Opinião

A tecnologia muda o perfil dos empregos, por Ignasi Vidal Díez, Manager Education & Training Indirect Sales da Sage

Todos, repito, todos os postos de trabalho estão a ser afetados pela tecnologia e isso exige novos standards de produtividade, novos modelos de comunicação, novas expectativas no serviço a clientes e novas competências profissionais.

Essa evolução contínua implica que os planos de treino e formação sejam essenciais para o redesenho das carreiras profissionais, de acordo com as novas exigências do mercado. As ações formativas devem fornecer conhecimento, mas também a motivação necessária para que os colaboradores possam prosseguir e aplicar essa evolução contínua.

Na Sage entendemos que a formação deve abranger todas as equipes de trabalho que criam valor para a organização e para o cliente. A resposta a essa abordagem é um novo Programa de Formação e Certificação 360º, que se baseia em três pilares fundamentais:

  • Competências de negócio. Todos os envolvidos no desenvolvimento de negócios são obrigados a entender e aplicar as novas variáveis ​​da digitalização no relacionamento com o cliente. As suas necessidades, abordagem, expectativas, lealdade … estão a mudar radicalmente. Logo, é essencial aplicar novas ferramentas de produtividade comercial e novas mensagens e conceitos para atrair a atenção do cliente.
  • Pensamento estratégico. Por detrás de cada decisão de negócio não pode haver improvisação ou irracionalidade, as falhas deste tipo pagam-se muito caro. O pensamento estratégico tem um valor decisivo na construção dos planos de negócio. Adotar uma mentalidade de longo prazo, aplicar modelos de decisão corretos ou trabalhar com laboratórios de ideias, permite projetar o futuro com mais garantias.
  • Conhecimento técnico. Quando se oferece um software como a solução indicada para a gestão de uma empresa, quanto mais se conhecerem as funcionalidades ou a capacidade de adaptação aos processos de negócios e de exploração de dados, mais capacitados estaremos para construir uma solução de valor para o cliente.

Ao desenvolver um programa de formação ambicioso, os benefícios serão imediatos e poderão ser visíveis em várias dimensões:

  • Na motivação dos participantes que ganharão maior autoconfiança profissional e maior capacidade para construir relacionamentos consistentes com os clientes.
  • Na satisfação dos clientes cujas expectativas iniciais poderão ser superadas a partir do momento em que se relacionam com parceiros melhor preparados.
  • Na rentabilidade do negócio nomeadamente se o plano de formação estiver associado a uma gestão mais eficiente dos processos de criação de valor.
  • Na propensão à mudança dado que poderá gerar-se um círculo virtuoso em que quanto mais se praticam os conceitos aprendidos, melhores resultados se obtém.

Um programa de formação, promovido e devidamente apoiado pela gestão de topo, pode ser um ótimo pretexto para estimular novos comportamentos, habilidades e resultados.

Dizem que informação é poder. Talvez a formação seja a energia que move as empresas num determinado curso de ação. O Programa 360º de Formação e Certificação deve fornecer esse fluxo de energia para o Partner Program da Sage de modo a gerar novas ideias, competências, visões …

Queremos que participe ativamente neste programa e que o divulgue junto de outros Parceiros. Só deste modo o Programa 360º de Formação e Certificação poderá consolidar-se como uma fórmula de sucesso para todos.

 

Ignasi Vidal Díez

Manager Education & Training Indirect Sales de Sage