Exposição “Banksy’s, Dismaland and Others”, by Barry Cawston

Não perca a exposição, inédita em Portugal, que nos leva numa viagem pelas obras de um artista que há mais de 25 anos utiliza a street art para questionar os valores da sociedade. A exposição pode ser vista até ao final deste mês no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

A mostra que conta com 44 fotografias de grande dimensão, integra imagens do projeto Dismaland (2015), o conhecido parque temático criado por Banksy, numa clara sátira aos parques da Disney e outras obras emblemáticas como Walled Off Hotel (2017) ou Flower Thrower (2005).

Recorde-se que Banksy é o artista anónimo mais famoso do mundo e o maior expoente atual da arte urbana. Ousado, imprudente e pioneiro, ele é apresentado no site da exposição como um poeta contemporâneo com um importante discurso crítico. Banksy conseguiu com a sua arte despertar a curiosidade de cidadãos de todo o planeta que seguem com avidez a sua próxima obra da sua já longa carreira que começou em Bristol, Reino Unido, de onde se pensa que é natural. Nas suas mensagens predomina a ironia, a denuncia e a condenação de dramas sociais como a guerra, a imigração, a pobreza ou a alienação pelas novas tecnologias.

Barry Cawston é um dos mais talentosos fotógrafos da atualidade e o fotógrafo oficial de Banksy. Formado em Sociologia, a maioria do trabalho fotográfico de Barry Cawston é centrado em detalhes sociológicos e arquitetónicos, duas componentes que acabam por ir ao encontro das obras de arte urbana criadas pelo misterioso Banksy. Para além do trabalho de fotógrafo britânico, a exposição integra vários projectos de jovens artistas portugueses, servindo também como rampa de lançamento de novos nomes do universo da arte urbana.

 

“Banksy’s, Dismaland and Others”, by Barry Cawston

  • Data: Até 31 de Março de 2019
  • Horário: Quarta a Segunda, das 10 às 19 horas
  • Local: Centro de Congressos da Alfândega do Porto
  • Morada: Rua Nova da Alfândega, Porto
  • Web: http://banksydismaland.com