5 perguntas a Pedro Moreira

Queremos que conheça melhor os colaboradores que tornam possível o sucesso do Sage Partner Program. Nesta entrevista, Pedro Moreira, Account Manager Midmarket da Sage, destaca o êxito das iniciativas associadas à Gestão de Tesouraria com recurso à solução Sage XRT Treasury e, em particular, a adesão dos Parceiros e Clientes ao webinar sobre “Gestão de Tesouraria em tempos de crise”, que registou a presença de cerca de 100 empresas.

 

1. Há quanto tempo trabalha na Sage? Pode descrever-nos a sua função?

Trabalho na Sage há 10 meses. Sendo a minha função Account Manager do Mid-Market. Acompanho os nossos Parceiros no âmbito comercial e de negócio, garantindo o seu desenvolvimento e crescimento. Com a minha presença regular e praticamente diária, garanto uma estreita relação de confiança, proximidade e compromisso com os Parceiros não somente no apoio a novas oportunidades de negócio como nas suas necessidades diárias com os seus e nossos Clientes.

 

2. Que iniciativas são mais valorizadas pelos Parceiros e Clientes?

Os Parceiros valorizam sempre iniciativas que lhes permitam garantir respostas a necessidades e dificuldades dos seus Clientes. Nessa medida todas as iniciativas que conseguimos apresentar, atualmente, por exemplo, no âmbito da Gestão de Tesouraria com recurso à nossa solução Sage XRT Treasury, temos os Parceiros motivados a trabalhar uma solução com histórico de 13 anos na Sage. Esta solução era, até à data, praticamente comercializada e implementada diretamente pela Sage, sendo que um dos nossos objetivos é o de promover o negócio através do canal de Parceiros. Como prova disso, os cerca de 90% de negócios realizados no FY19 através do canal, é algo que queremos fazer o shift, já em FY20, no que diz respeito ao Sage XRT. E, por isso, apresentamos iniciativas que permitam aos nossos Parceiros, de uma forma rápida e sustentada, comercializarem a solução.

 

3. Que novidades comerciais direcionadas às Empresas foram apresentadas recentemente e com que resultados?

Em Maio de 2020 realizámos dois eventos importantes. O webinar sobre “Gestão de Tesouraria em tempos de crise” foi um sucesso! Possibilitou que, desde Clientes Sage a outras empresas, tivessem uma visão mais detalhada sobre a importância de terem uma gestão de tesouraria ajustada, através de testemunhos dos nossos Clientes. Esse conhecimento permite-lhes otimizar o Working Capital e ganhar visibilidade sobre a posição e previsão de tesouraria, financiamentos e investimentos, assim como, obter automatismos nos processos de reconciliação bancária, financeira e contabilização. Após o webinar, apresentamos a todos os nossos Parceiros do Mid-Market uma novidade: a criação de Packs de licenciamento e serviço para implementação do XRT Treasury. Desta forma auxiliamos o canal a sentir-se capaz de comercializar a solução, garantimos também uma maior fidelização de clientes, com recurso a XSell na base instalada, e possibilitamos que as empresas obtenham uma solução mais adequada às suas necessidades de gestão de tesouraria. Os resultados foram fantásticos. Desde a presença de cerca de 100 empresas no webinar, ao interesse dos nossos Parceiros em trabalharem a solução, ou ainda às diversas oportunidades de negócio geradas e aos negócios que já se concretizaram. Não poderíamos ter à data melhores resultados!

 

4. Um estudo recente da Sage refere que 47% das empresas portuguesas perdeu mais de metade do seu volume de negócios desde o início da pandemia. Acredita que a recuperação, uma vez terminado este período de incerteza, será rápida?

Estou razoavelmente otimista para uma recuperação rápida em Portugal. Fomos afetados com a crise anterior, de há 10 anos, que teve consequências muito sérias no país. Acredito que o facto de termos vivido uma crise tão apertada recentemente possibilitou com que atualmente estejamos mais “preparados” para enfrentar a crise atual. O reforço das nossas bases económicas nos últimos anos vai certamente ajudar o país a combater a atual crise e a garantir uma rápida recuperação.

 


Pedro Moreira

  • Cargo: Account Manager Midmarket
  • Local: Porto
  • Experiência profissional: Consultor de implementação de soluções informáticas, Gestor Projeto, Comercial e Diretor Comercial de empresa de soluções informáticas na área farmacêutica, Comercial Sage.
  • Formação: Informática de Gestão
  • Hobbies: Pesca, Futebol, Padel e Viajar
  • Citação/frase inspiradora: “No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.” – Einstein
  • Contacto: [email protected]