Clientes / Testemunhos

Granélia: “A pandemia pôs-nos todos a pensar na sustentabilidade”

A Granélia é uma mercearia especializada em produtos amigos do ambiente. Fruto de um sonho antigo das irmãs Sofia e Sandra Rente, a loja utiliza soluções Sage. “Optámos pelo Sage 50cloud, após diversas referências de pessoas que nos aconselharam a solução. Ainda estamos a aprender, mas é de facto um software muito intuitivo e fácil de usar”, afirmam.

A Granélia não é uma empresa como as outras. Nascida em Julho de 2020, em plena pandemia, é fruto de um sonho antigo das irmãs Sofia e Sandra Rente. “Inicialmente, prevíamos abrir a empresa em Março do ano passado, mas depois, com a pandemia, fomos adiando e acabámos por abrir só em Julho”, explica Sandra Rente.

“Mas, mesmo com a pandemia, o projeto faz todo o sentido”, garante. Porquê? Para isso, temos de olhar um pouco mais para o que torna a Granélia numa loja diferente. Trata-se de um estabelecimento de proximidade, localizado na baixa da Maia, que vende produtos alimentares a granel – e aí encontramos a origem do seu nome.

Ali se vendem leguminosas, sementes, farinhas, frutos secos, pão, etc. nas quantidades que os clientes necessitam, sem recorrer a embalagens de plástico e sem obrigar o consumidor a adquirir mais do que aquilo que precisa. Além do facto de serem produtos a granel, a Granélia faz questão de comprar localmente e, sempre que possível, a produtores biológicos.

Mas o que é que isto tem a ver com a pandemia? Sandra Rente não tem dúvidas: “a minha irmã Sofia sempre foi a ambientalista mais ‘militante’ das duas, mas a pandemia fez-nos refletir a todos; hoje há mais tempo para pensar no que andamos a fazer, na cultura do consumo, no ambiente, na sustentabilidade – e, ao obrigar as pessoas a refletir, elas passaram também a olhar para o nosso negócio de forma diferente, o que provavelmente não teria acontecido, pelo menos de forma tão rápida, se esta situação não tivesse surgido”.


Parceiro M. Aguiar implementou solução

E claro que para lançar um negócio inovador, a Granélia não podia ter encontrado melhor Parceiro do que a Sage. Este é o primeiro negócio das irmãs Rente e, como tal, não tinham qualquer experiência anterior em software de gestão. “Optámos pelo Sage 50c”, explica Sandra Rente, que é quem assume mais a vertente front-office da Granélia, “após diversas referências de pessoas nossas conhecidas que já conheciam e usavam a solução e que nos aconselharam. Ainda estamos a aprender, mas é de facto um software muito intuitivo e fácil de usar”.

Além disso, a Granélia está a ser acompanhada pelo Parceiro Sage que lhes apresentou e implementou a solução, a M. Aguiar. “Sempre que temos alguma dúvida, ela é prontamente esclarecida”, reconhece Sandra Rente.

Agora, é continuar a apostar na inovação e, muito importante, ouvir os clientes. “Uma coisa que perdemos com as regras do confinamento, infelizmente, foi a presença física de vários clientes na loja em simultâneo, o que por vezes dava origem a uma troca de opiniões e de experiências muito interessante”, diz Sandra Rente. “Mas, por outro lado, são estes mesmos clientes que todos os dias vão regressando, trazendo outros e que nos vão dando feedback, permitindo-nos continuar a crescer, a melhorar e ir ao encontro das suas expetativas e necessidades.”

 

Saiba mais sobre a Granélia aqui.

Granélia