ETCP: “O Sage X3 permitiu otimizar processos e dar mais visibilidade ao negócio”

A ETCP, fundada em 2015, dedica-se à comercialização de materiais de infraestruturas de telecomunicações e faz parte do grupo francês Euro Techno Com. “A implementação da solução Sage X3 permitiu automatizar processos e efetuar análises dos Kpi´s de negócio em tempo real”, diz Nuno Pinheiro, diretor de Logística e Operações da EuroTechnoCom.

 

A ETCP (European Technologies Communications Portugal), pertence ao grupo francês Euro Techno Com (ETC) que opera no mercado global de telecomunicações há cerca de 30 anos.  Ao longo do tempo o grupo foi-se expandindo para outras geografias e hoje está presente nos Estados Unidos, Inglaterra, Israel e Portugal, no qual iniciou atividade em 2015. “No nosso país, a ETCP tem como core business a comercialização de materiais de infraestruturas de telecomunicações. Oferecemos desde serviços logísticos tradicionais como o armazenamento, serviços de inbound e outbound e logística inversa, mas também serviços mais especializados tais como o reacondicionamento de equipamentos, testes funcionais e reparações”, afirma Nuno Pinheiro, director de Logística e Operações da EuroTechnoCom.

 

Automatizar processos e analisar KPI´s em tempo real

A ETCP tem crescido muito ao longo dos anos e a Sage tem vindo a acompanhar esse crescimento, adaptando-se às exigências do Cliente e contribuindo com as soluções que permitem o negócio crescer. “Na altura tínhamos uma serie de aplicações dispersas e bases de dados e conseguimos integrar tudo nas soluções Sage. Isso permitiu-nos, em primeiro lugar, otimizar processos e torná-los mais eficientes e, em segundo lugar, dar mais visibilidade a todo o nosso negócio”, afirma Nuno Pinheiro.

A solução implementada em Portugal foi o Sage X3 que também já era utilizada no grupo Euro Techno Com. “em 2019 quando iniciamos a operação logística implementamos também as funcionalidades de WNS, o que nos permitiu centralizar todas as bases de dados e aplicações. A solução Sage X3 permitiu-nos automatizar processos, ter mais visibilidade sobre o stock que temos na operação e efetuar análises dos Kpi´s de negócio em real time, facilitando assim a tomada de decisões”, esclarece.

 

Sistema de track&trace entre o transportador e a Sage X3

Um dos projetos que está em desenvolvimento neste momento é a implementação de interfaces de integração entre sistemas de modo a reduzir os processos manuais. “Estamos também a avaliar um sistema de track&trace para integrar entre o transportador e a Sage X3, de modo a conseguir ter toda a informação em real time”, afirma Ana Serra, Project manager Euro Techno Com. O processo de implementação da solução Sage X3 na ETCP teve o apoio do Parceiro F5IT. “Foi uma empresa que nos surgiu por recomendação e que já era um parceiro de referência em Portugal para a implementação das soluções Sage”, esclarece.

 

Sage-Testemunho-ETCP

 

F5IT: Parceiro Sage de referência em Portugal

De referir que a F5IT, fundada em 2016, é um Parceiro Sage especialista em análise, desenvolvimento, parametrização e implementação de soluções de gestão empresarial. João Marçal, Business Partner F5IT, considera que existem boas perspetivas para o futuro desta parceria “não só pela participação em outras geografias onde o grupo vai estando presente, bem como na implementação de novas funcionalidades e aplicações que desenvolvemos dentro do próprio grupo e que depois acabam por ser transversais em todas as geografias”, justifica. 

 

Saiba mais sobre a ETCP aqui