Sage Partner Sessions: Juntos somos mais fortes!

Recordamos algumas das mensagens-chave do Sage Partner Sessions, das quais destacamos a apresentação da estratégia da Sage para o novo ano fiscal assim como a reflexão sobre os Incentivos à Dinamização da Economia. Este foi o primeiro de quatro eventos, em quatro cidades diferentes, que iremos realizar este ano fiscal, sendo que o próximo irá ocorrer em janeiro, no Porto.

Não poderíamos deixar de começar por agradecer a participação de todos vós no grande evento anual exclusivo para Parceiros Sage, que decorreu no passado 18 de novembro, e que este ano, devido às circunstâncias, foi realizado em formato híbrido, respeitando assim as normas da DGS. Obrigado a todos pela vossa participação! 

Ainda que não tenha sido possível juntar todos os Parceiro num único local, conseguimos reunir cerca de 500 participantes que assistiram (em casa via live streaming ou presencialmente) ao Sage Partner Sessions, onde partilhámos os excelentes resultados do FY21 e apresentámos a estratégia para o FY22.  Este evento, moderado pelo jornalista João Moleira, foi uma oportunidade única de reforçar a nossa relação e de traçarmos consigo um caminho de crescimento mútuo, assente na resposta às necessidades dos nossos Clientes que sofreram mudanças profundas ao longo do último ano em consequência da Covid-19. 

Recordamos de seguida algumas das mensagens-chave do Sage Partner Sessions, das quais destacamos a reflexão conjunta sobre as oportunidades de negócio e os desafios associadas aos Incentivos à Dinamização da Economia, assim como a apresentação da nossa estratégia para o ano fiscal de 2022. 

 

Incentivos à Dinamização da Economia

Os Clientes Sage, Victor Urtiaga, gerente da Saltalqual e de Filipe Borgas, director-geral da Campgest, partilharam connosco as histórias de transformação dos seus negócios durante a fase pandémica e provaram que são as pessoas que fazem a diferença na gestão empresarial. Na mesma sessão, Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting partilhou connosco sugestões de como traçar o caminho para a reativação dos negócios, designadamente através dos programas de apoio no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).

 

Balanço FY21 e perspetivas FY22

Apesar dos tempos mais adversos, os resultados da Sage no FY21 ficaram acima dos objetivos, quer a nível global, quer na Sage Portugal, fruto da importância e do esforço de todos e de cada um dos Parceiros, que representam 80% do nosso negócio. Foi um ano em que conseguimos conquistar cerca de mais 6 000 novos Clientes, ao mesmo tempo que continuamos a fidelizar a base de Clientes existentes, atingindo a fasquia de 61 mil Clientes na Sage em Portugal. De registar ainda que a Sage Portugal registou o NPS mais alto da Sage em todo o mundo. Estamos todos de parabéns pelo extraordinário resultado!

Para o FY22 estamos conscientes da responsabilidade de estar num setor essencial para o desenvolvimento da economia portuguesa, por isso, a nossa estratégia passa por continuar a apoiar novas empresas a dinamizarem os seus negócios, assim como continuar a estar ao lado dos Clientes, tal como sucedeu durante a pandemia.

Ao mesmo tempo, vamos continuar a percorrer, com determinação, a nossa jornada de transição para nos tornarmos numa grande SaaS Company e que os nossos Parceiros nos acompanhem nessa evolução, no sentido de acelerar a digitalização dos seus negócios e dos negócios dos nossos Clientes.  

 

Estratégia Small & Medium Business & Accountants

The Partner SaaS Journey, ou seja, o caminho de transformação dos nossos Parceiros para que sejam bem-sucedidos no mercado de SaaS, foi um dos principais temas abordados nas breakout sessions de Small & Medium Business & Accountants. 

