7 regras para gerir a incerteza
A incerteza tira-nos da nossa zona de conforto e isso pode gerar sentimentos de medo, perplexidade e desânimo. Saiba como enfrentá-la.
A única certeza que temos na vida é que o futuro é incerto. As mudanças sempre existiram, mas vivemos num contexto em que elas acontecem cada vez mais rapidamente. Hoje, a incerteza tornou-se uma constante do nosso dia-a-dia.
O que é e como enfrentá-la? A incerteza tem a ver com um sentimento de preocupação relacionado com a falta de segurança, confiança ou certeza sobre algo. Enfrentamos diariamente situações desse tipo, não só no trabalho, como em qualquer outro aspeto da nossa vida. Não podemos prever a incerteza, mas é possível trabalhar com ferramentas que nos permitem estar melhor preparados para ela.
- Liderança positiva
Uma pessoa que está angustiada, ou em pânico, acaba por transmitir essa inquietação ao ambiente que a circunda. Devemos encarar os momentos de incerteza com tranquilidade e confiança, algo que nos ajudará a encontrar as melhores opções para os combater. Além disso, os estados de ânimo positivos são contagiantes e geram um clima favorável ao surgimento de novas ideias.
- Flexibilidade mental
Se é fundamental trabalhar com uma planificação e uma estratégia clara, é igualmente importante estarmos conscientes que devemos ser flexíveis para alterar o rumo e adaptá-lo sempre que necessário.
- Distância e perspetiva
Perante uma situação incerta, o melhor é manter a distância e ser capaz de avaliá-la a partir de uma perspetiva orientada ao futuro. Isso dá-nos a clareza para contextualizar, entender e definir melhor um problema ou identificar uma oportunidade.
- Aprender com o erro
O erro é um elemento chave da incerteza. Aliás, por vezes, é o próprio erro que cria a incerteza. Temos, por isso, que criar na nossa empresa uma cultura que em vez de punir o erro, o integre como uma ferramenta necessária para aprender e melhorar.
- Abertura à novidade
Temos que ser capazes de romper com o pensamento convencional e com normas obsoletas que não são as adequadas para enfrentar as mudanças imprevistas ou inimagináveis há alguns anos atrás. O novo contexto dos negócios requer estruturas mentais diferentes.
- Escuta ativa
Comunicação, trabalho em equipe e colaboração são vertentes essenciais para gerar boas ideias que ajudem a resolver um problema ou a aproveitar uma oportunidade.
- Mudar como filosofia de gestão
Longe de ter medo da mudança, as empresas que sobrevivem no novo ambiente de negócios são aquelas que a integram como filosofia de gestão. No final, a mudança acaba por ser um processo de melhoria contínua.