“Os fundos europeus são a grande oportunidade para a digitalização das PME”

A União Europeia financiará programas de ajuda, no valor de mais de 3.000 milhões de euros, até 2025, para fornecer ferramentas digitais adaptadas às necessidades dos negócios. É hora das PME aproveitarem estes apoios na sua transição para a cloud.

Para aqueles que não estão familiarizados com o excitante, mas complicado, mundo das ajudas europeias, gostaria de os contextualizar… Em 21 de junho de 2020, o Conselho Europeu deu luz verde à configuração do programa denominado “NextGenerationEU”, que é o maior instrumento de estímulo económico que a União Europeia alguma vez financiou na sua história. Esta foi a maneira que encontrou para responder à crise sem precedentes causada pela pandemia do coronavírus. 

O NextGenerationEU tem como principal missão dar às empresas uma resposta coordenada para reparar, em parte, os danos causados ​​pela pandemia e aproveitar esses fundos para que elas se preparem para o pós-COVID: criando uma Europa mais ecológica, mais resistente às mudanças e, sobretudo, mais digital.

Como teoria, parece ótimo! Agora … como podem as PME tirar partido desta ajuda pública para relançar os seus negócios depois do COVID? A resposta não é simples, porque as estruturas públicas que coordenam a implementação das ajudas comunitárias também não o são. Mas as nossas PME não devem recuar na sua tentativa de angariar fundos para esta oportunidade única na história europeia.

É hora de aproveitar tais programas para transformar digitalmente as PME. Sabemos que a União Europeia financiará ajudas no valor de mais de 3.000 milhões de euros, entre 2021-2025, para fornecer ferramentas digitais adaptadas às necessidades dos negócios. E como é que podemos aproveitar esta oportunidade? Uma das prioridades deverá consistir em transformar o marketing tradicional, no marketing do século 21 … o Marketing Digital. Isso inclui desenvolvimento web e aplicativos, hosting, posicionamento e canais de marketing digital, análises de satisfação de clientes e soluções de gestão (CRM) … Mas as campanhas de marketing digital são de pouca utilidade se não tivermos o negócio preparado para vender online … e para isso, tais apoios permitem transformar o negócio tradicional num de comércio eletrónico (incluindo a criação de lojas online, pagamentos eletrónicos, software de gestão de ponto de venda, etc.).

E a próxima questão … que papel é que a Sage vai desempenhar para ajudar ao desenvolvimento digital das PME? Bem, a Sage continuará a acompanhar as PME com o que ela faz de melhor: ajudando-as a transformar digitalmente os seus negócios e fornecendo-lhes as ferramentas digitais e a inovação tecnológica que lhes permitirão entrar no “comboio de alta velocidade” da cloud.

A Sage colocará à disposição das PME todas as ferramentas de gestão necessárias para o desenvolvimento dos processos digitais dos seus negócios. Isso inclui desde a utilização de sistemas de ERP, aplicações para automatização de processos de negócio (contabilidade, gestão de stocks, logística, etc.), faturação eletrónica, integração com a administração tributária e assinatura digital, soluções de mobilidade, controle de tempo e teletrabalho, ambiente de colaboração …, e tudo isso será feito na cloud, com garantias de segurança e fiabilidade.

A Sage, que trabalha com milhares de PME em todo o mundo, quer continuar a exercer uma liderança positiva no mercado, proporcionando aos Clientes que pretendem embarcar no comboio da alta velocidade da digitalização e da cloud, o crescimento exponencial dos seus negócios na era pós-COVID.

 

Daniel Quílez
Marketing Intelligence & Product Office Manager Sage Spain & Portugal