Sage XRT Treasury na TAP
A TAP é um símbolo nacional e um dos utilizadores de software Sage mais emblemáticos. A solução XRT Treasury permitiu-lhe uniformizar a informação financeira e disponibilizá-la em tempo real.
A TAP foi criada a 14 de março de 1945, na altura designava-se “Secção de Transportes Aéreos”, sob a alçada do Secretariado Nacional da Aeronáutica Civil. Em apenas 10 anos, alcançou 64 mil passageiros, mil trabalhadores e 14 mil quilómetros de rede. Hoje, a transportadora aérea nacional voa para 82 destinos e está presente em 35 países. A nível da gestão financeira a companhia lida com 13 bancos nacionais e 51 internacionais, algo que obriga necessariamente à uniformização da informação e ao acesso em tempo real.
Foi neste contexto que surgiu o software Sage XRT Treasury. A empresa considerou ser necessário harmonizar a comunicação entre as unidades de negócio, uniformar as suas práticas de reconciliação bancária e centralizar a informação. Era igualmente fundamental dar à gestão de tesouraria as ferramentas mais avançadas de apoio à gestão. Através das soluções Sage, a companhia conseguiu otimizar e tornar mais eficientes as suas operações de tesouraria, integrando a informação, que antes estava dispersa por vários módulos, numa base de dados única. “A TAP utilizava uma ferramenta que já estava ultrapassada, que não abrangia todas as áreas de negócio e não tinha a abrangência funcional necessária para que a tesouraria fosse mais otimizada e eficiente”, recorda Hugo Oliveira, da Sage.
A solução certa para a gestão de tesouraria
“Passámos a ter uma base de dados única, universal, onde a TAP consegue integrar a informação entre os diversos módulos que são disponibilizados pela solução Sage XRT e, através dela, gerir a tesouraria do grupo da melhor maneira possível. Paralelamente, temos um conjunto de outras atividades, como seja, a reconciliação bancária, os instrumentos financeiros ou as contabilizações automáticas da empresa que, também, dada à sua complexidade, exigiam ser monitorizadas e acedidas, de uma forma célebre e clara”, acrescenta Catarina Lopes, diretora de Tesouraria do Grupo TAP.
A uniformização da informação financeira permitiu ao Grupo TAP ganhos notórios. A Sage XRT Treasury veio dar as condições necessárias para a transportadora aérea continuar a crescer, mantendo um controlo rigoroso, em tempo real, de toda a informação financeira.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre este caso de sucesso Sage.
- Video: https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=BR6QFnN3tz0
- Case study: http://www.sage.pt/casos-de-sucesso/tabs/medias-e-grandes-empresas/sage-xrt-treasury-tap