Zouri: “Acreditamos nos negócios sociais e positivos”

A Zouri é uma marca de calçado, sedeada em Guimarães, feito a partir de resíduos plásticos retirados das praias do litoral português numa produção justa, local e ética. Desde a sua criação que a empresa está a usar o Sage 50cloud. “Através da solução Sage 50cloud, conseguimos gerir de forma transversal o negócio, desde a gestão de clientes aos stocks”, diz a fundadora Adriana Mano. 

Adriana Mano, fundadora da Zouri – From the Ocean, participava em 2016 numa ação de limpeza de uma praia quando lhe surgiu a ideia de aproveitar os resíduos de plástico para criar uma marca de sapatos. Empreendedora social, ativista vegana, especialista em marketing, apaixonada por inovação e sustentabilidade e “criativa do lixo”, Adriana Mano acredita nos “negócios sociais e positivos como uma força para um mundo melhor”. 

Hoje, a Zouri é uma marca de calçado feito a partir de resíduos plásticos retirados das praias do litoral português numa produção justa, local e ética.  “Comecei por fazer desenhos, ainda sem levar o projeto muito a sério, até me candidatar a um prémio da Universidade do Minho, que ganhei”, explica. “No fim desse ano, criei a empresa e lancei a primeira linha de sapatilhas feitas com plástico recolhido das praias, que é incorporado nas solas. A estrutura é composta por materiais orgânicos e naturais (ou biomateriais), como resíduos de maçã e ananás.”

 

Calçado sustentável made in Portugal

A empresa fabrica hoje uma gama completa de calçado sustentável (sapatilhas e sandálias) para homem, senhora e criança – com produção totalmente feita em Portugal, em Guimarães – que, além de oferecer vantagens ao consumidor, estabelece uma clara diferenciação perante o mercado.

“A vantagem é que, ao comprarem Zouris, além do produto propriamente dito, as pessoas sentem que estão a contribuir para um projeto que realmente envolve comunidades inteiras que recolhem toneladas de lixo plástico depositadas nas praias portuguesas”, afirma a fundadora da marca. “Há um motivo muito forte para além do design, do produto, da tendência: somos uma empresa com impacto social. A nosso ver, num futuro muito próximo, todas as empresas (se quiserem subsistir!), terão que incorporar o impacto social no seu modelo de negócio”, acrescenta.

 

As vantagens da solução Sage 50cloud 

A pandemia apanhou a Zouri em plena fase de implementação no mercado, mas a empresa conseguiu vencer este desafio, em parte devido ao facto de ter uma plataforma de comércio eletrónico. “Foi crucial para podermos continuar a estar presentes na vida das pessoas que gostam de contribuir para o crescimento da Zouri”, admite Adriana Mano. “Durante este período, muitas pessoas procuraram projetos que eram mais amigos do ambiente, pois perceberam que se tornou indispensável que o mercado seja mais justo e transparente.”

Desde a sua criação que a empresa está a usar o Sage 50cloud, uma solução que se adequa ao perfil da Zouri, uma vez que é através dela que consegue gerir de forma transversal o negócio, desde a gestão de clientes aos stocks. 

Além disso, esta solução, implementada pelo Parceiro Sage Roninformatis, permitiu à Zouri a otimização de alguns processos, nomeadamente a forma como era feita a gestão de stocks, ao mesmo tempo que oferece maior rapidez e otimização da gestão dos Clientes.

 

Saiba mais sobre a Zouri – From the Ocean aqui