Entrevista com Nuno Paiva, Partner & Sage Business Unit Manager, da Pontual

Conheça melhor a empresa de consultoria e desenvolvimento de software Pontual, patrocinador das Sage Sessions, evento na qual foi reconhecida com o prémio Innovate.

A Pontual comemorou 25 anos no passado dia 19 de novembro. Como vê a evolução da empresa e do mercado de software solutions neste período?

Em 1993 a Pontual nasceu como software house e o paradigma de mercado nessa altura era a mudança dos ERP’s em MSDOS para Windows. Fruto de um alinhamento estratégico, a Pontual passa a representar software de terceiros, mudando assim o seu foco para o desenvolvimento de soluções complementares para mercados verticais. Atualmente visionamos o mercado com um novo paradigma, a passagem dos ERP’s em Windows e instalados localmente para Soluções Web. Neste sentido a Pontual tem vindo a desenvolver novas competências de forma a acompanhar esta tendência de mercado.

 

O que diferencia a oferta de consultoria e desenvolvimento de software da Pontual, face à concorrência nacional e internacional?

O que nos diferencia é a proximidade com o cliente e o foco em soluções verticais. Com uma equipa de consultores maioritariamente sénior, próxima do cliente, conseguimos ser especialistas não só nas soluções de software, mas principalmente no negócio do Cliente.

 

Como conheceram as soluções da Sage (Sage SMB e Sage X3) e de que modo elas ajudaram ao crescimento do vosso negócio?

A Pontual tem conhecimento das soluções Sage desde a sua criação. Aquando da mudança estratégica da Pontual para representar software de terceiros, a Sage foi desde logo um parceiro de eleição. Desta forma, a criação da Unidade Sage, com equipa própria e dedicada, fez-se com a aquisição de carteiras de clientes existentes e com a fusão de empresas. As soluções Sage ajudaram ao crescimento do negócio na medida em que aumentaram o portefólio de soluções de software da Pontual, permitindo assim identificar e dar resposta a novas oportunidades que, até então, não era possível dar resposta.

 

A Pontual foi um das principais patrocinadores das Sage Sessions. Qual foi o balanço dessa experiência?

O balanço que a Pontual faz deste Sage Sessions é extremamente positivo. A Sage está de parabéns por ser um instrumento para promoção desta sinergia entre parceiros. Foi com enorme satisfação que aceitamos o convite para sponsor e as nossas expectativas eram, à partida, elevadas. Mesmo assim, o evento superou todos as expectativas, especialmente pela quantidade de pedidos de contato de parceiros Sage que pretendem conhecer e distribuir as nossas soluções. Consideramos que foi um excelente evento e uma ótima oportunidade para apresentar os nossos produtos à comunidade Sage.

 

Qual a reação ao prémio “Innovate”, atribuído como reconhecimento por parte da Sage, nas Sage Sessions?

Foi uma excelente surpresa e ficamos muito felizes com a atribuição deste prémio. Sentimos que foi o reconhecimento do esforço e empenho de toda a equipa Sage e de Desenvolvimento da Pontual, mas, acima de tudo, é uma enorme responsabilidade para continuarmos a inovar nos produtos e soluções que comercializamos.

 

Como podem acrescentar valor às soluções Sage no futuro e com que verticais?

A Pontual potencia as soluções Sage produzindo complementos (Add-ons) que respondem às necessidades específicas de um cliente, ou sector de atividade. Aumentamos assim a eficiência das soluções existentes, promovendo a sua extensibilidade no setor da indústria e produção, por ser uma área muito especifica e com particularidades próprias de cliente para cliente, que normalmente as soluções standard não dão resposta. Outra aposta da Pontual, para acrescer valor às soluções Sage, é na área do CRM e BPM onde o nosso know-how e vasta experiência nos permite disponibilizar soluções de extensibilidade maduras que vão de encontro ás necessidades dos clientes.

 

Quais são os objetivos de crescimento da Pontual para o próximo ano?

Em termos económicos, nos próximos 3 anos, o objetivo da Pontual é crescer a 2 dígitos. Para além disso, temos como objetivo ser um parceiro de referência Sage, de forma a fazer crescer ainda mais a atual rede de parceiros e revendedores amortizando o investimento feito nos complementos (Add-ons) Sage.

 

Que conselhos daria a outros partners Sage, para aproveitarem as oportunidades de negócios proporcionadas pelo ecossistema de parceiros?

Aconselhamos os parceiros Sage a unirem esforços e juntarem sinergias de forma a dar resposta a projetos mais complexos que, de outra forma, poderiam não ter capacidade. Seja por falta de recursos, por falta de conhecimento, ou até pelo elevado risco que estes projetos podem representar, sugerimos aos parceiros que façam projetos em conjunto.

 

Nuno Paiva
Partner & Sage Business Unit Manager
www.pontualsoftware.com

Saiba como tornar-se Parceiro Sage https://www.sage.com/pt-pt/parceiros/tornar-me-parceiro/