Sage Foundation: derrubar as barreiras da desigualdade

A Sage Foundation lançou uma nova estratégia de sustentabilidade na qual se compromete a apoiar mais de 1,2 milhões de pessoas que pertencem a grupos desfavorecidos em todo o mundo e a tornar-se uma empresa Net Zero até 2040.

A Sage, através da Sage Foundation, lançou a nova estratégia ambiciosa de sustentabilidade, intitulada Knocking Down Barriers, que visa combater a desigualdade social e económica e apoiar uma nova geração de negócios diversificados e sustentáveis. A Sage também quer ajudar ao combate à crise climática, prometendo ser uma empresa Net Zero até 2040 e definindo a meta transitória de redução das suas emissões de carbono em 50% até 2030.

Esta estratégia foi baseada no estudo Knocking Down Barriers, no qual foram entrevistados mais de 10 mil líderes de PME em vários países do mundo, e no qual se constatou que a maioria das PME está fortemente comprometida em iniciativas de ação para melhorar o impacto ambiental e social. Segundo o estudo, mais de 80% das PME consideram que a retoma económica deve ser usada como uma oportunidade para promover a sustentabilidade e defendem que a educação e o reforço das competências são os instrumentos fundamentais para o crescimento económico a longo prazo.

Os três pilares da estratégia Knocking Down Barriers

Para atingir tais objetivos, a Sage Foundation definiu três pilares estratégicos essenciais que vão nortear a sua ação para os próximos cinco anos:

 

1. Combater a desigualdade económica apoiando grupos desfavorecidos ou sub-representados
Criar e expandir negócios assegura a taxas duradouras de emprego e de satisfação no trabalho, assim como a criação de riqueza. Só que há muitas pessoas que não têm a confiança, as habilidades e o suporte financeiro para aproveitar esta oportunidade. A Sage quer apoiar empresas e start-ups de grupos desfavorecidos ou sub-representados para ajudar a combater a desigualdade económica:

    • Parceria de três anos com a MyKindaFuture e Jobcentre Plus para fornecer conteúdo digital, orientação e suporte formativo para pessoas carentes ou de comunidades sub-representadas para iniciar seus próprios negócios.
    • Parceria de três anos com a The BOSS Network para fornecer suporte e orientação para ajudar as mulheres negras a iniciar e desenvolver novos negócios com sucesso.
    • Parceria de três anos com a plataforma de empréstimos sem fins lucrativos Kiva com o objetivo de melhorar a inclusão financeira em comunidades que têm dificuldade para iniciar ou expandir os seus negócios, apoiando inicialmente 12.000 empreendedores.
    • Parceria com a ACE, sedeada em Atlanta, para fornecer consultoria e empréstimos financeiros para comunidades desfavorecidas e minoritárias.

 

2. Combater a desigualdade digital para a inovação e empreendedorismo
Segundo um estudo do Fórum Económico Mundial, 70% do novo valor criado na economia global na próxima década será baseado em modelos de negócios digitais. A Sage deseja que todos beneficiem das oportunidades criadas por essa rápida digitalização e por isso definiu o objetivo de eliminar as barreiras da desigualdade digital e da diversidade no setor da tecnologia, comprometendo-se a:

    • Oferecer a 10.000 crianças carenciadas o acesso à educação em habilidades STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics)
    • Reforçar o investimento no programa Futuremakers para dar aos jovens o acesso à educação e conscientização em Inteligência Artificial através de uma plataforma de aprendizagem online

 

3. Combater a crise climática através de modelos de negócios sustentáveis
Além de apoiar as PME a avaliar a sua estratégia de sustentabilidade, a Sage confirma a sua ambição de chegar ao objetivo Net Zero até 2040, reduzindo o impacto ambiental da sua cadeia de operações e distribuição e reduzindo as suas emissões em 50% até 2030. Entre outras acções, a Sage também está comprometida com as campanhas das Nações Unidas Climate Change Race to Zero e Global Compact Business Ambition for 1.5°C Pathway e a apoiar as recomendações da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD).  Para cumprir tais compromissos, a Sage implementará as seguintes iniciativas:

    • Reduzir as viagens aéreas e estadias em hotéis em todo o Grupo
    • Fazer a transição para energias renováveis em todos os escritórios da Sage, juntando-se à Iniciativa RE100
    • Fazer a transição da sua frota de automóveis para veículos elétricos, juntando-se à Iniciativa EV100
    • Envolver os fornecedores no plano de redução de emissões Net Zero da Sage
    • Investir em projetos certificados para compensar as emissões que não podem ser eliminadas completamente

 

A Sage também anuncia que aproveitará o sucesso da plataforma de consultoria Sage Advice, para criar um novo Sustainability Hub dirigido especificamente às PME. O CEO da Sage, Steve Hare, comentou: “A Sage está ao lado dos milhões de pequenas e médias empresas (PME) que servimos em todo o mundo, enfrentando os grandes desafios do nosso tempo. Queremos derrubar as barreiras que dificultam o acesso a oportunidades, igualdade e sustentabilidade. Por isso, reforçamos os nossos compromissos de impacto ambiental – definindo uma meta ambiciosa de zero carbono líquido em toda a nossa cadeia de valor –  e de impacto social – usando as nossas tecnologias, tempo e experiência para apoiar uma nova geração de negócios diversos e sustentáveis”.

Mais informações sobre a estratégia Knocking Down Barriers aqui