Lisboa: Jazz em Agosto 2018

O maior evento do jazz em Portugal e um dos mais importantes do mundo, que decorre de 27 de Julho a 5 de Agosto na Fundação Gulbenkian, centra a programação deste ano no saxofonista nova-iorquino John Zorn

Pela primeira vez na sua história, toda a programação do Jazz em Agosto, o prestigiado festival organizado pela Fundação Gulbenkian, organiza-se em torno de um só músico: o compositor e saxofonista John Zorn, um nome marcante da vanguarda artística nova-iorquina. O programa da 35ª edição, que se intitula John Zorn Special Edition, contou com a colaboração do artista. O igualmente mentor da editora Tzadik, que agrupa uma vasta constelação de músicos de jazz e rock, trará a Lisboa alguns daqueles com os quais tem maior cumplicidade caso de Milford Graves, Marc Ribot, Mary Halvorson, Dave Douglas, Kris Davis, Craig Taborn, Ikue Mori, Trevor Dunn, Barbara Hannigan.

 

Destaques da programação

Um dos momentos altos do festival será certamente o concerto de abertura, no qual John Zorn forma um trio inédito com o baterista Milford Graves e Thurston Moore, ex-guitarrista dos Sonic Youth, uma banda de culto para os fãs do rock. Outro momento a não perder é o da sua atuação como organista num insólito dueto com o laptop de Ikue Mori, a famosa baterista, compositora e designer gráfica japonesa. Destaque ainda para o concerto da soprano Barbara Hannigan com do pianista Stephen Gosling que interpretam uma peça composta por John Zorn. Ou a reunião do lendário quarteto Masada com Dave Douglas.

O festival vai ter, pela primeira vez, concertos duplos, de modo a diversificar a oferta em palco e contará com a presença de duas bandas portuguesas – The Rite of Trio e The Slow is Possible que, segundo a organização do festival, melhor incorporam o espírito criativo e inovador de John Zorn. O Jazz em Agosto deste ano inclui igualmente um ciclo de cinema ao qual John Zorn está ligado de uma forma direta (um deles é um documentário sobre a sua obra) sendo ainda de realçar que toda a imagem gráfica do festival coube à designer chinesa Heung-Heung Chin, responsável pelo forte impacto visual dos álbuns da editora Tzadik.

 

Jazz em Agosto 2018

“John Zorn Special Edition”
Datas: 27 de julho a 5 de agosto
Local: Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)
Palcos: Anfiteatro ao ar livre; Grande Auditório e Auditório 2 (Edifício sede) e Sala Polivalente
Mais informação aqui.