Centralização de dados com Sage na BStrong, pela Samsys

A Samsys realizou a migração do Sage Retail para o Sage 50cloud Loja em 18 lojas e com esta solução o negócio da Emocion Sport tornou-se mais produtivo e cumpridor do RGPD.

Para estar em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados e para melhorar os procedimentos que permitem controlar o seu cumprimento, a Emocion Sport/ BStrong contou com o apoio da Samsys para a implementação do Sage 50cloud Loja. Este projecto tornou-se num case study que pode vir a ser replicado noutras empresas.

 

O desafio da centralização da informação pessoal

Cada vez mais, as empresas estão preocupadas com a segurança dos seus dados e com o respeito pela confidencialidade dos mesmos. Fruto de um desafio que foi colocado após a obrigatoriedade do cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados, a 26 de maio de 2018: a Samsys desenvolveu a migração do Sage Retail para o Sage 50cloud Loja.

Esse desafio consistiu em implementar uma tecnologia que permitiu a integração da faturação com o servidor online e garantir que, na prática, cada utilizador que dele necessita, em todos os computadores, tivesse acesso à nova ferramenta.

 

Plataforma Tecnológica:  Sage 50cloud Loja

Não existem projetos de migração fáceis, cada trabalho exige conhecimento e habilidade para o realizar. Nesta implementação específica para a Emocion Sport foi necessário:

  • Executar a migração da aplicação no mínimo de tempo possível;
  • Reestruturar a aplicação a nível de empresas e utilizadores (inserir as nomenclaturas das lojas e os nomes dos utilizadores do Sage 50cloud Loja);
  • Garantir o acesso de cada utilizador aos computadores e configurar o posto definitivo;
  • Verificar o funcionamento de impressão e etiquetagem e posterior instalação nos novos servidores.

Hoje a implementação, que demorou cerca de 3 meses a concretizar, encontra-se finalizada. Foi feita a configuração do modo offline da rede do terminal service: em caso de indisponibilidade de acesso ao servidor, o posto trabalha nesse estado para integração da faturação com o servidor online.

 

Intervenção Sage

O desafio foi conseguir fazer a migração de 4 empresas e 18 lojas, com o mínimo de paragem possível. Obrigou a um trabalho de preparação inicial que exigiu estudo e análise durante 3 dias e implementação que decorreu desde junho de 2018 e terminou no início de agosto de 2018. Os maiores desafios para a empresa foram:

  • Identificar as pessoas que acediam aos dados pessoais e posterior bloqueio e acesso;
  • Identificar campos pessoais
  • Permitir o esquecimento, ou seja, uma funcionalidade que possibilita que o cliente seja eliminado da base de dados (exceto em caso de existirem pendentes em conta-corrente);
  • Gerir o consentimento de dados pessoais;
  • Gerar formulários para consentimento de dados pessoais.

 

Intervenção Sistemas

A Emocion Sport tem atualmente 4 empresas e várias lojas, sendo fundamental centralizar o acesso à informação e controlar todos os acessos. A solução que viria a suprimir esta necessidade de controlo traduziu-se num sistema de VPN, entre as várias localizações. Recorde-se que o VPN (Virtual Private Network ou Tunneling) garante que a informação apenas está disponível dentro da rede. Assim, todo o tráfego entre um dispositivo e os servidores de VPN são controlados, para que não existam acessos indesejados.

As VPN foram implementadas recorrendo a routers de última geração, os Draytek Vigor, que permitem fazer a interligação ponto a ponto das ligações, estando estes túneis sempre ativos. Este método permite que possamos integrar na rede em qualquer lugar. Todas as lojas também acedem por VPN aos servidores centralizados da Emocion Sport, reduzindo-se assim o número de servidores na empresa e também contribuindo para uma melhor gestão, já que são reduzidos os pontos de falha. Também pensando na segurança, são realizados backups com a periodicidade necessária, para que, em caso de desastre ou incidente, seja possível recuperar um servidor na totalidade ou com restaurações granulares.

 

Sobre a Emocion Sport /BStrong

A BStron, nascida em 2013, prima pela diferença, pelo desafio e pela irreverência. A pensar nos sneakers addict, a BStrong celebrou parceria com as principais marcas de calçado desportivo como, por exemplo, a Nike, Adidas, New Balance, Converse e hoje conta com 14 lojas físicas, uma loja online e 4 marcas diferentes, como a BStrong Gold – marca exclusiva de sapatilhas premium – e a BStrong Kids. As lojas BStrong podem ser encontradas nos principais shoppings do país (Norte Shopping, Arrábida Shopping, Guimarães Shopping, Nova Arcada, Centro Vasco da Gama, Cascais Shopping, Leiria Shopping, Algarve Shopping).

 

Artigo publicado originalmente no website da Samsys. Pode ler o artigo aqui.