risco mas, também, um projeto que nos orgulha muito: o primeiro café de jogos de tabuleiro em Portugal.”
Dina e Manuel Silva dizem que a reação do público ao seu projeto tem sido muito boa (“o público em geral quer experimentar – sempre a medo – mas a maioria das pessoas gosta muito do conceito”) e, apesar de só ter passado cerca de um ano sobre a abertura do café, já estão a pensar no próximo.
Facturação simples e descomplicada com Sage
Os responsáveis por este projeto reconhecem que gerir um negócio desta natureza não é fácil, uma vez que além da vertente de restauração é preciso dar apoio aos clientes nos jogos – explicar como funciona a sua mecânica, sugerir novos jogos… Mas algumas coisas são efetivamente fáceis. É o caso da faturação. O A Jogar É Que A Gente Se Entende usa o software Sage 50cloud para uma “faturação de forma simples e descomplicada”.
A solução foi implementada através do parceiro Sage PixelAvantage. “A opção foi muito fácil de tomar, uma vez que temos total confiança na PixelAvantage. O Sr. Francisco Moreira [responsável pela PixelAdvantage] apresentou-nos o software e dá-nos apoio imediato sempre que precisamos”, explica Manuel Silva.
Saiba mais em https://www.ajogar.com e em http://portocanal.sapo.pt/noticia/169731.