Grupo Valco: “Queremos ser uma referência na indústria 4.0 com o Sage X3”

O Grupo Valco é uma empresa familiar, fundada em 1958, com sede em Leiria, que escolheu a solução Sage X3, para o desenvolvimento dos seus processos de chão de fábrica e para reforçar a sua transformação digital na indústria 4.0. “Procuramos ter uma solução única e integrada numa única linguagem transversal a todas as empresas”, justifica Hugo Oliveira, CIO do Grupo Valco.

 

 

O Grupo Valco é uma empresa do setor das madeiras que faz a integração desde a área florestal ao abate, ao transporte e à transformação e até ao produto final. A empresa tem cerca de 70 mil metros quadrados, emprega 150 pessoas e tem um volume de negócios de aproximadamente 20 milhões de euros. 

A empresa tem vindo a apostar na realização de investimentos à escala global, de modo a reforçar-se como uma referência na Indústria 4.0. O Grupo Valco confiou na widepartner para o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, como o software Sage X3, que lhes permitiu obter perceções fiáveis sobre custo e desempenho das etapas do seu negócio, ajustadas às preferências e ao fluxo de trabalho da empresa, numa plataforma cloud, segura e com acesso móvel aos dados.


O desafio

Em 2008, todas as empresas que faziam parte da Valco foram integradas num único grupo, o Grupo Valco. O desafio de ter os sistemas informáticos diferentes em cada uma das organizações, levou a que o Grupo Valco procurasse uma solução unificada que cumprisse com as restrições internacionais, simplificando a conformidade com as várias moedas, regiões, linguagens e regulamentos. “Era insuportável manter esta estrutura. Isto, obviamente fez com que procurássemos ter uma solução única e integrada numa única linguagem transversal a todas as empresas do Grupo. O Sage X3 vem-nos trazer isto”, justifica Hugo Oliveira, CIO do Grupo Valco.

 

Razões para a seleção do Sage X3

Com o Sage X3, o Grupo Valco conseguiu ter informação atualizada em tempo real, fazer um melhor acompanhamento dos desafios de mercado e prever dados necessários para a tomada de decisões mais céleres. “O Sage X3 permite-nos não só olhar para aquilo que são as dificuldades atuais do mercado, mas permite também, pelas suas ferramentas, ser uma plataforma móvel, uma plataforma web, uma plataforma que nos permite integrar com outras ferramentas, portanto, estamos prontos para olhar para o futuro com confiança”, acrescenta.

As principais razões para a escolha da solução Sage X3 foram as seguintes:

  • Pela captação de dados fidedignos e acesso em tempo real (identificação da máquina, tempos, materiais usados/consumos, funcionário, etc.;);
  • Pela tecnologia envolvida na solução Sage X3, como sendo uma plataforma web 100% online;
  • Pela capacidade do ERP integrar com soluções verticais especializadas no seu setor como o Chão de Fábrica;
  • Pela centralização de dados e linguagem transversal de várias geografias.

 

O Parceiro

A escolha da widepartner como Parceiro Sage, baseou-se na sua vasta experiência no setor da indústria, além da sua ampla e especializada capacidade na integração da solução Sage X3 adaptada aos desafios dos negócios dos seus clientes. “Trouxemos a experiência do próprio parceiro na área industrial naquilo que é o nosso sector e para aquilo que é a nossa realidade. A widepartner tem uma capacidade extraordinária de chegar a todo o lado no Sage X3”, refere Hugo Oliveira.

 

Saiba mais sobre o grupo Valco.

Leia também a apresentação do caso de sucesso SageX3/Grupo Valco no IDC Directions