Novarroz: “O Sage X3 significou uma melhoria significativa na automatização dos processos de negócio”

A Novarroz foi fundada em 1979. Contudo, a história desta empresa familiar portuguesa remonta aos anos 60, num pequeno moinho de água instalado à beira rio, ainda fazendo uso de um processo de produção tradicional e rudimentar, que consistia no aproveitamento da força da água para promover o movimento de rotação das mós.

Algumas décadas depois e uma estratégia assente no crescimento e na melhoria constante fazem hoje da Novarroz um dos principais produtores de arroz da Europa, quer em termos de volumes de produção, com uma capacidade de 20 toneladas por hora, 480 toneladas por dia, quer a nível da qualidade do processo de fabrico, utilizando a mais avançada tecnologia do mercado.

Para além da produção, a Novarroz tem uma capacidade de armazenamento de 60.000 toneladas de arroz em casca e 800 toneladas de arroz branqueado.

 

A escolha do ERP Sage X3 – A automatização dos processos

Em 2010, uma alteração na estrutura empresarial da Novarroz leva a empresa a procurar no mercado um novo ERP para responder às seguintes necessidades: automatizar processos de negócio com clientes, parceiros e fornecedores, respondendo, simultaneamente ao elevado grau que o setor da indústria alimentar exige, designadamente a necessidade de cumprimento de normas rigorosas de qualidade e segurança alimentar.

“Os resultados da implementação vieram ao encontro das nossas necessidades. Referimo-nos a áreas muito sensíveis, tais como: a aquisição de matérias-primas, controlo de produção, gestão de stocks, gestão contratual de vendas e descontos a clientes, bem como todo o processo de exportação.” António Costa, Administrador da Novarroz

Após várias consultas a diversos fornecedores de software, a Novarroz escolheu o Sage X3 devido ao facto de ser uma ferramenta flexível e de fácil utilização, que proporcionou a total integração da informação, a melhoria da eficiência e o controlo total dos custos, levando a ganhos de eficiência em todo o processo operacional da empresa.

Na área de gestão de produção da empresa, o Sage X3 possibilitou a melhoria do processo de recolha de informação e integração do sistema, através dos terminais de recolha de dados ligados diretamente ao Sage X3. A rastreabilidade no setor da Indústria Alimentar é um fator crítico, pelo que a recolha de informação dos lotes que são fabricados e expedidos tornou possível melhorar a rastreabilidade do produto e, por sua vez, o controlo de stocks.

O Sage X3 trouxe ainda à Novarroz alguns avanços nas áreas financeira e analítica, através da obtenção de análises financeiras e de rentabilidades segmentadas por mercado e linha de produto.

 

Cloud – fazer negócios a partir de qualquer lugar!

Com a implementação do Sage X3 na Novarroz, as equipas de vendas tornaram-se mais eficientes, traduzindo-se em ganhos significativos. Agora, é possível às equipas de vendas consultar a lista de clientes atualizada, facilitando a deteção de oportunidades de vendas adicionais, tornando-se mais sistemática em cross-selling e em up-selling para fazer aumentar o tamanho médio das encomendas e adicionar mais funcionários de vendas e/ou melhorar os resultados por cada representante de vendas.

Reduzindo as situações de rutura de stocks, é possível evitar a perda de encomendas e itens com excesso de stock (e libertar dinheiro). Além disso, o website de gestão personalizada do cliente permite encomendar itens, pagar faturas e ver declarações e, desta forma, os representantes de vendas conhecem o histórico de cada cliente e assim estão dotados da informação necessária para aumentar a eficiência das reuniões com os clientes.

Em modo de conclusão, o facto de toda a informação estar acessível por todos e a partir de qualquer lugar reduziu os erros de comunicação, facilitou a tomada de decisões e possibilitou a toda a organização o fornecimento de informações atempadas, facilitando a tomada de decisões críticas por parte dos colaboradores.

 

Sage X3 – Um ERP especializado para a Indústria Alimentar e de Bebidas

Como mencionámos acima, a Novarroz atua num mercado muito sensível, como é o da indústria alimentar. Além das especificidades deste setor de atividade, há uma grande exigência ao nível da otimização de toda a operação e, por isso, há recursos que um ERP como o Sage X3 oferece e são imprescindíveis:

  • Operações: implementação de boas práticas de fabrico, evitando problemas de contaminação cruzada, com controlode rastreabilidade em tempo real eidentificação de alergénios.
  • Cadeia de fornecimento: capacidade de rastrear o processo desde a origem até ao cliente final.
  • Armazenamento e inventário: implementação de políticas de gestão de stock, com gestão de potência de receita/fórmula, que minimizem o desperdício de bens perecíveis, suportadas em inspeções periódicas de qualidade, notificações e alertas de prazos de expiração.
  • Finanças e contabilidade: acompanhamento em tempo real dos resultados económico-financeiros das suas operações, identificando fontes de ineficiência e desperdício, desvios inesperados e antecipando eventos que possam afetar os fluxos de tesouraria da empresa.
  • Vendas e Marketing: obtenção de previsões de vendas que lhe permitem planear adequadamente a alocação dos seus recursos e simular cenários orçamentais.
  • Serviço ao cliente: gestão mais eficiente das interações com os seus clientes, seja para um tratamento eficaz de reclamações, seja para potenciar a deteção de novas oportunidades de venda.

Saiba mais sobre a Novarros aqui

 

Andreia Cabo
NCA Campaign Manager

 

Artigo publicado originalmente em Blog Sage Advice