Lisboa: Conferências do Estoril 2019
As Conferências do Estoril decorrem entre os dias 27 e 29 de maio, na Nova SBE e terá como tema central a Justiça: Da Justiça Local à Justiça Global. Esta 6.ª edição conta com mais de 800 participantes, entre Chefes de Estado, Prémios Nobel e diversos líderes mundiais da Diplomacia, do Direito e da Economia.
As Conferências do Estoril, que este ano celebram o seu 10º aniversário, decorrem pela primeira vez no novo campus da NOVA SBE, em Carcavelos, de 27 a 29 de maio. Estas Conferências são abertas ao público (os bilhetes ser adquiridos no site da organização) e propõem uma reflexão sobre o conceito de justiça global, através de quatro tópicos de debate principais: “direitos e deveres humanos”, “justiça climática”, “pobreza global e desigualdade”, e “tecnologia e desenvolvimento”.
A lista de oradores é impressionante. Um dos painéis mais esperado é o animado por Sérgio Fernando Moro, atual Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, especialista no combate ao crime financeiro, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Sérgio Moro partilhará o palco com duas outras personalidades célebres pelo seu empenho na luta contra a corrupção: a antiga Procuradora Geral da República Portuguesa, Joana Marques Vidal, cujo mandato à frente do Ministério Público coincidiu com o maior número de investigações criminais a políticos, antigos políticos, e banqueiros em Portugal; e Germán Garavano, Ministro da Justiça da Argentina, cujo governo tem feito da luta contra a corrupção uma das suas principais prioridades.
Outros nomes anunciados recentemente foram os de Carlos Mesa, antigo presidente da Bolívia; Rigoberta Menchú, prémio Nobel da Paz em 1992, e Miguel Otero, jornalista venezuelano e diretor do jornal El Nacional que assim se juntam a outras grandes figuras mundiais como Edmund Phelps, Nobel da Economia; as escritoras Svetlana Alekseyevich, prémio Nobel da Literatura e Anne Applebaum, vencedora de um Pulitzer e ativistas pela Paz como Fareeda Khalaf e Ahmad Nawaz.
De referir que as Conferências do Estoril, que se tem realizado bianualmente, comemoram o 10.º aniversário em 2019. A organização conta com 900 participantes e 920 jornalistas de 73 nacionalidades em mais de 158 horas de debate. O objetivo das Conferências do Estoril é “intervir” em temas da atualidade através dos vários convidados para ser parte da solução para problemas como a corrupção, as fake news ou o aquecimento global.
Principais oradores
- Ahmad Nawaz, ativista para a educação e a paz;
- Fareeda Khalaf, refugiada e ativista Yazidi;
- Edit Schlaffer, Fundadora e diretora da ONG Women Without Boders;
- Laya Vasudevan, Diretora do Center for Legal Aid and Rights;
- Edmund Phelps, Nobel da Economia (2006);
- Stetlana Alexievich, Nobel da Literatura (2015);
- Rigoberta Menché (Nobel da Paz, 1992);
- Anne Applebaum, jornalista do Washigton post, prémio Pulitzer (2004);
- Harald Jager, Militar, “o homem que derrubou o muro de Berlim”;
- Miguel Otero, Jornalista e diretor do Jornal “El Nacional”;
- Joana Marques Vidal, Antiga procurador-geral da Republica;
- Carlos Mesa, Presidente da Bolívia (2003-2005);
- Germán Garavano, Ministro da Justiça e dos Direito Humanos da Argentina.
Ver programa completo
https://2019.estorilconferences.org/pt-pt/
Vídeo de apresentação da edição de 10º aniversário das Conferências do Estoril