Opinião

Tendências de Marketing para 2020

A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) lançou um e-book gratuito onde mais de 25 responsáveis de marketing e CEO’s elegem a sua tendência de marketing para o próximo ano. Isália Barata, directora de marketing da Sage, é uma das especialistas.

Todos os anos, os especialistas lançam as tendências de marketing para o ano seguinte e, todos os anos, os profissionais de marketing lêem-nas atentamente, para validar se estão no caminho certo e avaliar um possível enquadramento das novidades nas suas estratégias de marketing. A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) abordou o mesmo tema sob uma perspetiva diferente, desafiando diversas empresas, na pessoa dos seus Directores de Marketing ou CEO’s, a partilharem “a” tendência que para cada um deles faz, ou vai fazer, a diferença.

O e-book Tendências de Marketing 2020 – A visão de Directores de Marketing e CEO’s está disponível para descarga gratuita aqui.

 

A tendência de marketing escolhida pela Sage

Isabel Barata, directora de marketing da Sage, elegeu o crescimento da curadoria de content marketing como a grande tendência para 2020. “Trabalhar marketing de conteúdos não é nada de novo, mas trabalhar conteúdos como forma de criar procura, sim”, justifica.

Acrescenta que “para os marketeers, se antes o foco era o desenho de campanhas puras de demand generation com o produto ou serviço como tema central, agora o foco é na criação da relação com os decisores com uma curadoría de conteúdos relevante e baseada nas suas expectativas, nos problemas que querem ver solucionados”.

 

 

 

De referir que este projecto contou com o contributo de responsáveis de marketing de várias empresas como: Konica Minolta, SamyRoad, FullSix, Novabase, WeDo Technologies, L’Oréal, Rock in Rio Lisboa, Central de Cervejas, ShiftThinkers e muitas outras.