Sage XRT na UNICER

A Unicer, hoje chamada SuperBock Group, é a maior empresa do sector das bebidas em Portugal, caso das cervejas, refrigerantes e águas engarrafadas, com 1500 colaboradores. A empresa implementou o XRT, uma solução de gestão de tesouraria que lhe permitiu ter uma visão de 360º das suas finanças.

Em 2010, o sistema de gestão de tesouraria da UNICER estava obsoleto. Tinha sido implementado em 2005, mas já não conseguia responder às novas realidades e exigências da gestão financeira. “Precisávamos de um novo sistema de gestão de tesouraria. Um sistema que nos permitisse monitorizar informação, dados e transações de forma agregada. Só assim podíamos ter uma visibilidade ampla e global sobre todas as operações da empresa.”, diz José Manuel Pinto, Diretor Financeiro da UNICER.

O fator decisivo para a escolha do Sage XRT foi o compromisso de manter a solução atualizada de acordo com a evolução do mercado – o que não tinha acontecido com a solução que tinham desde 2005. Assim, a informação passou a estar centralizada num único software, numa única aplicação e numa única base de dados, sendo que desta maneira a UNICER consegue tratar informação e retirar informação dos dados trabalhados, de uma forma muito mais simples, organizada e fiável.

Os ganhos que obtivemos relacionam-se com eficiência da própria gestão financeira. Com o Sage XRT conseguimos uma melhor previsibilidade dos custos de financiamento. E também ao nível da qualidade da informação que é prestada dentro da empresa – nomeadamente ao conselho de administração.”, refere Mariana Lopes, Group Treasurer & Insurance Manager da UNICER.

O Sage XRT permitiu a UNICER reestruturar a informação de acordo com o que já tinham planeado, mas que não conseguiam concretizar com a solução anterior. A responsável recorda como começou a parceria. “A Sage é uma empresa internacional com uma carteira de clientes importante. Inclusivamente. Antes de optarmos pela solução XRT, visitámos clientes SAGE que nos deram boas referências. No futuro esperamos que a Sage nos continue a apoiar no desenvolvimento de automatismos e de reporting, tal como aconteceu até agora”, conclui Mariana Lopes, Group Treasurer & Insurance Manager da UNICER.

 

Video

Download pdf do caso de sucesso

www.sage.pt/~/media/markets/pt/casos-de-sucesso/unicer/caso-de-estudo-unicer-sage-xrt.pdf?la=pt-pt