Com a ajuda da consultora IDC, identificamos as quatro características de um SaaS Partner de sucesso:

  • Ser Digital – hoje mais do que nunca é fundamental estar online, estar visível num mercado digital e gerar oportunidades de negócio através da presença digital;
  • Ser Especialista – num mercado cada vez mais global, é fundamental distinguirmo-nos e posicionarmo-nos de acordo com a nossa especialidadeseja na tecnologia, no setor de atividade, ou no know-how específico. Acima de tudo é importante sermos diferenciadores;
  • Ser Colaborativo – esta é de facto uma das grandes forças do ecossistema de Parceiros, a sua dimensão e know-how, sinergias que podem ser estabelecidas, quer entre o ecossistema interno, quer com entidades externas que aumentem o valor da nossa oferta;
  • Ser Conquistador – Talvez a força mais importante, que passa por ter, ou desenvolver, um perfil orientado à angariação de novos negócios – o chamado Hunter.

Destacar ainda que os grandes projetos que estamos a trabalhar consigo neste ano fiscal assentam no apoio ao desenvolvimento e execução das caraterísticas identificadas acima: Sage Digital Partners, Sage Partners Finder, Programa Tech Partners Sage, Sage University, Certificação de Consultores Sage, Sage Accountants Club, Plano ajuda a Clientes Sage, Customer Life Cycle, Subscrição e Migrações e Racionalização de portfolio de soluções Sage.

Por seu turno, o plano de execução FY22 assenta em 3 grandes linhas:

  • Angariação de novos Clientes – apesar de uma recuperação económica ainda frágil, mais do que nunca as empresas procuram digitalizar e simplificar os seus negócios, e mensalmente continuam a surgir cerca de 3500 novas empresas. A transformação dos nossos Parceiros para uma atitude mais pró-ativa e de conquista no digital, em colaboração com o nosso ecossistema de contabilistas e o seu potencial de referenciação será determinante na angariação de novos Clientes.
  • Desafiar a nossa base de Clientes a acelerar a sua digitalização – através da migração para novas soluções do portfolio Sage e cross sell com soluções que acrescentem valor ao seu negócio, no sentido de uma maior especialização e competitividade no mercado em que atuam.
  • Fidelização da base de Clientes – no sentido de manter o excelente nível de satisfação dos nossos Clientes e a taxa de renovação, com equipas especializadas.


Estratégia Mid-Market 

No segmento Mid-Market uma palavra de Parabéns também aos nossos Parceiros. O ano fiscal 2021 foi um ano de enorme crescimento, assente na enorme dedicação e especialização do nosso canal de Parceiros, que representa quase 100% do negócio neste segmento.

Destaco a nossa aposta na especialização e identificação de verticais e setores que não foram tão afetados pela pandemia, aliás, setores até que necessitaram de maior apoio na gestão e digitalização dos negócios, como o setor alimentar e o setor da distribuição.

Destacar também os Clientes que migraram de outras soluções Sage para a solução Sage X3, através do projeto Customer Journey, o que é determinante para mantermos os Clientes em crescimento e com outras necessidades de negócio dentro da base de Clientes Sage.

A transição do modelo de negócio para o modelo de subscrição já está em curso no Mid-Market, à semelhança das outras unidades de negócio que já seguem este modelo de negócio, assim como a Sage a nível global.

 

As prioridades para FY22 são as seguintes:

  • Continuar a trabalhar na abordagem vertical ao mercado, que foi determinante para o sucesso este ano – com foco em mercados onde temos referências fortes, com potencial e em crescimento.
  • Reforçar o nosso ecossistema de Parceiros – não só com aquisição de novos Parceiros, mas também com a ativação e enablement de outros Parceiros.
  • Aumentar o número de consultores certificados no mercado português – criando soluções para certificar mais consultores e assim poder ajudar os nossos Parceiros a sustentar este crescimento dos seus negócios.

 

Nas breakout sessions tivemos oportunidade de partilhar ao detalhe alguns dos projetos estratégicos para os diferentes segmentos de negócio, cujos vídeos pode ver ou rever aqui.

 

Este foi o primeiro de 4 eventos que vamos organizar durante o ano fiscal 2022, em 4 cidades diferentes, sendo que o segundo evento decorre já em  janeiro, no Porto, onde voltaremos a contar consigo!

 

Ana Teresa Ribeiro
Channel & Accountants Director 

Hugo Ferraz Oliveira
Sales Director Mid-Market