10 livros recomendados por Jeff Bezos

A história de sucesso do homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, o fundador da Amazon, começou com uma livraria online. Ele recomenda a leitura de dez livros que foram a fonte de inspiração para a sua jornada de êxito como empreendedor.

Jeff Bezos tem uma paixão conhecida pelos livros. Afinal a sua épica história de sucesso como empreendedor e visionário da tecnologia começou com uma simples livraria online que, mais tarde, se tornaria a gigante do comércio eletrónico Amazon. Na sua biografia The Everything Store, o autor Brad Stone descreve os livros que moldaram o estilo de liderança e a forma de pensar de Bezos, uma seleção que os próprios funcionários da Amazon referem como “a lista de leitura de Jeff”. Tais obras abarcam estilos variados desde autobiografias, a livros de gestão e tecnologia e até aos romances.

 

Built to Last : Successful Habits of Visionary Companies
Autores: James Collins e Jerry Porras
.

Publicado nos anos 90 por dois consagrados professores da Universidade de Stanford, a obra analisa o sucesso de empresas centenárias tais como a Walt Disney, Boeing e Walmart, analisando os fatores distintivos que as tornaram bem-sucedidas ao longo do tempo. Bezos considera-o “o melhor livro de negócios jamais escrito”.

O Relojoeiro Cego
Autor: Richard Dawkins

Lançado em 1986, é considerado um marco da biologia moderna. Empenhado em conquistar novos adeptos para a teoria do evolucionismo e para o pensamento científico, Richard Dawkins faz a defesa vigorosa da visão darwinista, explicando como funciona o princípio da seleção natural e procurando responder a uma pergunta fundamental: porque existimos?

O Cisne Negro
Autor: Nassim Taleb
.

A teoria do “cisne negro” refere-se a todos os eventos que são impossíveis de prever e que produzem um enorme impacto social e económico (como uma grande guerra mundial ou uma pandemia). O autor indica alguns preceitos admiravelmente simples para lidar com o surgimento dos acontecimentos altamente improváveis.

Duna
Autor: Frank Herbert

Publicado em 1965, é considerado uma obra-prima da ficção científica e um livro de culto da literatura e da cultura pop. Juntando aventura, fantasia, religião, política, tecnologia e ecologia, Duna é uma das sagas mais bem-sucedidas da história que inspirou outros clássicos, como Star Wars, Blade Runner e Alien. Este ano a obra conheceu uma nova adaptação para o cinema, realizada por Denis Villeneuve.

O Dilema da inovação
Autor: Clayton M. Christensen

Publicado em 1997, a obra deste conceituado professor de Harvard, explica porque as grandes empresas falham, mesmo quando fazem tudo bem. O autor descreve os casos de empresas que perderam a liderança de mercado quando se confrontaram com inovações incrementais ou radicais e ensina a evitar um destino semelhante.

Rework
Autores: Jason Fried e David Heinemeier Hansson

As reuniões são uma praga. Os planos de negócio não servem para nada. E as estratégias a longo prazo muito menos, porque ninguém conhece o dia de amanhã. Estas são algumas das controversas regras de vida de Jason Freid e David Hansson. Os autores confessam que nunca se reúnem, até porque não têm um escritório. E defendem que se deve trabalhar entre 10 a 40 horas por semana.

Lean Thinking
Autores: James Womack e Daniel Jones.

Conhecido pelos seus hábitos espartanos, não surpreende que este livro esteja entre os favoritos de Jeff Bezos. Trata-se de um guia prático para criar empresas mais eficientes, desprovidas de gastos que não acrescentam valor para o consumidor.

Os Despojos do Dia
Autor: Kazuo Ishiguro

No Verão de 1956, Stevens, um mordomo de idade avançada que trabalhou toda a vida na majestosa Darlington Hall, embarca numas férias que o levam a conhecer o countryside britânico e a revisitar o seu passado. Esta é a obra mais conhecida de Kazuo Ishiguro, Nobel da Literatura em 2017 e que foi adaptada para o cinema em 1993, com Anthony Hopkins e Emma Thompson nos principais papéis.

Sam Walton: Made in America
Autor: Sam Walton

A biografia de um dos maiores heróis empresariais do século XX nos Estados Unidos. Um homem modesto, genuíno e com um otimismo e determinação contagiante que conseguiu transformar uma modesta loja de conveniência na pequena cidade de Bentonville (Arkansas) naquela que hoje é a maior retalhista do mundo: a Wal-Mart.

The Effective Executive
Autor: Peter Drucker

O livro mais conhecido daquele que é considerado o “pai” da Gestão procura ensinar os gestores “a fazerem as coisas certas”, através de cinco regras essenciais: gerir bem o tempo; selecionar as tarefas que acrescentam valor para a organização; saber como e quando mobilizar o nosso esforço para que obtenha um melhor resultado; definir as prioridades corretas; juntar todas as anteriores e tomar as decisões certas.


Fontes:
Broosksy; Inc; Must; Fs; Medium